Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 12 e 13/08/2015 - Seminário Vi, Ouvi, Falei!!
Início do conteúdo da página

12 e 13/08/2015 - Seminário Vi, Ouvi, Falei!!

Publicado: Quinta, 30 de Julho de 2015, 17h38 | Última atualização em Terça, 01 de Dezembro de 2015, 18h06 | Acessos: 2541

 

O Seminário Vi, Ouvi, Falei!! é uma proposta da equipe do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), que visa contribuir para a reflexão e a consciência humanística da comunidade do Cefet/RJ para a integração e inclusão de pessoas com deficiência, pela utilização de meios interativos. O evento é coordenado por Márcia Christina Campos de Albuquerque.

“Colocar-se no lugar do outro” é a forma mais próxima de quebrar preconceitos e se sensibilizar pela vivência simulada de algumas realidades das pessoas com deficiência. Pretende-se que o público seja levado a questionar, refletir, e, sobretudo, participar de forma espontânea e lúdica da realidade dessas pessoas.

O perfil da instituição favorece que a criatividade técnica, aliada à vontade de transformar o mundo para melhor, incite à criação de projetos e ajude a criar cidadãos hábeis para atuar em prol da convivência pacífica, ciosos de um futuro melhor para todos.

 

O NAPNE do Cefet/RJ

O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas do Cefet/RJ, NAPNE, vinculado à Diretoria de Ensino (DIREN), foi criado sob a portaria institucional nº 484, de 30 de novembro de 2004, e reestruturado em junho de 2010.

Para alcançar seus objetivos, o NAPNE conta com uma equipe de servidores que planejam e desenvolvem as ações inclusivas na instituição, em prol de um atendimento qualitativo às necessidades nas áreas das diversas deficiências.

Os NAPNEs foram instituídos através da ação TEC NEP, do Ministério da Educação/Secretaria de Educação Tecnológica, para articular as ações no âmbito interno e externo das instituições federais de educação profissional e tecnológica.

O NAPNE deve integrar pessoas e instituições com o objetivo de desenvolver as propostas previstas pela ação TEC NEP, envolvendo servidores técnico-administrativos, docentes, discentes e comunidade, através da cultura da “educação para convivência”, aceitação da diversidade, sempre buscando a quebra de barreiras físicas, educacionais e atitudinais no Cefet/RJ.

 

Programação

 

Fim do conteúdo da página