Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Auditoria interna
Início do conteúdo da página

Auditoria interna

Publicado: Quarta, 17 de Junho de 2015, 16h56 | Última atualização em Quarta, 08 de Agosto de 2018, 11h06 | Acessos: 14842

 

Atualmente, não só é indispensável obter eficácia na consecução dos objetivos, mas também é imperativo que os recursos sejam utilizados de maneira eficiente. Assim, é mandatório que os gestores públicos passem a atuar com maior rigor na gestão dos recursos públicos. Neste contexto, a auditoria interna emerge com uma proposta de promover soluções, ferramentas e padrões que possibilitem maior eficiência e eficácia à gestão.

 

A auditoria interna consiste em uma atividade independente e objetiva de avaliação e de consultoria, organizada de maneira a aprimorar as operações de uma entidade e a elas agregar valor.  Auxilia na realização de seus objetivos, a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, de controles internos e de governança. 

 

Deve operar como um instrumento de gestão no âmbito das instituições, desenvolvendo suas atribuições em um ambiente complexo e dinâmico, buscando detectar e prever insuficiências, avaliar suas origens e os riscos a elas associados. Ademais, deve apontar e examinar processos críticos, além de oferecer saídas para seu aperfeiçoamento, sempre visando a melhorias por parte da administração. As atividades de auditoria interna podem abranger toda a entidade, todas as dimensões de suas operações e todos os níveis da sua estrutura.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página