Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Cefet/RJ firma acordo de cooperação com universidade da Itália
Início do conteúdo da página

Cefet/RJ firma acordo de cooperação com universidade da Itália

Publicado: Quarta, 08 de Maio de 2024, 19h17 | Última atualização em Quarta, 08 de Maio de 2024, 19h38 | Acessos: 280

 

O diretor-geral do Cefet/RJ, Mauricio Motta, e o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Ronney Boloy, estiveram na Europa para formalizar acordo de cooperação internacional com a Universidade de Florença (UNIFI), da Itália. A parceria abrange cursos da área de Engenharia e afins, em nível de graduação e pós-graduação. Durante a viagem, os gestores também visitaram a Universidade de Jaén (UJA), na Espanha, com o objetivo de ampliar o acordo de cooperação firmado desde 2011. A missão institucional foi realizada entre os dias 22 e 24 de abril.

Diretor-geral do Cefet/RJ, Mauricio Motta (ao centro), e diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Ronney Boloy (à dir.), durante assinatura de acordo de cooperação entre o Cefet/RJ e a Universidade de Florença, em cursos da área de Engenharia

Universidade de Florença (UNIFI)

No dia 22 de abril, o Cefet/RJ assinou acordo que prevê programas de dupla diplomação/cotutela e professor visitante com a UNIFI, promovendo participação em redes de pesquisa e publicação de artigos em coautoria internacional. A iniciativa foi intermediada por Gustavo Senna Carvalho, ex-aluno do curso técnico de nível médio em Mecânica e Engenharia Mecânica do Cefet/RJ e que atualmente é professor na universidade italiana.

A UNIFI é uma instituição pública da Itália de reconhecimento internacional. Conforme o ranking Times Higher Education (THE), realizado em 2024, a instituição encontra-se entre as 400 melhores do mundo.

Universidade de Jaén (UJA)

Entre os dias 23 e 24 de abril, os diretores do Cefet/RJ estiveram reunidos com gestores da universidade espanhola para avaliar a possibilidade de formalizar novos programas de dupla diplomação/cotutela e professor visitante. Considerando que a UJA ocupa o 3º lugar no ranking THE, na área de Ciência da Computação, entre as instituições espanholas, também foram identificadas oportunidades para o desenvolvimento de pesquisa e inovação em projetos nessa temática.  

Ronney Boloy (à esq.) e Mauricio Motta visitaram a Universidade de Jaén com o intuito de ampliar a parceria já existente entre o Cefet/RJ e a instituição espanhola

registrado em:
Fim do conteúdo da página