Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

DIRAC

Publicado: Sexta, 21 de Outubro de 2022, 12h52 | Última atualização em Domingo, 14 de Julho de 2024, 16h01 | Acessos: 4075

 DIRAC

 COLAÇÃO DE GRAU - FORMATURA

 

A Colação de Grau só é válida para quem tiver cumprido o currículo pleno em um dos Cursos de Graduação.

Ao colar grau, o aluno prestará juramento de acordo com as normas oficiais do CEFET-RJ.

SOLICITAÇÃO (CURSOS PRESENCIAIS): DEVERÁ SER REALIZADA VIA REQUERIMENTO FÍSICO, A SER PROTOCOLADO PRESENCIALMENTE NO DERAC, de segunda a sexta, de 9:00h até as 19:30h

SOLICITAÇÃO (CURSOS A DISTÂNCIA): os requerimentos deverão ser protocolados nas respectivas secretarias dos cursos a distância

REALIZAÇÃO: COM EXCEÇÃO DAS CERIMÔNIAS EXTRAORDINÁRIAS, QUE CONTINUAM ONLINE, AS CERIMÔNIAS REGULARES AGENDADAS NO CALENDÁRIO ACADÊMICO VOLTARÃO A SER PRESENCIAIS NOS AUDITÓRIOS DO CAMPUS MARACANÃ, A PARTIR DE SETEMBRO  DE 2024. 

 

AOS INGRESSANTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2024/2: 

O início das aulas é 02/10/2024, de acordo com o CALENDÁRIO ACADÊMICO GRADUAÇÃO 2024, publicado no site do CEFET.

O ALUNO DEVERÁ ACOMPANHAR OS DEMAIS PRAZOS TAMBÉM PUBLICADOS NO MESMO CALENDÁRIO: https://www.cefet-rj.br/attachments/article/8576/AtoN%C2%BA6_CONEN_24_com%20anexo.pdf

O INGRESSANTE ESTARÁ AUTOMATICAMENTE INSCRITO NAS DISCIPLINAS DO 1° PERÍODO, CUJOS HORÁRIOS E ENSALAMENTOS SERÃO PUBLICADOS NA SEGUNDA SEMANA DO MÊS DE SETEMBRO NO LINK DA PÁGINA ABAIXO https://www.cefet-rj.br/index.php/horarios

PORTAL DO ALUNO: O ACESSO ESTARÁ LIBERADO PARA OS ALUNOS INGRESSANTES A PARTIR DE 29/10/2024.

Cadastro no PORTAL DO ALUNO (A PARTIR DE 29/10/2024):

Para alunos novos que nunca acessaram o Portal, usuário é a sua matrícula com as letras em maiúsculo. Ex.: 1234567ABCD e a senha padrão é a sua data de nascimento no formato 'ddmmaaaa'.

Cerca de 10 dias antes do início das aulas enviaremos o email de boas-vindas com demais informações relevantes acerca do 2° semestre letivo de 2024. 

Certidão de Nada Consta da BIBLIOTECA (alunos da Unidade Maracanã)

Para solicitar a emissão de certidão de nada consta da biblioteca, o estudante (campus Maracanã) deverá enviar email para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Estudantes das demais unidades da instituição deverão utilizar o contato das bibliotecas locais.

 Caso o aluno possua cadastro ativo na Biblioteca, a certidão de Nada Consta poderá ser emitida através do Sistema de Bibliotecas do Cefet/RJ. Ao acessar o site, basta fazer o login, depois clicar em "certidão negativa de débitos" e o documento será emitido automaticamente em formato PDF. Após a emissão, o cadastro do aluno na biblioteca será inativado.

 A certidão de Nada Consta deverá ser solicitada nos seguintes casos:

 · Trancamento total de matrícula;

· Pedido de transferência;

· Declaração de conclusão de curso;

· Expedição de diploma ou de certificado;

· Cancelamento/desligamento de matrícula.

Estudantes das demais unidades da instituição deverão utilizar o contato das bibliotecas locais.

 

Pedidos de Histórico Escolar e Declarações 

(alunos do ensino presencial e a distância)

 Os pedidos de Declarações e Históricos Escolares dos alunos do DEPES (campus Maracanã) devem ser enviados ao email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Solicitamos que os pedidos sejam feitos através do e-mail institucional do aluno, informando o nome completo e matrícula no corpo do email, e no campo "assunto do e-mail" colocar o texto "DECLARAÇÃO" e/ou “HISTÓRICO”.

O prazo de emissão desses documentos é de 5(cinco) dias úteis a partir da data de recebimento do e-mail, exceto para ex-alunos que concluíram seus cursos antes da década de 90, cujo prazo de emissão é de 45 dias.

