Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > NEAR_Isenção de Estágio
Início do conteúdo da página

NEAR_Isenção de Estágio

Publicado: Terça, 10 de Março de 2026, 17h46 | Última atualização em Quarta, 11 de Março de 2026, 19h01 | Acessos: 7

A isenção de estágio pode ser solicitada por estudantes que, nos últimos cinco anos, tenham exercido funções ou participado de programas de aprendizagem (como o Jovem Aprendiz) relacionados à área do curso, com carga horária igual ou superior à exigida para o estágio.

1º Passo: Providencie os documentos comprobatórios: É necessário apresentar documentos que comprovem o vínculo ou participação no programa de aprendizagem. Verifique na tabela de Documentos necessários.

 2º Passo: Providencie o Relatório de Atividades: O relatório deve ser elaborado conforme o modelo anexo, e precisa ser avaliado e assinado pelo coordenador do Curso. Este relatório detalha as atividades que você desempenhou e a relevância dessas atividades para o seu curso.

3º Passo: Encaminhe o pedido pelo Sistema de Chamados: Quando estiver com todos os documentos prontos, abra um novo chamado de Solicitação de Isenção de estágio. Campus Angra dos Reis >> NEAR - Núcleo de Estágio >> "Solicitação de Isenção de estágio". Preencha as informações solicitadas e anexe os documentos.

4º Passo: Aguarde a análise da coordenação do curso: A coordenação do curso analisará os documentos enviados e, enviará o parecer final ao Near, que poderá ser deferimento ou indeferimento a depender da avaliação dos documentos enviados e critérios de correlação com o curso.

Se o pedido for deferido, o Núcleo de Estágio procederá com a homologação da isenção mediante o parecer assinado pela coordenação. Caso contrário, será necessário realizar o estágio normalmente.

 
  Documento Comprobatório
 Todos

Trabalhador CLT

Jovem Aprendiz

  • Declaração oficial da empresa com a descrição das atividades exercidas (conforme o modelo anexo);
  • Carteira de Trabalho digital completa (incluir o vínculo mencionado).
  • Relatório de Atividades (conforme o modelo anexo).
Servidor Público
  • Declaração do órgão público constando tempo de serviço e as atividades realizadas na área solicitada para a isenção;
  • Contracheques dos seis últimos meses trabalhados.

Autônomo

Microempreendedor Individual (MEI)

Microempresário

  • Declaração de, no mínimo, três (03) pessoas físicas ou jurídicas para as quais prestou serviços, contendo nome, número de identidade, CPF e/ou CNPJ.
Sócio em Empresa Prestadora de Serviços  
  • Declaração da empresa, assinada por outro sócio (que não o requerente), detalhando as atividades realizadas e identificando o emissor;
  • Cópia do Contrato Social e CNPJ da empresa.

 

 

Fim do conteúdo da página