Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Professores do Cefet/RJ participam de workshop de manufatura aditiva da Petrobras
Início do conteúdo da página

Professores do Cefet/RJ participam de workshop de manufatura aditiva da Petrobras

Publicado: Segunda, 08 de Julho de 2024, 21h46 | Última atualização em Segunda, 08 de Julho de 2024, 22h08 | Acessos: 221

Participantes do workshop durante apresentação no auditório do CENPES

Seis professores de diferentes unidades do Cefet/RJ participaram do II Workshop de Manufatura Aditiva da Petrobras, realizado nos dias 25, 26 e 27 de junho no Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES), no Rio de Janeiro. O evento reuniu representantes de diversas empresas e instituições de ensino e pesquisa para discutir o futuro da tecnologia de manufatura aditiva no Brasil e no mundo.

A professora Claudia Barucke, chefe do Departamento de Pesquisa (DEPEQ), destacou a importância do evento para o crescimento dos ecossistemas de pesquisa e inovação na instituição. “No caso da área de manufatura aditiva temos muitas oportunidades de desenvolvimento de ensino e pesquisa, onde o contato com outras instituições e empresas é muito importante”, defendeu Claudia.

A programação do workshop incluiu a participação de empresas conectadas com o setor de óleo e gás, fornecedores de insumos e equipamentos, e de certificação/qualificação, como Petrobrás, SENAI CIMATEC, 3DCRIAR, Shell, Total S.A, Equinor, TechnipFMC, DNV, entre outras. As professoras Tatiane Chuvas e Renata Mercante destacaram a riqueza das apresentações e palestras com exposição de objetos impressos em 3D e diferentes tipos de máquinas, demonstrando os avanços e inovações do setor.

Para o professor Raphael Jose da Silveira, da Uned Itaguaí, a manufatura aditiva está intrinsecamente ligada aos projetos desenvolvidos no Laboratório Maker do Cefet/RJ da unidade. Ele observou que as novas ementas das disciplinas estão sendo ajustadas para atender às demandas do mercado, incluindo esse conhecimento como parte das disciplinas obrigatórias e optativas dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção.

Da Uned Nova Iguaçu, estiveram presentes os professores Adriane Mougo, Guilherme Campos e Fábio Campos. Eles mencionaram a incorporação de uma disciplina específica de manufatura aditiva no novo projeto pedagógico do curso de Engenharia Mecânica, preparando os alunos com conhecimentos práticos e alinhados às exigências da indústria. O professor Fábio Campos ressaltou a relevância do workshop para a formação dos docentes e pesquisadores. “A aproximação da academia com a realidade da indústria é essencial para que consigamos formar profissionais cada vez mais qualificados e atualizados em relação às novas tecnologias. Por exemplo, diversos conteúdos passados no workshop já serão ministrados aos alunos nesta semana.”, declarou o professor.

A manufatura aditiva, conhecida como impressão 3D, é um processo inovador de fabricação de objetos tridimensionais a partir de um modelo digital. Amplamente utilizada na indústria, oferece vantagens como a produção de geometrias complexas, personalização de produtos, redução de custos e desperdício de material, além de tempos de fabricação mais curtos comparados aos métodos tradicionais.

Exemplo de peça produzida com impressão 3D exposta no evento

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página