Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 30/11 e 1º/12 – Circuito Cinema em Movimento 2022
Início do conteúdo da página

30/11 e 1º/12 – Circuito Cinema em Movimento 2022

Publicado: Quarta, 30 de Novembro de 2022, 19h41 | Última atualização em Quarta, 30 de Novembro de 2022, 19h42 | Acessos: 697

O Comitê Interno de Educação em Direitos Humanos (CIEDH) do Cefet/RJ e o Instituto Cinema em Movimento (ICEM) programaram a exibição de dois documentários que abordam a importância da consciência negra. As sessões ocorrem no Auditório 2 da Unidade Maracanã e os participantes terão direito a certificado. A atividade integra o projeto Circuito Cinema em Movimento 2022.

Na quinta-feira (1º), às 9h, os espectadores poderão conferir o documentário “Tambores da Diáspora”, de João Nascimento. O filme apresenta uma visão política e cultural imbricada ao percurso dos tambores de origem africana e suas ramificações no Brasil, que perpassam pela ritualidade, por manifestações culturais, produções musicais e celebrações sociais, narradas através de histórias contadas, batucadas e cantadas.

O projeto, que iniciou nesta quarta-feira (30), exibiu o filme “Sobre Sonhos e Liberdade”, de Francisco Colombo e Marcia Paraíso. A produção busca dar visibilidade à força cultural de resistência da região do Recôncavo Baiano e abordar a abolição da escravatura a partir do protagonismo negro, apagado nas versões ditas oficiais.

Fim do conteúdo da página