Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Projetos
Início do conteúdo da página

Portarias

Publicado: Segunda, 30 de Março de 2020, 16h38 | Última atualização em Quinta, 02 de Maio de 2024, 16h06 | Acessos: 1390

FACILITADORES DA APRENDIZAGEM   

Programa Institucional criado em 2023 que tem por finalidade fomentar o apoio e o acompanhamento de estudantes do Cefet/RJ com deficiência, transtorno de espectro autista, altas habilidades/superdotação, além de transtornos de aprendizagem, no que se refere a execução de suas atividades pedagógicas. O programa oferece 25 bolsas para estudantes da graduação para atuarem como mediadores no processo de ensino, facilitando a comunicação e a colaboração entre os alunos, público da Educação Especial, e todo o ambiente escolar.  

Projeto de extensão: CINE-NAPNE (Maracanã)  

Coordenação: Cláudia BicharaDe acordo com o resultado do último Censo Demográfico, realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 24 % da população brasileira possui algum tipo de deficiência, apresentando pelo menos alguma dificuldade em uma ou mais questões por tipo de deficiência (física ou intelectual). Esse percentual, que equivalia, à época, a 45 milhões de pessoas, por si só, traduz a relevância de que o tema da inclusão de pessoas com deficiência seja trazido para o debate público. Reconhecendo esse tema como de extrema importância para a quebra das barreiras atitudinais que cercam esses sujeitos, o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Cefet/RJ, campus Maracanã, desenvolveu o projeto de extensão intitulado de CINE NAPNE. A proposta contempla a exibição de filmes, curtas-metragens e/ou episódios de séries que focalizem as pessoas com deficiência, assim como a inclusão educacional e social delas. O objetivo do projeto é conscientizar crítica e socialmente o público participante, comunidade interna (servidores e discentes da instituição) e externa, como forma de percepção e acolhimento da singularidade de cada indivíduo, refletindo possíveis formas de promover a inclusão social e educacional das pessoas com deficiência. O projeto também almeja despertar o engajamento, a sensibilização e a conscientização por parte do público participante, questionando a própria arquitetura física e relacional na instituição.  

O método de desenvolvimento do CINE NAPNE contempla exibições de filmes, curtas-metragens e/ou episódios de séries que apresentem temáticas voltadas para a inclusão social e educacional. Tais exibições serão seguidas de debates moderados por profissionais integrantes da equipe do NAPNE campus Maracanã e/ou por profissionais da comunidade externa que possuam expertise no campo da inclusão social e educacional. No dia da exibição, é prevista a aplicação de questionários semiestruturados (antes e depois da exibição dos vídeos), visando avaliar a ação, de modo que os espectadores possam se expressar sobre como se sentem e agem em relação às questões suscitadas ao longo da exibição.

 CINE-debate-NAPNE (Nova Friburgo)  

Consiste na apresentação de filmes com o objetivo de oportunizar a vivência de questões que envolvem o universo da pessoa com deficiência ou com necessidades específicas. Após a exibição ocorrem debates para enriquecer a experiência. 

 

Oficina de Empatia (NAPNE-Nova Friburgo)

O objetivo dessa oficina é proporcionar aos estudantes a oportunidade de se aproximarem das demandas cotidianas das pessoas com deficiência. São elaborados percursos que apresentam características de determinadas deficiências, os estudantes fazem os percursos e se aproximam de como essas demandas se apresentam em interação com o ambiente. Proporciona uma rica reflexão e estimula a empatia, criando noções de solidariedade e fortalecendo nosso compromisso com a acessibilidade.

 

Parceria com o Projeto Olhos Meus (NAPNE-NOVA FRIBURGO)

Projeto de extensão para formação de ledores e promoção da inclusão de PcD visual.  

 @olhosmeus.cefet

 Olhos Meus 

 

Parceria com o COMPcD.NF - Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Nova Friburgo

Cooperação na realização de atividades diversas, a exemplo da realização da pré-Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Nova Friburgo (2023) em nosso campus, da pré-conferência online e posterior participação na 1ª Conferência Municipal de 2023. 

 

Agenda Plural (NAPNE-NOVA FRIBURGO)

Participação na organização e em atividades da Agenda Plural (dias reservados no calendário acadêmico com atividades complementares, transversais, buscando dar visibilidade a temas como combate a violências e discriminações, promoção de direitos, proteção do meio ambiente, entre outras).

 

Projeto de extensão: Educação Inclusiva em Foco (NAPNE NOVA IGUAÇU)

O projeto “Educação Inclusiva em Foco”, vinculado ao Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do CEFET/RJ UnED Nova Iguaçu, busca contribuir para a conscientização da comunidade acadêmica local sobre a importância da educação inclusiva e para construir um ambiente educacional acolhedor, sem preconceitos e com ferramentas para que, em consonância com as legislações vigentes, os direitos dos discentes com deficiência sejam garantidos. 

 

Fim do conteúdo da página