Equipe de foguetemodelismo da Unidade Maracanã participa da maior competição da América Latina

Foto 1: Equipe de foguetemodelismo RocketWolf, do Cefet/RJ Unidade Maracanã
Durante os dias 5 a 8 de novembro, a equipe de foguetemodelismo RocketWolf, afiliada ao capítulo AESS do Ramo Estudantil IEEE do Cefet/RJ Unidade Maracanã, participou da Latin American Space Challenge (LASC 2025), a maior competição de foguetes e satélites da América Latina, realizada em Iacanga/SP. O grupo realizou o lançamento do foguete Helder II, continuação direta do Helder I, lançado na LASC 2023.
O Helder II competiu na categoria de apogeu de 1 km com propelente sólido à base de nitrato e sorbitol. A equipe responsável pelo foguete é composta por estudantes de engenharia, orientada pelo professor Helder Manoel Venceslau e comandada por Nathan Deodato e Luis Otávio Erthal, presidente e vice-presidente respectivamente.

Foto 2: Da esq. para a dir.: Luis Otávio Erthal, vice-presidente da RocketWolf, Prof. Helder Manoel Venceslau, orientador, e Nathan Deodato, presidente da equipe, com o foguete Helder II
O projeto atendeu às expectativas, apresentando um voo altamente estável, embora tenha falhado na recuperação, provavelmente devido a uma falha no sistema de aviônica e recuperação. O projeto apresentou evolução em relação ao Helder I nos quesitos voo, estabilidade e confiabilidade. Os membros da equipe não localizaram o foguete, que se perdeu na área de lançamento Sugarcane Launch Range.

Redes Sociais