Ciência, arte e cultura: abertura da Semana de Extensão celebra protagonismo feminino
Bandão do Cefet e grupo Grudança durante a abertura da Semana de Extensão 2026
A abertura da 31ª Semana de Extensão foi realizada na última quarta-feira (21), no Auditório 1 do Campus Maracanã. Participaram do evento a vice-diretora-geral, Gisele Vieira, a diretora de Extensão, Renata Moura, e representantes das demais diretorias e departamentos da instituição.
Durante a mesa de abertura, a vice-diretora-geral destacou a relevância da Semana de Extensão para dar visibilidade ao conhecimento produzido na instituição e ressaltou a importância do tema “Ciência delas”, alinhado à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2026.
“Uma das nossas responsabilidades como instituição de ensino é incentivar nossas meninas e jovens mulheres a acreditar em seu potencial, encontrar referências e perceber que os espaços da ciência, da tecnologia e da inovação também lhes pertencem”, afirmou Gisele.
As falas durante a cerimônia destacaram a ampliação dos espaços de representação feminina nas instituições de ensino, o reconhecimento do papel das mulheres na produção do conhecimento científico e os desafios enfrentados para avançar nessas conquistas.
A diretora de Extensão, Renata Moura, agradeceu a todos os servidores que atuaram na organização da Semana de Extensão e ressaltou o papel da área na construção de uma universidade que valorize as pluralidades e reconheça a importância da formação para além dos conhecimentos científicos e tecnológicos. “A extensão tem um papel fundamental na construção da universidade que nós queremos, que reconheça as diferenças, que compreenda a ciência e a tecnologia, a arte e a cultura como dimensões fundamentais da formação humana”, afirmou.
A diretora de extensão, Renata Moura, durante a mesa de abertura do evento
A diretora de Pesquisa e Pós-Graduação, Milena Pinto, também destacou a importância do protagonismo feminino e dirigiu uma mensagem às estudantes e pesquisadoras: “Ocupem os espaços, façam perguntas, tenham coragem”.
Já Irene de Barcelos, chefe do Departamento de Ensino Médio e Técnico, relembrou as mudanças na instituição ao longo de sua trajetória profissional e os desafios para ampliar a presença das mulheres nos espaços de decisão.
“Eu entrei na instituição em uma época em que o Cefet/RJ tinha turmas só de meninos e os cargos de gestão eram majoritariamente ocupados por homens. Se hoje temos uma mesa de gestoras, essa trajetória não foi fácil”, destacou.
Protagonismo estudantil
A programação de abertura também contou com apresentações musicais que deram destaque à participação dos estudantes. O público assistiu ao Bandão Instrumental, novo projeto da Coordenação de Artes, e o espetáculo “Sororidade”, apresentado pelo Bandão do Cefet e pelo grupo Grudança.
O espetáculo reuniu canções da música popular brasileira interpretadas por mulheres, com temas como empatia, orgulho, união e acolhimento feminino.
Clique para conferir o álbum de fotos do evento.
Apresentação do projeto Bandão Instrumental
Alunos aplaudem a apresentação cultural no Auditório 1
Arte e cultura marcam abertura da 31ª Semana de Extensão
Luciana Faletti, chefe do DTINF; Milena Pinto, diretora da DIPPG; Gisele Vieira, vice-diretora-geral; Renata Moura, diretora da DIREX; e Vinicius Von Doellinger, chefe do DEAC, participam do corte da fita que marcou a abertura dos estandes da Expotec e da Exposup, no Pátio Azul

Redes Sociais