Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Cefet/RJ recebe pesquisadores do Sudeste e do Nordeste em evento de computação quântica
Início do conteúdo da página

Cefet/RJ recebe pesquisadores do Sudeste e do Nordeste em evento de computação quântica

Publicado: Terça, 29 de Agosto de 2023, 18h00 | Última atualização em Terça, 29 de Agosto de 2023, 18h05 | Acessos: 973

Representantes de diversas universidades brasileiras participaram do 1º Encontro Regional de Grupos de Pesquisa em Computação e Informação Quântica, na Unidade Maracanã

Nos dias 24 e 25 de agosto, o Cefet/RJ sediou, na Unidade Maracanã, o 1º Encontro Regional de Grupos de Pesquisa em Computação e Informação Quântica (1º EGPCIQ). Durante o evento, houve a realização de palestras e apresentações orais e de pôsteres de iniciação científica para uma plateia formada por profissionais do mercado, professores, pesquisadores e estudantes com interesse na área.

Conforme o professor João Dias, da Comissão Organizadora, o evento foi extremamente importante para a instituição, pois colocou o Cefet/RJ como protagonista na estruturação desse ramo da ciência e trouxe para as suas dependências os principais grupos de pesquisa do Sudeste e do Nordeste. Estiveram presentes pesquisadores de instituições como a PUC-Rio, UFABC, UFBA, UFMG, UFPE e CIMATEC.

“O evento foi um sucesso, pois conseguimos reunir indústria e academia na discussão da pesquisa e aplicação das tecnologias quânticas. Foram dois dias de muito trabalho, aprendizado e trocas produtivas de conhecimento”, comemorou o docente. Ainda de acordo com Dias, após a experiência de sediar o 1º encontro regional, a expectativa é que, no ano que vem, o Cefet/RJ seja a sede do 7º Workshop Escola de Computação e Informação Quântica (7º WECIQ), evento nacional da área.

registrado em:
Fim do conteúdo da página