Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Disciplina de Estágio
Início do conteúdo da página

Estágio Supervisionado

Publicado: Sexta, 12 de Junho de 2015, 15h12 | Última atualização em Sexta, 27 de Maio de 2022, 17h35 | Acessos: 130687

 

DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR
Disciplina Estágio Supervisionado

_____________________________________________________________________________________________________

 Aviso

_____________________________________________________________________________________________________

Índice

_______________________________________________________________________________________________________________________

Introdução

Prezado(a) Aluno(a), seja bem-vindo(a)!

Esta é uma página voltada para a disciplina Estágio Supervisionado. Aqui você encontrará todas as informações e orientações de que precisa para cumprir todas as etapas. É muito importante que o aluno leia com atenção todas as instruções constantes aqui na página.

ATENÇÃO:  Documentos (Termo de Compromisso de Estágio e Termo Aditivo) válidos para cursar a disciplina devem estar assinados  pela chefe da DIEMP. Para isso, é preciso procurar a Divisão de Integração Empresarial: diemp.maracana@cefet-rj.br

As atividades administrativas da Disciplina Estágio Supervisionado são feitas de forma eletronicamente remota. O envio de documentos exclusivamente de forma digital ou digitalizada - via formulários.

No final da página, temos um espaço reservado para Perguntas Frequentes, no qual muitas dúvidas podem ser esclarecidas. Então, antes de enviar um e-mail, orientamos que leia esse conteúdo. A resposta que você busca pode estar lá!

Caso tenha qualquer dúvida quanto à disciplina Estágio Supervisionado, envie um e-mail para: estagiosupervisionado.depes@cefet-rj.br que estaremos à disposição para ajudar.

Desejamos a você bons estudos!

Retornar ao índice

_______________________________________________________________________________________________________________________

Informativos

 17/05/2022 - PLANO DE ATIVIDADES - Anexo do Termo de compromisso

A assinatura do professor orientador (ou do coordenador do curso) deve constar no TCE  no momento da assinatura do mesmo.
Se não foi assinado tempestivamente, preencha o PA (Anexo disponível no nosso site) e solicite assinatura junto ao departamento do seu curso.

PA enviado sem assinatura do professor orientador (seja constando no TCE ou modelo anexo em nosso site) será desconsiderado!

 

12/05/2022 - ATENÇÃO AOS ENVIOS!

TCE - deve estar assinado pelo CEFET e constar: "Estágio Obrigatório"

TA - deve estar assinado pelo CEFET

PA - deve estar assinado pelo professor orientador (do seu curso)

PDF deve estar nomeado corretamente: nome completo_matricula_sigla do documento

Documentos enviados em não conformidade com as regras serão DESCONSIDERADOS! Não basta apenas enviar, o documento deve ser válido.

 

09/05/2021 - FORMULÁRIO PARA A 1ª ATIVIDADE 2022/1 DISPONÍVEL

Está disponível, aqui na página, o link de acesso para preenchimento do formulário FICHA DE INFORMAÇÃO - formulário eletrônico referente à 1ª atividade da disciplina Estágio Supervisionado do semestre letivo 2022/1. O link está disponível no item III da seção Passo a Passo. Antes de preencher, é muito importante ler as instruções de preenchimento, que também estão disponíveis aqui na página. Durante o preenchimento do formulário, não deixe de enviar a documentação pertinente e de forma correta. Instruções para o envio dos documentos estão disponíveis na Seção Passo a Passo.

IMPORTANTE: forma correta para nomear arquivos nome completo_matricula_sigla do documento

ATENÇÃO: Fique atento ao prazo para preenchimento! De acordo com o calendário de atividades da disciplina, o formulário ficará disponível até o dia 29/05/2022.

 

19/04/2022 - DISPONIBILIZADA A FICHA DE FREQUÊNCIA

Informamos a todos que já está disponível, aqui na página, a Ficha de frequência atualizada, para preenchimento durante o semestre letivo de 2022/1.

O documento está disponível no final da página, na Seção XI - Anexos.

 

18/04/2022 - ATIVIDADES DA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Informamos a todos que, mesmo com o retorno presencial, as atividades administrativas da disciplina Estágio supervisionado permanecem de forma eletronicamente remota - via formulários. E o envio de documentos permanece de forma digital ou digitalizada. Conforme calendário, liberaremos o formulário para a primeira atividade aqui no site.

Leiam as instruções aqui na página e preparem a documentação!

Caso tenha qualquer dúvida quanto à disciplina Estágio Supervisionado, envie um e-mail para: estagiosupervisionado.depes@cefet-rj.br que estaremos à disposição para ajudar.

 

23/03/2022 - CALENDÁRIO DE ESTÁGIO PARA O ANO LETIVO 2022

Já está disponível, aqui na página, o calendário para as atividades da disciplina de Estágio Supervisionado para o ano letivo de 2022.

