Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Alunas do Cefet/RJ visitam centro de pesquisas da Petrobrás
Início do conteúdo da página

Alunas do Cefet/RJ visitam centro de pesquisas da Petrobrás

Publicado: Quinta, 23 de Maio de 2024, 21h52 | Última atualização em Quinta, 23 de Maio de 2024, 23h35 | Acessos: 562

Alunas e professores do Cefet/RJ em visita técnica ao Cenpes, na Ilha do Fundão 

Trinta e quatro alunas da graduação e da educação profissional técnica de nível médio do Cefet/RJ participaram de uma visita ao Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), da Petrobrás, em 17 de maio. As alunas são integrantes dos projetos de extensão “Meninas vamos fazer ciências”, “Meninas e Mulheres nas Carreiras STEM” e “Meninas na Robótica” (Uned Nova Iguaçu).

Com mais de 300 mil metros quadrados de extensão, o Cenpes está localizado no Parque Tecnológico do campus Ilha do Fundão, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e reúne cerca de 116 laboratórios com papel fundamental para o desenvolvimento de inovações tecnológicas na indústria de óleo e gás.

Durante a visita, o grupo conheceu tecnologias e processos inovadores que estão colaborando para a redução de emissões de dióxido de carbono (CO2), como o CCUS (Carbon capture, utilisation and storage), que agrega tecnologias para captura, utilização e armazenamento de carbono. As alunas também visitaram o Laboratório de Inovação em Segurança (Safety Innovation Lab), uma iniciativa de pesquisa com o foco em segurança operacional e saúde ocupacional dos trabalhadores do setor através do desenvolvimento de tecnologias, como video analytics, e o uso de robótica e drones para reduzir a exposição ao risco.

A visita contou com a participação dos professores Milton Simas Gonçalves Torres, Rafaelli De Carvalho Coutinho, Hermann Schiffer Fernandes, Renata Mercante, Anna Regina Corbo Costa e Myrna Da Cunha.

registrado em:
Fim do conteúdo da página