Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 23/06/2015 - Dia do Voluntariado
Início do conteúdo da página

23/06/2015 - Dia do Voluntariado

Publicado: Sexta, 19 de Junho de 2015, 16h14 | Última atualização em Terça, 01 de Dezembro de 2015, 18h16 | Acessos: 2298

No dia 23/06 (terça-feira), no período das 14h às 21h, as turmas de Responsabilidade Social e Práticas em Responsabilidade Socioambiental realizaram, em parceria com a Turma Cidadã/DIREX, o Dia do Voluntariado, com o objetivo de estimular a solidariedade em nossa comunidade, bem como os resultados de conhecimentos construídos em sala de aula, na expectativa de socialização do conhecimento e integração das vertentes: ensino, pesquisa, extensão e internacionalização. A atividade foi realizada no Pátio Azul do Bloco E, no campus Maracanã. Clique aqui e confira as fotos do evento.

Apresentamos um breve comentário sobre os projetos que foram expostos:

 

1. PROJETO DIA DO VOLUNTARIADO

Objetivo: estimular e promover a prática de voluntariado consciente e contínuo, em especial na comunidade do Cefet/RJ, através de doações de bens e tempo investidos em projetos sociais.

Participação: visita aos estandes para conhecer os projetos e doações específicas, conforme solicitações contidas nos projetos descritos a seguir:

Ênfase em extensão

 

2. PROJETO BONECA DA VOVÓ/CANECA DO VOVÔ

Objetivo: promover o voluntariado de apoio a idosos, através de visitas com doações de bonecas às vovós e canecas aos vovôs, como prova de afetividade e carinho. (Essa ideia tem potencial de desdobramento em empreendedorismo social.)

Participação: doação de bonecas e canecas que poderão ser entregues nos estandes instalados no Pátio Azul, no dia 23/06.

Ênfase em extensão e iniciação científica/empreendedorismo social

 

3. PROJETO AMIGOS DO CEFET/RJ

Objetivo: promover ações que possam resultar no bem-estar da comunidade do Cefet/RJ em ações concretas na identificação de demandas e preservação do ambiente.

Participação: conhecer a proposta na exposição do estande, no dia 23/06, e cadastrar-se como colaborador de AMIGOS DO CEFET/RJ.

Ênfase em iniciação científica

 

4. DESPOLUIÇÃO DA BAÍA DE GUANABARA

Objetivo: estimular ações que promovam a conscientização de preservação da Baía de Guanabara.

Participação: engajamento no projeto, que terá seu início no Dia do Voluntariado, e participação no Facebook.

Ênfase em iniciação científica/internacionalização

 

5. TROTE SOLIDÁRIO

Objetivo: promover ações de solidariedade que integrem os calouros à comunidade do Cefet/RJ. Essa ação está sendo negociada para ser desenvolvida em parceria com o Diretório Acadêmico do Cefet/RJ.

Participação: divulgação do projeto por ocasião do ingresso dos calouros, em agosto, e das formas de apoio/participação.

Ênfase em ensino

 

6. PROJETO RODO LEITURA/BICICLOTECA

Objetivo: promover o hábito de leitura, através de disponibilização de livros em rodoviárias, contribuindo para diminuir os altos índices de analfabetismo funcional. Agrega-se ao projeto a atividade Bicicloteca Comunitária, que consiste na distribuição de livros e coleta de material reciclável, utilizando bicicletas (biciclotecas).

Participação: doação de livros selecionados que serão recebidos pela equipe do projeto, no dia 23/06, no Pátio Azul.

Ênfases em extensão/ensino

 

7. PROJETO LIMPEZA DAS PRAIAS DE MARICÁ

Objetivo: promover ações que conscientizem a comunidade de Maricá da necessidade de preservação de suas belas praias, através de um compromisso pessoal/coletivo de educação ambiental.

Participação: apreciação e divulgação do projeto, bem como participação em excursões com o objetivo de coleta de lixo e educação ambiental junto à comunidade.

Ênfase em iniciação científica/internacionalização

 

8. MULTILETRAMENTO APLICADO ÀS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE GARDNER

Objetivo: despertar inteligências segundo a concepção teórica de Howard Gardner sobre as nove Inteligências Múltiplas. Atividade-piloto que será aplicada a um grupo de adolescentes.

Participação: assistir à apresentação com a possibilidade de integrar-se a um grupo permanente de contadores de histórias, utilizando-se a metodologia de letramento associada à Teoria das Inteligências Múltiplas.

Ênfase em ensino/iniciação científica

 

9. PROJETO BICIQUENTINHA

Objetivo: atender à população de rua com a distribuição de quentinhas, levadas em bicicletas, bem como orientação em prol da promoção da cidadania e do direito de qualidade mínima de vida, do ser humano.

Participação: cadastramento no projeto para participar dos eventos de distribuição de quentinhas.

Ênfase em extensão

 

Caso você necessite de mais informações e deseje participar, favor entrar em contato através do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

OBSERVAÇÃO: as disciplinas Responsabilidade Social e Práticas em Responsabilidade Socioambiental são oferecidas no Cefet/RJ, como optativas, pelo professor voluntário Silvino Netto, com metodologia integradora teoria-prática, para os cursos de graduação que a instituição disponibiliza aos alunos em sua matriz curricular.

 

CONTAMOS COM SEU APOIO. SEJA VOCÊ TAMBÉM UM VOLUNTÁRIO!

Fim do conteúdo da página