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Facilitadores de Aprendizagem

Publicado: Terça, 11 de Abril de 2023, 19h30 | Última atualização em Segunda, 25 de Março de 2024, 15h56 | Acessos: 8378

O Programa Institucional de Bolsa de Facilitadores de Aprendizagem no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), criado em 2023 em resposta as leis 9394/1996; 12.764/2012; 13.146/2015 e 14.254/2021, tem por finalidade fomentar o apoio e o acompanhamento de estudantes do Cefet/RJ com deficiência, transtorno global do desenvolvimento, transtorno de espectro autista, altas habilidades/superdotação, além de transtornos de aprendizagem no que se refere a execução de suas atividades pedagógicas e a interação com o professor por meio de facilitadores de aprendizagem.

O programa desempenha um papel crucial na promoção da inclusão e da acessibilidade no ensino. Do ponto de vista pedagógico, o programa se vale de uma perspectiva de aprendizagem colaborativa como parte fundamental de sua abordagem, incentivada por meio da triangulação interativa entre Facilitadores de Aprendizagem, estudantes assistidos e professores, sob supervisão dos coordenadores dos Núcleos de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas, (NAPNE).

Os facilitadores atuam como mediadores no processo de ensino, facilitando a comunicação e a colaboração. O programa não oferece apenas suporte individualizado, mas também auxilia os estudantes na construção de habilidades sociais, no desenvolvimento de estratégias de aprendizagem e na promoção de um ambiente de respeito e compreensão mútua. Além disso, a colaboração entre os facilitadores e os professores é fundamental para adaptar as práticas pedagógicas e materiais didáticos de forma a atender às necessidades específicas dos estudantes com deficiência e ou transtornos de aprendizagem. Essa cooperação resulta em estratégias de ensino mais inclusivas e eficazes.

O Programa Institucional de Bolsa de Facilitadores de Aprendizagem no Cefet/RJ busca reconhecer que cada aluno é único e pode ter necessidades diferentes. Portanto, as estratégias de ensino são adaptadas para atender às necessidades individuais, permitindo que os alunos progridam em seu próprio ritmo. Alunos com necessidades especiais, sejam elas deficiências, dificuldades de aprendizagem ou outras, recebem o suporte necessário. A abordagem integral implantada busca promover um ambiente de sala de aula inclusivo. Isso reduz o estigma e promove a diversidade, o que é benéfico para o sucesso acadêmico e o bem-estar emocional de todos os alunos envolvidos.

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