Cefet/RJ lançará 1º doutorado profissional em Filosofia e Ensino do país em 2026

O Ministério da Educação (MEC) autorizou, por meio da Portaria nº 764, de 4 de novembro de 2025, o início das atividades do novo curso de doutorado profissional do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino (PPFEN) do Cefet/RJ. O curso é o primeiro do Brasil na modalidade profissional na área de Filosofia e tem previsão de lançar seu primeiro edital em 2026, com aulas 100% presenciais na Unidade Maracanã.
O coordenador do PPFEN, professor Leonardo Couto, destacou a importância do doutorado no contexto nacional e explicou os próximos passos do programa após a homologação do MEC. “É um curso pioneiro no Brasil, que valoriza muito a filosofia e seu ensino na Educação Básica. A previsão é lançar o edital no começo de 2026, junto com a seleção para o mestrado, para termos uma turma com início já no segundo trimestre”, afirmou.
O novo curso foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 14 de março de 2025. A recomendação da CAPES é uma etapa anterior à autorização de funcionamento do MEC e resulta da Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN), que tem como objetivo assegurar um padrão mínimo de qualidade. O processo considera critérios como a relevância social e acadêmica da formação, além da qualificação do corpo docente e das condições institucionais apresentadas para o desenvolvimento do curso.
Há 10 anos, o Cefet/RJ oferece o curso de mestrado profissional em Filosofia e Ensino, avaliado com conceito quatro pela CAPES. O programa está estruturado em três linhas de pesquisa: “Teoria e Prática do Ensino de Filosofia”, “Questões Políticas, Sociais e Culturais envolvidas no Ensino de Filosofia” e “Percursos Temáticos para o Ensino de Filosofia”.
Para mais informações, acesse a página do PPFEN.

Redes Sociais