Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Pesquisa realizada no Cefet/RJ é apresentada em evento nacional de redes de computadores
Início do conteúdo da página

Pesquisa realizada no Cefet/RJ é apresentada em evento nacional de redes de computadores

Publicado: Terça, 04 de Junho de 2024, 16h40 | Última atualização em Terça, 04 de Junho de 2024, 16h40 | Acessos: 274

Baseado no seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), defendido em novembro de 2023, o aluno egresso Ricardo Luiz Cerqueira Júnior, do curso de Engenharia de Computação do Cefet/RJ Uned Petrópolis, apresentou um artigo no Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC). Considerado o evento científico mais importante do país nesta área, o simpósio foi realizado entre os dias 20 e 24 de maio, na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Ricardo Luiz apresentou seu trabalho no Instituto de Computação da UFF

Intitulado “Um sistema de detecção de ataques Evil Twin com aprendizado de máquina não-supervisionado”, o artigo propõe um sistema centrado no usuário que busca detectar um ataque cibernético – o Evil Twin –, que se caracteriza por enganar as pessoas para se conectarem a um ponto de acesso Wi-Fi falso. De acordo com a pesquisa, a taxa de precisão do sistema proposto é de 98,72%. O artigo contou com a colaboração dos professores Dalbert Mascarenhas e Felipe Henriques (Cefet/RJ Uned Petrópolis) e Igor Moraes (UFF).

— Durante o nosso trabalho, realizamos diferentes simulações para desenvolver um sistema de detecção diferente dos que já existem na literatura. O nosso estudo inicial, aliado ao algoritmo de aprendizado de máquina utilizado, possibilitou o desenvolvimento de um sistema adaptável e baseado no usuário final — afirmou Ricardo.

O artigo é fruto de um trabalho iniciado em 2021 durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Sob orientação de Mascarenhas, Ricardo começou a estudar sobre segurança em redes e disse ter se interessado pelo Evil Twin pela facilidade com que esse ataque pode ser realizado, pela popularidade de redes Wi-Fi públicas e por expor o usuário a diversos outros ataques.

— Estudamos vários sistemas de detecção específicos para esse ataque na literatura, mas não encontramos nenhum que abordasse o problema como nós imaginávamos. A partir daí, iniciamos de fato o desenvolvimento do nosso sistema, o UETADS (User-based Evil Twin Attacks Detection System). Todo esse estudo iniciado através do PIBIC se tornou meu TCC — declarou.

O professor Dalbert Mascarenhas destacou que a publicação do artigo na SBRC é “um marco significativo que evidencia a dedicação à pesquisa de qualidade”. Para ele, por ser focado na área de segurança, o trabalho se destaca em um momento crucial devido ao aumento das ameaças cibernéticas e à carência de profissionais capacitados na área.

— Essa contribuição não só valida a relevância da pesquisa desenvolvida, posicionando o autor como uma referência emergente, mas também avança o conhecimento em segurança da informação, preenchendo a lacuna existente no mercado e preparando o egresso para oportunidades em empresas de tecnologia, instituições de pesquisa e programas de pós-graduação de prestígio — enfatizou o docente.

O SBRC é um evento anual realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pelo Laboratório de Redes de Computadores (LARC).

Fim do conteúdo da página