Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

PEC-G

Publicado: Quarta, 27 de Abril de 2022, 19h41 | Última atualização em Quinta, 22 de Fevereiro de 2024, 19h47 | Acessos: 1308



O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), criado oficialmente em 1965 pelo Decreto nº 55.613 e, atualmente regido pelo Decreto nº 7.948/2013, é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE). O PEC-G oferece a estudantes de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordo educacional, cultural ou científico-tecnológico a oportunidade de realizar seus estudos de graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, dentre elas, o CEFET/RJ.

Para candidatar-se, o interessado deverá dirigir-se à Embaixada Brasileira de um dos países participantes. A data é definida pelo Ministério das Relações Exteriores.

Os candidatos de países que não aplicam o CELPE-BRAS, após a Seleção do PEC-G serão submetidos ao curso de português para estrangeiros e ao exame CELPE-BRAS (apenas uma vez) no Brasil. A certificação no exame de proficiência em língua portuguesa é condição fundamental para o ingresso na Instituição de Ensino Superior e no Programa de Estudantes-Convênio de Graduação.

Para maiores informações, acesse as páginas:

Outras informações importantes podem ser acessadas em:

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página