Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Interna

Publicado: Sexta, 25 de Fevereiro de 2022, 21h48 | Última atualização em Sexta, 02 de Setembro de 2022, 15h33 | Acessos: 2925

ATENÇÃO DISCENTES (ALUNOS)

O DEPES é responsável somente pelos cursos de graduação do campus MARACANÃ. Todas as informações, formulários desta página e de todas do sub-menu desta são exclusivamente para campus Maracanã. Para os outros CAMPI procure as Gerencias acadêmicas e ou secretarias acadêmicas, consulte o site Quem é Quem para maiores informações.

MATRÍCULAS EM DISCIPLINAS DE OUTROS CAMPI

Disciplinas de outros campi não podem ser solicitadas pelo Portal do Aluno. O aluno que quiser se matricular em uma disciplina de outro campus precisará fazer a solicitação conforme o Item Pedido de mobilidade interna 2022.2, que inicia  as 12:00 h do dia 01/09/22  e termina as 23:59 do dia 06/09/22., descrito no site do DEPES(www.cefet-rj.br/depes)

A confirmação da matrícula da mobilidade interna será disponibilizada a partir do dia 05/10/22.
O aluno não poderá ter choque de horarios entre as disciplinas a serem cursadas no seu campus e na da mobilidade interna, não será aceito pedidos de quebra de choque de horario.

O processo de mobilidade não é garantido, uma vez que depende de vagas disponíveis na turma interessada e como o processo é feito depois da terceira fase de matricula, o discente pode não conseguir cursar a disciplina.
Caso o aluno peça mobilidade acadêmica a disciplina não deverá ser pedida no próprio curso, gerando duplicidade. Caso ocorra duplicidade a mobilidade será cancelada. 

Lembrando que as presenças são contabilizadas a partir do primeiro dia de aula, neste semestre 14/09/2022, desta forma o aluno deverá assistir todas e informar ao professor que esta no processo de mobilidade interna.


Regras de mobilidade interna, conforme manual do aluno:

Estarão aptos a requererem inscrição em uma determinada disciplina fora da sua Unidade de Origem os alunos que atenderem aos seguintes requisitos:
1. Possuírem coeficiente de rendimento acumulado igual ou superior a 6,0 (seis);
2. Tiverem cursado, com aprovação, todas as disciplinas até o terceiro período, inclusive;
3. Tiverem cursado todos os pré-requisitos exigidos para a disciplina tanto na Unidade de Origem quanto na Unidade de Destino;
4. Houver vagas disponíveis para a disciplina desejada na Unidade de Destino;

 É Vedado ao aluno:
 • Cursar mais do que 6 (seis) disciplinas fora da Unidade de Origem;
 • Cursar mais do que 2 (duas) disciplinas fora da Unidade de Origem em um mesmo semestre;
 • Inscrever-se nas disciplinas Projeto Final I e II e Estágio Supervisionado fora da Unidade de Origem.

O requerimento de inscrição deverá ser autorizado pelos Chefes de Departamento, tanto da Unidade de Origem quanto da Unidade de Destino. Os alunos da Unidade de Origem terão prioridade na inscrição em disciplinas sobre alunos de quaisquer outras unidades. A inscrição de alunos fora das suas Unidades ocorrerá sempre após a confirmação de inscrição em disciplinas (CID) dos alunos da Unidade de Destino. A ordem de prioridade para o preenchimento das vagas para alunos de fora das Unidades terá como critério o Coeficiente de Rendimento Acumulado. Casos omissos serão analisados pelo Conselho de Ensino.

Atenção: Uso exclusivo dos alunos do DEPES, qualquer pedido feito por alunos de outras unidades será desconsiderado. Para outras unidades peço que entre em contato com a gerencia Acadêmica da unidade.

Use o link abaixo para fazer o seu pedido de mobilidade interna:  Formulário de mobilidade interna,

Atenção: Uso exclusivo dos alunos do DEPES, qualquer pedido feito por alunos de outras unidades será desconsiderado. Para outras unidades peço que entre em contato com a gerencia Acadêmica da unidade.

 

OBSERVAÇÕES:

Para evitar quaisquer tipos transtorno durante o período da matrícula, verifiquem antecipadamente se os seus dados, tais como: login, senha, email, cadastro, etc estão atualizados e se voce consegue ter acesso ao Portal do Aluno.

Qualquer pendência com a Biblioteca impossibilitará o aluno de realizar a matrícula.

Alunos que estão nas listas das Comissões de Acompanhamento de Desempenho Discente (CADDs) podem ter o acesso à área de solicitação de matrícula bloqueado. Nestes casos, deve-se procurar os representantes da CADD de seu curso ou campus.

Problemas de acesso ao Portal (logins/senhas) ficam a cargo do DTINF solucionar. Comuniquem eventuais problemas pelo sistema de chamados do CEFET/RJ em http://chamados.cefet-rj.br ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Outros problemas com disciplinas e questionamentos quanto ao resultado do processamento da matrícula devem ser encaminhados à SECAD ou às Secretarias das UnEDs para avaliação e providências.

Para eventuais necessidades futuras, salve a tela da matrícula após o envio dos dados.

registrado em:
Fim do conteúdo da página