Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Palestra do NAPNE abordará o Desenho Universal para a Aprendizagem em práticas pedagógicas
Início do conteúdo da página

Palestra do NAPNE abordará o Desenho Universal para a Aprendizagem em práticas pedagógicas

Publicado: Sexta, 14 de Junho de 2024, 12h19 | Última atualização em Sexta, 14 de Junho de 2024, 12h35 | Acessos: 517

Na próxima quinta-feira (20), o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), da Unidade Maracanã, promoverá a segunda de quatro palestras voltadas à formação continuada em educação especial na perspectiva inclusiva. A live terá como tema o “O Desenho Universal para a Aprendizagem no contexto de práticas pedagógicas inclusivas”. A palestra terá transmissão pelo Google Meet, das 10h às 12h. Os interessados devem se inscrever pelo link bit.ly/palestraDUA-2006 até às 23h50 do dia anterior ao evento. A participação será confirmada por e-mail, por ordem de inscrição.

A iniciativa é organizada em parceria com o NAPNE do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Duque de Caxias, através do projeto de extensão “Centro de estudos de educação especial na perspectiva da inclusão”. Conforme os organizadores, o encontro terá o objetivo de apresentar estratégias metodológicas mais universais, baseadas no Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). De maneira geral, essas propostas visam promover um ambiente educacional inclusivo, no qual todos os estudantes, independentemente de suas habilidades ou características individuais, possam acessar e participar do currículo e do processo de aprendizagem de maneira eficaz.

A palestrante será Lívia Antunes, professora de Atendimento Educacional Especializado do Cefet/RJ. Lívia é doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e, atualmente, é pós-graduanda em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). A profissional também tem experiência em educação especial, principalmente no Transtorno do Espectro Autista (TEA). A mediação da live será de Andréa Nascimento, do IFRJ.

Fim do conteúdo da página