 

Pedidos de TRANCAMENTO/DESTRANCAMENTO 

(somente alunos do ensino presencial)

 O estudante poderá solicitar o Trancamento/Destrancamento de matrícula e Trancamento  de disciplina, seguindo as normas do Regimento Interno dos cursos de graduação (Manual do aluno), dentro dos prazos do calendário acadêmico da graduação no semestre/ano letivo em curso:

Manual do aluno Graduação

Calendário Acadêmico

As solicitações deverão ser feitas através do email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Para TRANCAMENTO DE DISCIPLINAS 

(somente alunos do ensino presencial)

No corpo do email o aluno deverá colocar o nome completo, matrícula e o nome das disciplinas que deseja trancar com seus respectivos códigos e numeração de turmas, e no campo de assunto colocar TRANCAMENTO DE DISCIPLINA.

 

Para TRANCAMENTO e DESTRANCAMENTO DE MATRÍCULA 

(somente alunos do ensino presencial)

No corpo do email o aluno deverá colocar seu nome completo, matrícula e curso, colocando no corpo do email TRANCAMENTO de MATRÍCULA ou DESTRANCAMENTO DE MATRÍCULA.

 

Pedidos de CANCELAMENTO DE MATRÍCULA

(somente alunos do ensino presencial)

 O cancelamento de matrícula é o encerramento definitivo do vínculo do aluno com a Instituição, acarretando a perda do direito à vaga no curso de graduação. 

O retorno à Instituição só será possível mediante um novo processo seletivo.

Para solicitar o cancelamento de matrícula, o aluno deverá enviar email para:

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. colocando no corpo do email seu nome completo e curso que deseja cancelar, e colocar “CANCELAMENTO DE MATRÍCULA” no assunto, além de anexar um documento de identificação com foto.

No caso de alunos menores de 18 anos, tal solicitação deverá ser feita pelo responsável com o anexo da identidade tanto do responsável, quanto do aluno.

 

COLAÇÃO DE GRAU REGULAR
(alunos do ensino presencial e a distância)
 
A formatura dos cursos de graduação ocorrerá oficialmente na colação de grau, que é a sessão solene onde os formandos são declarados oficialmente concluintes dos seus respectivos cursos. A colação de grau será realizada dentro das datas publicadas no calendário acadêmico do CEFET/RJ. Serão realizadas 2 (duas) colações de grau a cada semestre letivo. Sendo a primeira, 50 dias após a entrega de graus e a segunda, 45 dias após a primeira.
 
Após dar entrada no requerimento, o aluno deverá aguardar o contato telefônico do DERAC acerca das instruções relativas à colação de grau até 10 (dez) dias antes da realização da cerimônia.
Serão analisados os requerimentos protocolados até 20 dias anteriores à cerimônia de colação de grau. Requerimentos protocolados após esse prazo serão analisados para a colação de grau imediatamente posterior, com data definida em calendário acadêmico.
 
 
COLAÇÃO DE GRAU EXTEMPORÂNEA
(alunos do ensino presencial e a distância)
Em se tratando de colação de grau extraordinária, além de ter cumprido o currículo pleno em um dos Cursos de Graduação, o aluno deverá especificar a solicitação no requerimento, descrever o motivo e anexar o documento que comprove a urgência do pedido (Aprovação em Concurso Público, Aprovação em Programa de Pós-Graduação, Proposta de emprego, etc). A documentação será analisada pelo DERAC e, sendo deferida, a solicitação será tratada como colação de grau (formatura) extemporânea. 

 

DOCUMENTAÇÃO DE CONCLUSÃO (alunos do ensino presencial e a distância)

O aluno receberá a declaração de conclusão ao término da cerimônia de colação de grau.

Diploma: APÓS ter participado da cerimônia de COLAÇÃO DE GRAU, o concluinte poderá dar entrada no processo de diploma, através do link: https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-diploma-ou-2a-via-de-diploma-cefet-rj 

Após abrir o processo de diploma, o concluinte poderá solicitar presencialmente no DERAC do CEFET Maracanã (Bloco C, sala 13), através do preenchimento de requerimento, e apresentação da comprovação de entrada no diploma, a declaração de conclusão dizendo que o diploma está em fase de registro, que substitui o diploma até a sua emissão, bem como seu histórico escolar, de segunda a sexta, de 9h até as 19:30h

O prazo para emissão da declaração e do histórico é de 5 dias úteis.

 Ao término de todas as cerimônias de colação de grau, a secretaria acadêmica envia o ofício com a relação de concluintes para a assinatura da direção-geral, a fim de que possamos enviar tal documento aos conselhos regionais (CREA/RJ e CRA/RJ).

 A presença à cerimônia virtual de colação de grau é OBRIGATÓRIA para que o formando tenha direito à documentação de conclusão dos seus cursos de graduação.

O formando que não puder comparecer terá seu requerimento de colação de grau automaticamente incluído na próxima colação de grau, em data definida no calendário acadêmico do CEFET/RJ e publicado no site da instituição.

 

SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO EM DISCIPLINASSERAS 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página