Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Artigos de alunos do Cefet/RJ se destacam em evento nacional de computação
Início do conteúdo da página

Artigos de alunos do Cefet/RJ se destacam em evento nacional de computação

Publicado: Quinta, 24 de Agosto de 2023, 21h14 | Última atualização em Quinta, 24 de Agosto de 2023, 21h14 | Acessos: 521

Dois trabalhos produzidos por estudantes e ex-alunos do Cefet/RJ, em conjunto com docentes, foram apresentados no Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), realizado entre os dias 6 e 11 de agosto, em João Pessoa (PB). Os artigos abordam a representatividade de gênero na computação e o monitoramento ambiental automatizado por meio de dispositivos embarcados e foram publicados no periódico da Sociedade Brasileira de Computação.

O artigo “Análise do gênero de pesquisadores em eventos do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação” trata da disparidade de gênero na área e analisou a representatividade na autoria de artigos publicados em eventos do CSBC nos últimos cinco anos. Apresentado pelo docente Gustavo Guedes, líder do grupo de pesquisa Meninas e Mulheres na Computação (MMComp), o estudo foi desenvolvido por ele em colaboração com Maria Laura Soares e Anna Paula Silva, egressas do curso técnico em Informática da Unidade Maracanã, e Érica Carneiro e Luciana Varjolo, aluna e ex-aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.

Já o artigo “Sistema de monitoramento automatizado por meio de dispositivo embarcado de baixo custo” trata da construção de um modelo de arquitetura para um sistema de monitoramento ambiental automatizado. O sistema proposto é capaz de monitorar remotamente o status de dispositivos embarcados e enviar alertas em caso de problemas. Desenvolvido por Felipe Schubert, graduado em Engenharia de Automação pela Uned Nova Iguaçu, o trabalho foi apresentado no CSBC pelo professor Diego Brandão.

– Esses artigos são um exemplo da contribuição do Cefet/RJ para o desenvolvimento da computação no Brasil e foram bem recebidos pelo público do evento. Eles abordam temas de impacto social e ambiental, contribuindo para a diminuição da disparidade de gênero na computação e para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras que podem ser usadas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente – comemorou o docente Gustavo Guedes.

Para saber mais informações do evento, acesse o site oficial do CSBC.

Professores Diego Brandão (à esq.) e Gustavo Guedes apresentam, no CSBC, trabalhos desenvolvidos em conjunto com estudantes

registrado em:
Fim do conteúdo da página