Em função dos períodos de excepcionalidade, não haverá prorrogação dos prazos estipulados. Por essa razão, é fundamental ficar atento e programar-se para realizar as atividades dentro dos prazos!

 

  

Retornar ao índice

_______________________________________________________________________________________________________________________

 

E-mail Institucional

MUITO IMPORTANTE!

Os alunos matriculados na disciplina de Estágio Supervisionado
precisam ter um endereço de e-mail institucional para acessar e enviar os formulários e os documentos. 
Acesse http://www.cefet-rj.br/index.php/avisos/3977-disponibilizacao-do-servico-de-e-mail-para-alunos  e crie o seu.

 

Retornar ao índice

_______________________________________________________________________________________________________________________

 

Dados da Disciplina

Confira, a seguir, algumas informações sobre a disciplina de Estágio Supervisionado, de acordo com seu curso.

CURSOS

CÓDIGO DA DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA SEMESTRAL

PRÉ-REQUISITOS

PROFESSORES RESPONSÁVEIS

ADMINISTRAÇÃO GADM1773 324 horas 75 créditos Elizabeth Freitas Rodrigues
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO GCC1838 300 horas 80 créditos Rafael Castaneda Ribeiro
ENGENHARIA AMBIENTAL GAMB1938 360 horas 120 créditos Jaqueline Maria Ribeiro Vieira 
ENGENHARIA CIVIL GCIV8804 378 horas 120 créditos Rosana Dischinger Miranda
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO GELE7295 360 horas 120 créditos Luiz Carlos Campos Pedroza
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GPRO7807 360 horas 120 créditos Bernardo José Lima Gomes
ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES GELE7294 360 horas 120 créditos Luis Carlos Fonseca Machado
ENGENHARIA ELÉTRICA GELE7094 360 horas 120 créditos Mamour Sop Ndiaye
ENGENHARIA ELETRÔNICA GELE7195 360 horas 120 créditos João Roberto de Toledo Quadros
ENGENHARIA MECÂNICA GMEC7601 360 horas* 120 créditos* Tatiane de Campos Chuvas
LÍNGUAS ESTRANGEIRAS APLICADAS GLEA1882 390 horas 100 créditos Adriana Maria Ramos Oliveira
TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET** GTSI1468 300 horas 70 créditos Rafael Castaneda Ribeiro

* De acordo com o Ato DEPES nº 03, de 11 de fevereiro de 2021, a partir do segundo semestre letivo de 2020, o pré-requisito para a disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Engenharia Mecânica foi alterado de 160 para 120 (cento e vinte) créditos. E a carga horária mínima semestral foi alterada de 378 para 360 (trezentos e sessenta) horas.

** O curso de Tecnologia em Sistemas para Internet está em processo de extinção, portanto, não admite mais inscrições.

 

Retornar ao índice

 

 

 _______________________________________________________________________________________________________________________

 

 Calendário da Disciplina

 

ETAPAS
2022.1
2022.2

Inscrição em Disciplinas – Início da 1ª fase *

(Data de início de contagem das horas de estágio)

01/04 31/08

Início do Semestre Letivo *

18/04 14/09

Inscrição em Disciplinas – Fim da 3ª Fase *

04/05 03/10

1ª ATIVIDADE:
Preenchimento do Formulário Ficha de Informação (link disponível aqui na página) e envio (fazer upload) de documentos (formato: nome_completo_sigla_do_curso_sigla_do_documento.pdf)

09 a 29/05 26/09 a 16/10

Encaminhamento do DEPES ao Professor

10/06 27/10

Encaminhamento do Professor ao DEPES

24/06 18/11

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA 1ª ATIVIDADE
- Validação do estágio

- Documentos que apresentaram pendência devem ser corrigidos e serão entregues na 2ª atividade.

01/07 01/12

2ª ATIVIDADE:
Preenchimento do Formulário Avaliação de Estágio (link disponível aqui na página) e envio (fazer upload) de documentos (formato: nome_completo_sigla_do_curso_sigla_do_documento.pdf)

(Data final para contagem das horas de estágio)

11 a 29/07 12 a 30/12

Encaminhamento do DEPES ao Professor

- Aluno com pendência na segunda atividade será notificado por e-mail

- Formulário para envio de documentos com pendência (corrigidos) - somente para alunos que fizeram a 2ª atividade

12/08 13/01/2023

Encaminhamento do Professor ao DEPES

O professor retorna documentação assinada - para arquivo

18/08 18/01/2023

Término do Semestre Letivo *

19/08 19/01/2023

Trancamento da disciplina junto ao DERAC - para quem não concluiu as horas de estágio

(Período de Exames Finais *)

20 a 26/08 21 a 27/01/2023

 * Datas definidas no calendário acadêmico da graduação 2021.

