Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Auditoria interna
Início do conteúdo da página

Auditoria interna

Publicado: Quarta, 17 de Junho de 2015, 19h56 | Última atualização em Segunda, 03 de Abril de 2017, 14h40 | Acessos: 10052

 

Não se trata de tema atual a busca pela eficácia, eficiência e economicidade no cerne das entidades públicas. Desta feita, cada vez mais o trabalho de controle interno vem ganhando espaço e importância, sobretudo com o advento do processo de reforma estrutural da Administração Pública, o qual teve início em 1995 com o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE).

 

Atualmente, não só é indispensável obter eficácia na consecução dos objetivos, mas também é imperativo que os recursos sejam utilizados de maneira eficiente. Assim, é mandatório que os gestores públicos passem a atuar com maior rigor na gestão dos recursos públicos. Neste contexto, a auditoria interna emerge com uma proposta de elaborar soluções, ferramentas e padrões que possibilitem maior eficiência e eficácia à gestão.

 

A Auditoria Interna deve operar como um instrumento de gestão no âmbito das instituições, desenvolvendo suas atribuições em um ambiente complexo e dinâmico, buscando detectar e prever insuficiências, avaliar suas origens e os riscos a elas associados. Ademais, deve apontar e examinar processos críticos, além de oferecer saídas para seu aperfeiçoamento, sempre visando a melhorias por parte da gestão. As atividades de auditoria interna são extensas, abrangendo toda a entidade, todas as dimensões de suas operações e todos os níveis da sua estrutura.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página