Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Equipe de foguetemodelismo da Unidade Maracanã participa da maior competição da América Latina
Início do conteúdo da página

Equipe de foguetemodelismo da Unidade Maracanã participa da maior competição da América Latina

Publicado: Quarta, 26 de Novembro de 2025, 19h03 | Última atualização em Quinta, 27 de Novembro de 2025, 13h02 | Acessos: 448


Foto 1: Equipe de foguetemodelismo RocketWolf, do Cefet/RJ Unidade Maracanã

Durante os dias 5 a 8 de novembro, a equipe de foguetemodelismo RocketWolf, afiliada ao capítulo AESS do Ramo Estudantil IEEE do Cefet/RJ Unidade Maracanã, participou da Latin American Space Challenge (LASC 2025), a maior competição de foguetes e satélites da América Latina, realizada em Iacanga/SP. O grupo realizou o lançamento do foguete Helder II, continuação direta do Helder I, lançado na LASC 2023.

O Helder II competiu na categoria de apogeu de 1 km com propelente sólido à base de nitrato e sorbitol. A equipe responsável pelo foguete é composta por estudantes de engenharia, orientada pelo professor Helder Manoel Venceslau e comandada por Nathan Deodato e Luis Otávio Erthal, presidente e vice-presidente respectivamente.


Foto 2: Da esq. para a dir.: Luis Otávio Erthal, vice-presidente da RocketWolf, Prof. Helder Manoel Venceslau, orientador, e Nathan Deodato, presidente da equipe, com o foguete Helder II

O projeto atendeu às expectativas, apresentando um voo altamente estável, embora tenha falhado na recuperação, provavelmente devido a uma falha no sistema de aviônica e recuperação. O projeto apresentou evolução em relação ao Helder I nos quesitos voo, estabilidade e confiabilidade. Os membros da equipe não localizaram o foguete, que se perdeu na área de lançamento Sugarcane Launch Range.

Fim do conteúdo da página