Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Projeto do Cefet/RJ é vice-campeão de evento acadêmico sobre transição energética
Início do conteúdo da página

Projeto do Cefet/RJ é vice-campeão de evento acadêmico sobre transição energética

Publicado: Quinta, 02 de Maio de 2024, 19h22 | Última atualização em Quinta, 02 de Maio de 2024, 19h34 | Acessos: 474

 

O projeto Ramo Estudantil IEEE, do Cefet/RJ Unidade Maracanã, conquistou o 2º lugar no Engie Academic Challenge - desafio promovido pela ENGIE, empresa da área de energia elétrica, transporte de gás e outras soluções energéticas. A competição reuniu estudantes universitários dos cursos de Engenharia, Administração e áreas afins de 13 instituições brasileiras e foi realizada no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, em 17 de abril.

Alunos do projeto Ramo Estudantil IEEE representaram o Cefet/RJ durante o Engie Academic Challenge e conquistaram o 2º lugar

Durante o torneio, os participantes responderam a um questionário com 20 perguntas, no modelo quiz, sobre transição energética. A instituição vencedora foi a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), de Minas Gerais, e o terceiro lugar ficou com a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Além da disputa coletiva, o evento premiou o melhor estudante de cada instituição. Pelo Cefet/RJ, o vencedor foi João Marcelo Fadigas, aluno de Engenharia Eletrônica e vice-presidente do Ramo Estudantil.

— O evento foi fantástico, a partir dele, formamos uma rede de contatos com outros estudantes de diferentes lugares e cursos, além de conseguirmos nos conectar ainda mais como equipe. O resultado mostra que estamos caminhando para o topo em assuntos ligados a energias renováveis, sustentabilidade e transição energética — comemorou Fadigas, após a conquista do prêmio.

João Marcelo Fadigas, aluno de Engenharia Eletrônica, se destacou entre os melhores participantes da competição

A docente Luciana Faletti, uma das coordenadoras da equipe do Cefet/RJ, ressaltou a importância de abordar a transição energética em um evento acadêmico. “O mundo entende a necessidade de buscarmos uma produção de energia com menor impacto para natureza. Nosso desempenho na disputa confirma a excelência de nossa formação e a preocupação da instituição com o futuro”, destacou a docente. Além dela, outros professores responsáveis pela equipe vice-campeã foram Aline Manhães, André Canella, Helder Venceslau, Lais Amaral e Thomas Campello.

Sobre o evento

O Engie Academic Challenge (EAC) é um desafio que busca proporcionar uma experiência única aos universitários com o objetivo de criar conexões e projetar um futuro sustentável em conjunto. Antes da competição brasileira, o projeto já teve outras duas edições internacionais: na França, em 2021, e na Holanda, em 2023.

Fim do conteúdo da página