Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Disciplina de Estágio
Início do conteúdo da página

Estágio

Publicado: Sexta, 12 de Junho de 2015, 15h12 | Última atualização em Quarta, 27 de Maio de 2020, 18h37 | Acessos: 80551

 DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR - DEPES

SETOR DE SUPERVISÃO DA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ENSINO SUPERIOR- SESUP

DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO - DES

________________________________________________________________________________________

 

Em caso de dúvidas, favor nos contactar pelo

 por e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Termo de Compromisso (contratos) 

Entrar em contato com a DIEMP pelos telefones 25663053 /3054

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

28/05 – quarta-feira

Informe – Prorrogação do prazo para cumprimento das atividades

 

Em razão das atividades acadêmicas terem sido suspensas logo no inicio do semestre, a decisão de se aceitar o estágio em home office no período em que durar a quarentena, e a adaptação de todos os envolvidos no processo da disciplina / DES, informamos a prorrogação até 19/06 do prazo para o cumprimento das atividades.

Informamos que apesar da realização das instruções abaixo em um único momento, o professor/supervisor somente dará continuidade à avaliação da Ficha de Frequência e Relatório se aprovar os documentos relacionados à atividade proposta pelo aluno para a disciplina.

Os alunos inscritos na disciplina em 2020_1 que perderam os prazos deverão seguir as instruções abaixo:

 

1. Acessar o link abaixo - Ficha de Informação. Preencha e enviar pelo acesso do formulário. <https://forms.gle/APQSC6pxfonnZUUXA>

 2. Documentos: deve estar escaneados (fotografias serão desconsideradas)  Enviar para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. conforme instruções.

  • Se estagiário: Termo de Compromisso/TC (vigente neste semestre) – Termo Aditivo/TA (se cessada a vigência do TC). ASSUNTO DA MENSAGEM DE E-MAIL: nome completo_curso (p.ex.: Maria da Silva Souza_GMEC_TC).
  •  Se empregado: Carteira de trabalho/CT (todas as folhas que contenham informações). ASSUNTO DA MENSAGEM DE E-MAIL: nome completo_curso (p.ex.: Maria da Silva Souza_GMEC_CT).
  • Se empreendedor: Documento de abertura da empresa/ DAE em nome do aluno (constando as informações da empresa). ASSUNTO DA MENSAGEM DE E-MAIL: nome completo_curso (p.ex.: Maria da Silva Souza_GMEC_DAE)

3. Ficha de Frequência: devem estar escaneadas ambas as folhas (fotografias serão desconsideradas). 

  • Enviar para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. conforme instruções. 
  • Preencher os dias trabalhados, ainda que em home office aprovados pela empresa, conforme a vigência do seu Termo de Compromisso/Termo Aditivo.
  •  Avaliação (segunda folha) e assinatura do supervisor/empresa. ASSUNTO DA MENSAGEM DE E-MAIL: nome completo_curso (p.ex.: Maria da Silva Souza_GMEC_FF).

4. Relatório: deve estar escaneado (fotografias serão desconsideradas)

  • Elaborar conforme instruções do anexo <http://www.cefet-rj.br/index.php/estagio> Relatório_regras (assinado pelo aluno e pelo supervisor/empresa)
  •  ASSUNTO DA MENSAGEM DE E-MAIL: nome completo_curso (p.ex.: Maria da Silva Souza_GMEC_Relatório).

5. Acessar o link abaixo - Avaliação do Estágio pelo Aluno. Preencha e enviar pelo acesso do formulário.

<https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSduQjLlCxKrAyQRn5-6SNFK-sUs8x3H8IsnpFtsuF1Wuk1XqQ/viewform?usp=sf_link>

 ________________________________________________________________________________________________________________________________________________

20/05 - quarta-feira

Informe 1

Ficha de Frequência - tirando dúvidas

  1. As horas devem ser contadas da data da matrícula na disciplina até a data da entrega da Ficha de Frequência, e dentro da vigência do seu Termo de Compromisso.
  2. Não são válidas as horas estagiadas / trabalhadas:
  • Em período anterior à sua inscrição / matrícula na disciplina;
  • Nos sábados, domingos, feriados e nos dias de pontos facultativos.

..................................................................................................................................................................................................................................................

Informe 2

Lista dos inscritos na disciplina (documentos válidos e ficha de inscrição enviados ao SESUP)

Verifique no arquivo abaixo no anexo   Inscritos 2020_1_20.05.xls  

 

..................................................................................................................................................................................................................................................

Informe 3

Supervisores da disciplina por curso

Verifique no arquivo abaixo no anexo  CEFET_supervisores.doc  o nome do professor supervisor do seu curso.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

14/05 - quinta-feira

Assinatura da Ficha de Frequência e Relatório

O aluno deve enviar a Ficha de Frequência e o Relatório em arquivo Word para o  supervisor/empresa. O supervisor/empresa assina e rubrica todas as páginas (pode ser assinatura digital)  e envia arquivo PDF  ao aluno. Desse modo a assinatura do supervisor/empresa fica preservada.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

07/05 - quinta-feira

Inscritos na disciplina

Verifique a sua situação no anexo Lista_2020.1, quem estiver com a anotação "TA" =  Termo Aditivo entre em contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. para conversar sobre a questão.

