Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Cefet/RJ e governo do RJ assinam acordo que prevê cooperação na área ambiental
Início do conteúdo da página

Cefet/RJ e governo do RJ assinam acordo que prevê cooperação na área ambiental

Publicado: Sexta, 30 de Junho de 2023, 13h36 | Última atualização em Sexta, 30 de Junho de 2023, 15h14 | Acessos: 930

Com o objetivo de desenvolver parcerias em pesquisas científicas, cooperação técnica e estágio de estudantes, o Cefet/RJ assinou um protocolo de intenções com a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro (Seas). O compromisso foi firmado na tarde dessa quinta-feira (29), no Auditório 5 da Unidade Maracanã. Além de diretores da instituição, participaram do evento a subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Ana Asti, representando o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e vice-governador Thiago Pampolha, o superintendente de Saneamento Ambiental, Waldir Peres, e outros integrantes do governo.

Ao apresentar a instituição, o diretor-geral do Cefet/RJ, Mauricio Motta, reforçou o compromisso ambiental nas ações que são implantadas internamente – desde projetos na área de coleta seletiva até a produção de energia com usinas fotovoltaicas – e ressaltou a missão de expandir os limites da escola e transferir conhecimento em benefício da sociedade: “Além da formação de cidadãos, um dos papéis do Cefet/RJ é se inserir no desenvolvimento regional e na geração de qualidade de vida para toda a população”, disse Motta. O diretor também destacou que a instituição detém o selo A3P de sustentabilidade, concedido pelo Ministério do Meio Ambiente, e participa de um ranking internacional, o UI GreenMetric World University Rankings.

Da esq. para a dir., Waldir Peres, Ana Asti e Mauricio Motta assinam protocolo de intenções que visa à cooperação técnica e ao intercâmbio de atividades entre o Cefet/RJ e a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro (Seas)

 

Durante a sua fala, a subsecretária Ana Asti elogiou a iniciativa da parceria e ressaltou a importância do conhecimento científico na tomada de decisões políticas. “O Rio de Janeiro precisa do apoio da academia para que as ações do governo sejam assertivas, principalmente nesse momento em que o estado enfrenta um desafio enorme com a concessão de saneamento”, disse a subsecretária ao lembrar a venda da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), em abril de 2021. Já o superintendente Waldir Peres projetou os próximos passos do acordo e salientou a importância de mapear as prioridades para que as atividades conjuntas contemplem projetos de interesse mútuo e contribuam no desenvolvimento de laboratórios e na produção de conhecimento científico em diversos segmentos da área ambiental.

 

Oportunidades da parceria

Durante o evento, representantes da Secretaria apresentaram diversas oportunidades que podem surgir de atuações conjuntas. Entre as ações prospectadas estão a possibilidade de ocupação de vagas por estudantes do Cefet/RJ nos programas de estágio e voluntariado do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), além da produção compartilhada de artigos para a revista Ineana, um periódico técnico-científico interdisciplinar do órgão, criado para promover o debate e o aperfeiçoamento de soluções sustentáveis.

A Seas também apresentou informações sobre o funcionamento do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAM), um fundo criado com o objetivo de financiar projetos e programas ambientais e de desenvolvimento urbano e que fomenta ações de reflorestamento, recuperação de áreas degradadas, implantação de novas tecnologias menos poluentes, despoluição de praias e saneamento.

Clique aqui para ver mais fotos do evento.

registrado em:
Fim do conteúdo da página