Galeria Cubo de Vidro inaugura exposição que relaciona ecologia e arte contemporânea
Peças quebradas, materiais sobressalentes, resíduos sólidos e outros itens de descarte ganham outros significados nas 20 obras da exposição O que ainda habita, nova mostra da Galeria Cubo de Vidro, na Unidade Maracanã. São fotografias, projeções, esculturas e uma obra sonora que interligam ecologia e a produção artística contemporânea. A cerimônia de inauguração da mostra foi realizada nesta quarta-feira (12) e teve a presença do diretor-geral do Cefet/RJ, Mauricio Motta, e de outros gestores da instituição, além de alunos e convidados.

Inauguração da exposição O que ainda habita na Galeria Cubo de Vidro da Unidade Maracanã
As obras expostas foram concebidas pelos artistas Alexandre Pinhel, Ana Fonteles, Claudio Cambra, Gabriel Fampa, Mônica Coster, Naira Santana e Robnei Bonifácio, sob a curadoria de Renata Moura. De acordo com a curadora, a mostra está em sintonia com a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP30), encontro global que acontece em Belém do Pará e reúne líderes mundiais. Segundo ela, a proposta foi reunir artistas que trabalham com materiais descartados ou excedentes do mundo capitalista, criando obras com um olhar poético e contundente sobre o mundo contemporâneo.
“Diante do que já vivemos em termos de emergência climática, é primordial que essa discussão aconteça numa instituição de ensino como a nossa. E na vivência desses trabalhos de arte, o público, especialmente nossos estudantes, tem a oportunidade de experimentar a discussão de uma forma sensível” explicou Renata Moura, que além de curadora da exposição é a diretora de Extensão do Cefet/RJ.
A exposição permanecerá em cartaz até o dia 23 de janeiro de 2026 e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Unidade Maracanã.

Além dos artistas Alexandre Pinhel, Gabriel Fampa e da curadora e diretora de Extensão do Cefet/RJ, Renata Moura, a inauguração da mostra teve a presença de gestores e convidados

A Galeria Cubo de Vidro também recebeu grande presença de alunos durante a inauguração

Redes Sociais