 

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

06/05 - quarta-feira

Informe 1

Home office

Informamos que os professores supervisores da disciplina acatam a possibilidade de aproveitamento das horas estagiadas/trabalhadas em home office durante a quarentena. Cabendo a avaliação e aprovação de cada caso pelos supervisores da DES.

....................................................................................................................................................................................................................................

Informe 2 

 Link disponível aos alunos - Avaliação do Estágio pelo Aluno

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSduQjLlCxKrAyQRn5-6SNFK-sUs8x3H8IsnpFtsuF1Wuk1XqQ/viewform?usp=sf_link 

....................................................................................................................................................................................................................................

Informe 3

Período de 15 a 19/06/20

Envio ao SESUP da Ficha de Frequência, Avaliação e Relatório 

 

1.  Ficha de Frequência 

  • Preencher os dias trabalhados, ainda que em home office aprovados pela empresa, conforme a vigência do seu Termo de Compromisso/Termo Aditivo.
  • Avaliação (segunda folha) e assinatura do supervisor/empresa.
  • A Ficha de Frequência deverá estar escaneada (será desconsiderada FF fotografada).
  • ASSUNTO DA MENSAGEM DE E-MAIL: nome completo_curso (p.ex.: Maria da Silva Souza_GMEC_FF).
  • Enviar para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

2. Relatório

  • Elaborar conforme instruções do anexo abaixo Relatório_regras (assinado pelo aluno e pelo supervisor/empresa)
  • O Relatório deverá estar escaneado (será desconsiderado se fotografado).
  • ASSUNTO DA MENSAGEM DE E-MAIL: nome completo_curso (p.ex.: Maria da Silva Souza_GMEC_relatório).
  • Enviar para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

   ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

PERGUNTAS FREQUÊNTES

DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO – DES

 

  1.  O que fazer após a inscrição na disciplina ?
  • Após iniciado o semestre letivo, acompanhar pelo endereço http://www.cefet-rj.br/index.php/estagioo início das atividades da disciplina.
  1. O que é Termo de Compromisso ?
  • É o contrato feito quando da admissão do estagiário.
  1. O que é Termo de Compromisso válido ?
  • É o contrato de admissão do estagiário assinado pelas partes (Empresa, aluno e CEFET/RJ –DIEMP).
  1. Quem no CEFET/RJ assina o Termo de Compromisso e Termo Aditivo ?
  • O chefe ou representante da DIEMP. Nunca o professor ou coordenador do curso.
  1. O que é Termo Aditivo ?
  • É o documento que altera quaisquer informações do Termo de Compromisso.6
  1. Qual a relação entre o SESUP (Setor de Supervisão de Estágio do Ensino Superior) e DIEMP (Divisão de Integração Empresarial) ?
  • O SESUP é um setor do CEFET/RJ que dá suporte na organização da disciplina estágio supervisionado. A DIEMP (Localiza-se no bloco B –térreo) é a divisão responsável pelo convênio empresa–CEFET/RJ, seguro do estagiário e pelas questões relacionadas a assinatura e renovação do Termo de Compromisso.
  1. Quais são as atividades aceitas para a DES ?
  • Estágio (na área cursada), aluno empregado e jovem aprendiz e aluno empreendedor. As atividades serão propostas e analisadas pelo professor supervisor da disciplina.
  1. Como são contadas as horas para a DES ?
  • São contadas a partir da matricula na disciplina, iniciado o semestre letivo e dentro da vigência do Termo de Compromisso (Termo Aditivo).
  1. O que fazer se eu não completar as horas necessárias para conclusão da DES ?
  • O aluno deverá completar todo o Calendário do SESUP no semestre, trancar a matrícula no período dos exames finais (no DERAC) e se matricular no semestre seguinte.
  1. Quando preciso trancar a disciplina para contar as horas de um semestre no seguinte ?
  • Após o período dos exames finais.
  1. Comecei o estágio no final do semestre quando me matriculei na disciplina, como serão contadas as horas ?
  • As horas serão contadas da matrícula até a datada conclusão da disciplina (Calendário SESUP no semestre) no semestre seguinte, dentro da vigência do termo de compromisso (termo aditivo).
  1. Posso acumular as horas estagiadas com outras feitas em semestres alternados ?
  • Não.
  1. Posso aproveitar as horas estagiadas antes da matrícula feita na DES ?
  • Não.
  1. Quem assina o Relatório a ser entregue pelo aluno ao professor (SESUP) ?
  • O supervisor das atividades do aluno na empresa. Este deve rubricar cada folha do relatório.
  1. O meu supervisor está ausente, quem pode assinar o meu Relatório e Ficha de Frequência ?
  • O chefe imediato do supervisor deverá assinar (Na falta de carimbo, colocar cargo, registro profissional ou CPF) Relatório e Ficha de Frequência na ausência deste.

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página