Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Cefet/RJ participa de encontro sobre oportunidades de formação no setor fotovoltaico
Início do conteúdo da página

Cefet/RJ participa de encontro sobre oportunidades de formação no setor fotovoltaico

Publicado: Segunda, 13 de Maio de 2024, 16h04 | Última atualização em Segunda, 13 de Maio de 2024, 16h04 | Acessos: 148

Representantes do programa Energife em 14 instituições federais participaram do Encontro Mineiro realizado no IFNMG. Fonte: site do IFNMG

Profissionais que atuam no programa Energife, em 14 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, se reuniram em atividades de capacitação, troca de experiências, planejamento estratégico e visita à maior planta de energia solar da América Latina. O Encontro Mineiro aconteceu nos campi Montes Claros e Janaúba do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), entre os dias 29 e 30 de maio. A vice-diretora Gisele Vieira e diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Ronney Boloy, representaram o Cefet/RJ no evento.

O Energife é um programa do governo federal que visa ampliar a oferta de cursos e de profissionais no setor de energias renováveis e eficiência energética, uma das áreas com maior crescimento e oportunidades de emprego no Brasil nos últimos anos. Durante o primeiro dia de evento, foram realizadas palestras no campus Montes Claros que abordaram, entre outros temas, a necessidade de desenvolvimento sustentável frente às ações humanas que influenciam no clima, as oportunidades de formação e de emprego na área fotovoltaica, entre outros temas.

No segundo dia, os representantes das IFES conheceram o projeto “Somos parte da mesma Energia", desenvolvido no campus Janaúba do IFNMG. O projeto oferece, para mulheres cis ou trans, os cursos de Mecânica de Montagem de Tracker, iniciação profissional em montagem de painel fotovoltaico, em montagem elétrica e em assistente de logística, além de auxiliar administrativo de departamento pessoal e recursos humanos. No total, entre dezembro de 2023 e maio de 2024, já foram capacitadas 270 mulheres.

Vice-diretora do Cefet/RJ, Gisele Vieira, durante o Encontro Mineiro. O evento abordou oportunidades de formação no setor fotovoltaico.  Fonte: site do IFNMG

*Com informações da Assessoria de Comunicação do IFNMG

registrado em:
Fim do conteúdo da página