Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cefet/RJ Plural
Início do conteúdo da página

Cefet/RJ Plural

Publicado: Terça, 08 de Fevereiro de 2022, 17h42 | Última atualização em Quarta, 23 de Março de 2022, 08h23 | Acessos: 977

Qual seria a identidade institucional do Cefet/RJ?

Se olharmos para sua centenária trajetória, podemos dizer que o Cefet/RJ tem sido uma casa que abriga tradição e inovação na educação profissional pública de qualidade. Apesar disso, por mais que sejamos tradicionalmente vistos como uma escola de cursos técnicos, somos também uma instituição que oferta cursos de graduação e pós-graduação em diferentes áreas de conhecimento. Falar do Cefet/RJ hoje é também considerar sua expansão em diferentes unidades e as interações entre a tradição no ensino de ofícios atendendo as demandas das populações locais. As transformações vividas pela nossa instituição ao longo da história são a razão de sua longevidade e de seu reconhecimento social. Se há algo que caracteriza, assim, a identidade institucional do Cefet/RJ é o seu caráter plural.

Numa sociedade que costuma estigmatizar o ensino e a aprendizagem de ofícios como algo menor – em comparação ao bacharelado –, somos uma casa que entende educação e trabalho como exercícios de cidadania democrática e de possibilidade de melhoria de vida. Numa sociedade que ainda considera que as escolas técnicas sejam espaços de formação de homens para a indústria nacional, o Cefet/RJ registra, desde suas origens, uma forte presença de mulheres em seus corpos discente e docente. Numa sociedade com números alarmantes de casos de racismo, sexismo, LGBTQIA+fobia, misoginia e tantas outras formas de opressão à dignidade humana, é crescente o número de projetos de ensino, pesquisa e extensão, núcleos e coletivos voltados para uma formação educacional que respeite a diversidade de existências.

É com base nessa perspectiva de uma instituição multifacetada que surge o Cefet/RJ Plural, uma ação político-institucional que tem como objetivo mobilizar a comunidade cefetiana no combate a todos os tipos de preconceito, contribuindo para a construção de um ambiente democrático e aberto à diversidade. Serão desenvolvidas campanhas educacionais voltadas para estudantes dos três níveis de ensino, servidores, funcionários terceirizados, responsáveis e público externo, com a promoção de ações de conscientização sobre a importância de se respeitarem as diferenças. Serão também divulgados canais de denúncia e acolhimento às vítimas em casos de racismo, sexismo, LGBTQIA+fobia, misoginia e assédios moral e sexual. 

Nossa casa – o Cefet/RJ – permanece viva e atuante porque soube, ao longo do tempo, ser abrigo para a tradição de excelência na educação tecnológica e para a pluralidade de conhecimentos, pensamentos e existências. Somos uma casa de portas abertas para a diversidade e o respeito. Aqui, o racismo, o sexismo, a LGBTQIA+fobia, a misoginia e outras formas de opressão não podem criar morada.

 

Notícias relacionadas:

registrado em:
Fim do conteúdo da página