Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Volta às aulas 2024: Unidade Maracanã recepciona estudantes na abertura do ano letivo
Início do conteúdo da página

Volta às aulas 2024: Unidade Maracanã recepciona estudantes na abertura do ano letivo

Publicado: Quarta, 31 de Janeiro de 2024, 16h43 | Última atualização em Quarta, 31 de Janeiro de 2024, 17h20 | Acessos: 2844

Calouros do ensino médio/técnico marcam presença no primeiro dia de atividades do evento de recepção aos alunos da Unidade Maracanã

Chegou a hora. Depois do período de férias escolares, jovens de todas as regiões do Rio de Janeiro deixaram suas mochilas prontas, acordaram cedo e vieram à Unidade Maracanã para participar do evento de recepção aos alunos da educação profissional técnica de nível médio, na abertura do ano letivo de 2024. As atividades de acolhimento iniciaram nesta quarta-feira (31) e seguem até 2/2. Estão previstas apresentações dos cursos, visitas guiadas pela instituição, palestras, oficinas e atrações artístico-culturais. Confira a programação completa.

Alice Leôncio, de 15 anos, mora em Parada de Lucas, bairro distante 15 quilômetros da instituição. Para esse primeiro dia de Cefet/RJ, a jovem chegou acompanhada da mãe, Maria Verônica Nascimento. Após viajarem por uma hora de trem, as duas pisaram na instituição ansiosas para acompanhar todas as atividades previstas. “Eu consegui minha vaga pela reclassificação, nem acreditei que seria chamada. Estou impressionada com a estrutura da escola e muito feliz pela oportunidade”, contou Alice, que foi aprovada para o curso técnico em Mecânica.

A mãe de Alice está ainda mais radiante. Paraibana de Itapororoca, Maria Verônica Nascimento mora há mais de 20 anos no Rio de Janeiro e trabalha como empregada doméstica. Por não ter tido condições de estudar na juventude, ela comemora a conquista da filha. “Infelizmente, eu só consegui completar até a terceira série. Meu sentimento de ver minha filha chegando mais longe, não poderia ser diferente. É de muito orgulho”, celebrou a mãe.

Abraçada pela mãe, Alice Leôncio celebra a aprovação no curso técnico em Mecânica

Na abertura do evento, os estudantes que estão ingressando na instituição foram recebidos no Auditório 1 e ouviram as orientações básicas sobre direitos e deveres dos alunos, além de informações sobre calendário acadêmico, e-mail institucional, assistência e restaurante estudantil, transporte, entre outros temas. O diretor-geral do Cefet/RJ, Mauricio Motta, deu as boas-vindas aos novos alunos e lembrou que essa será uma experiência marcante para a vida toda.

– Aproveitem ao máximo a oportunidade de cursar o nível médio e a formação técnica, que abre portas profissionais. Além disso, o Cefet/RJ oferta inúmeras atividades que visam à formação completa do ser humano. O objetivo é que vocês saiam daqui como cidadãos com senso crítico e que exerçam seus papéis na sociedade com plenitude – explicou o gestor.

Diretor-geral do Cefet/RJ, Mauricio Motta, dá as boas-vindas aos novos alunos da instituição

A chefe do Departamento de Ensino Médio e Técnico (DEMET), Irene de Barcelos, também salientou a importância de desfrutar a experiência de estudar no Cefet/RJ. “Além de ser uma escola que oferece educação pública, gratuita e de qualidade, aqui vocês farão amizades que vão durar para sempre. Nós buscamos reforçar valores como respeito e responsabilidade, para que o aluno desde cedo aprenda a ser protagonista da sua própria vida”, finalizou a diretora.

A chefe do DEMET, Irene de Barcelos, apresenta as recomendações principais aos alunos ingressantes na abertura do ano letivo

Apesar de jovem, Kaio Gabriel Moraes, de 15 anos, já tem os olhos voltados para o futuro. O estudante se dedicou para ser aprovado no curso técnico em Segurança do Trabalho e planeja atuar como bombeiro ou militar. “Achei tudo muito lindo, bem organizado e as orientações passadas nesse primeiro dia foram essenciais. Estou realizando um sonho”, comemorou Kaio, impressionado em seu primeiro dia de Cefet/RJ.

Da esq. para dir. os calouros Ana Emi Kina, Kaio Gabriel Moraes, Emanuelle Gonzales e Luy Valentino compartilham a experiência de participar do evento de recepção do Cefet/RJ Unidade Maracanã.

A reunião com os responsáveis pelos alunos ingressantes será realizada no dia 6 de fevereiro. Clique para ver mais fotos do evento de recepção aos alunos.

 

Fim do conteúdo da página