Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Projeto desenvolvido por equipe da Uned Angra dos Reis conquista prêmio no Inova-san 2021
Início do conteúdo da página

Projeto desenvolvido por equipe da Uned Angra dos Reis conquista prêmio no Inova-san 2021

Publicado: Terça, 25 de Janeiro de 2022, 19h18 | Última atualização em Terça, 25 de Janeiro de 2022, 20h01 | Acessos: 986

A equipe Inoculum, do Cefet/RJ Uned Angra do Reis, conquistou o prêmio de melhor projeto no Inova-san 2021, na categoria Meio Ambiente. O programa, que está na terceira edição, é uma iniciativa de empreendedorismo organizada pela Nissan do Brasil, em parceria com a comunidade de inovação Rio Sul Valley, e reuniu 513 participantes da Região Sul Fluminense. A equipe vencedora é formada pelos alunos Israel Mendes e Diego Moura, do bacharelado em Engenharia Mecânica, além dos professores Marcus Springer, Jonni Guiller e Elisabeth Mendes. 

O projeto desenvolvido pela Uned Angra dos Reis criou um processo que transforma fezes suínas em pó, mantendo todas as características inoculantes para potencializar a produção de biogás. De acordo com o professor Marcus Springer, o processo de fabricação é bem simples. As fezes suínas são congeladas (estado sólido) e, através da técnica de sublimação da água, as fezes passam direto para o estado gasoso. Para isso, é utilizado um equipamento chamado liofilizador.  

Ainda segundo ele, com as fezes suínas liofilizadas (em pó), é possível resolver economicamente e ambientalmente o problema logístico, sendo possível transportar uma quantidade muito maior de material inoculante e estocá-lo, sem mau cheiro e com volume menor: “Como pesquisador, acredito que esse projeto é a confirmação de que a pesquisa traz soluções concretas e inovadoras para resolver problemas da sociedade. É mais um resultado que consolida o Cefet/RJ como uma instituição que forma alunos altamente empreendedores e alinhados com o mercado”, comemora o docente.

Os vencedores do Inova-san receberão, como prêmio, bolsas de estudo com foco em empreendedorismo e criação de startups. Além disso, a equipe Inoculum terá a oportunidade de participar de reuniões de trabalho e aperfeiçoamento de conhecimento, com profissionais e executivos com experiência de mercado, no intuito de alavancar a geração de negócios.   

Sobre a competição 

Com a proposta de promover um ambiente de tecnologia, colaboração e conteúdo focado em aprendizagem, o Inova-san foi disputado em várias etapas durante cinco meses. A final da disputa foi realizada na última quarta-feira (19). Na decisão, nove equipes finalistas tiveram que fazer uma curta apresentação, de até cinco minutos, para uma banca composta por especialistas da área e investidores.

Além da categoria Meio Ambiente, o evento teve mais dois projetos ganhadores: na categoria Mobilidade Inteligente, o vencedor foi o projeto Mobion, desenvolvido por estudantes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e na categoria Mulheres e Inovação, o primeiro colocado foi o projeto Diverse, realizado por alunas da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Este é o terceiro ano que a Uned Angra dos Reis vence o Inova-san. Em 2019, uma equipe da instituição também foi vencedora na categoria Meio Ambiente  com o projeto EcoBilge. Já em 2020, a conquista veio com o projeto Safe Speed System, na categoria Mobilidade Inteligente.  

Saiba mais sobre o projeto Inoculun.

Acesse o site do programa Inova-san.

Fim do conteúdo da página