 

Retornar ao índice

 

 

_______________________________________________________________________________________________________________________

Fluxo da Disciplina

A seguir, você poderá ver o Fluxo da Disciplina Estágio Supervisionado. O fluxo da disciplina apresenta as etapas básicas que os estudantes devem seguir, do momento em que conseguem o estágio até receberem a avaliação dos professores. Logo após a imagem representativa do fluxo da disciplina, apresentamos uma definição de cada etapa apresentada no fluxo. Não deixe de conferir!

 

 

  • OBTER ESTÁGIO: Esta é a etapa inicial do fluxo. É quando o(a) estudante consegue uma vaga de estágio.

  • FIRMAR TERMO DE COMPROMISSO: Termo de Compromisso com Plano de Atividades é o contrato firmado no momento da admissão do estagiário pela empresa. É o documento que rege o vínculo entre a empresa e o estagiário, apresentando todas as características do vínculo, tais como os dados da empresa, os dados do estagiário, as atividades desempenhadas pelo estagiário, carga horária, entre outras. O Termo de Compromisso deve ser assinado pelas 3 partes: supervisor do estagiário na empresa, pelo próprio estagiário (ou representante legal, caso o(a) estudante seja menor de idade) e pelo CEFET/RJ. No âmbito do CEFET/RJ, o responsável pela assinatura do Termo de Compromisso é o chefe ou representante da Divisão de Integração Empresarial - DIEMP. 
  • Plano de atividades é um anexo do Termo de Compromisso e deve estar assinado pelo coordenador do curso ou pelo professor orientador da  disciplina.                                                                                                                                                                                                                        
  • LER AS INSTRUÇÕES NA PÁGINA: A leitura das instruções disponíveis na página da disciplina é extremamente importante no sentido de orientar os estudantes e esclarecer diversas dúvidas que surgem ao longo das etapas. Portanto, leia com atenção.

  • INSCREVER-SE NA DISCIPLINA: Após já ter em mãos o Termo de Compromisso, devidamente assinado, o(a) estudante deve se inscrever na disciplina. A inscrição, mediante análise dos pré-requisitos, poderá ser feita pelo portal do aluno, caso o período para inscrição em disciplinas esteja aberto (consultar calendário acadêmico) ou diretamente no DERAC, caso o período para inscrição em disciplinas já esteja encerrado.

  • PREENCHER O FORMULÁRIO (1ª ATIVIDADE): Esta é a 1ª atividade da disciplina. O(A) aluno(a) deve acompanhar o calendário, disponível no site. Quando abrir o período para a 1ª atividade, o(a) aluno(a) deve acessar o site e preencher o formulário eletrônico chamado “Ficha de Informação”.

  • ENVIAR OS DOCUMENTOS (PELO FORMULÁRIO): Durante o preenchimento do formulário “Ficha de Informação”, o(a) aluno(a) deverá fazer o upload de seus documentos. Para saber quais os documentos necessários, leia, aqui na página, a seção “Passo a Passo”. Os documentos enviados serão analisados e, posteriormente, encaminhados para análise dos professores.

  • VER ANÁLISE DOS DOCUMENTOS E DO ESTÁGIO: Os resultados das análises dos documentos – feitas pelo DEPES e pelos professores – são postados na página, de acordo com o calendário. Caso a situação do(a) aluno(a) esteja como “REGULAR”, tudo certo, basta seguir em frente. Caso a situação esteja como “PENDENTE”, o(a) aluno(a) deverá verificar o que há de errado e providenciar a correção para a próxima atividade da disciplina.

  • ALIMENTAR FICHA DE FREQUÊNCIA: Após o final da 1ª atividade, o(a) aluno(a) deverá, com o passar dos dias, alimentar a Ficha de Frequência. Para saber mais sobre a Ficha de Frequência, acesse a seção “Regras para Preenchimento de Documentos”. Nesta seção, o(a) aluno(a) encontrará todas as instruções para preencher a Ficha de Frequência corretamente.

  • ELABORAR RELATÓRIO DE ESTÁGIO: Assim como o Ficha de Frequência, o(a) aluno(a) também deverá elaborar o “Relatório de Estágio”. Na seção “Regras para Preenchimento de Documentos”, o(a) aluno(a) também encontrará todas as instruções para fazer o Relatório de Estágio de maneira correta.

  • PREENCHER O FORMULÁRIO (2ª ATIVIDADE): Esta é a 2ª atividade da disciplina. O(A) aluno(a) deve acompanhar o calendário, disponível no site. Quando abrir o período para a 2ª atividade, o(a) aluno(a) deve acessar o site e preencher o formulário eletrônico chamado “Avaliação de Estágio”.

  • ENVIAR OS DOCUMENTOS (PELO FORMULÁRIO): Durante o preenchimento do formulário “Avaliação de Estágio”, o(a) aluno(a) deverá fazer o upload de seus documentos. Para saber quais os documentos necessários, leia, aqui na página, a seção “Passo a Passo”. Os documentos enviados serão analisados pelo DEPES e, posteriormente, encaminhados para análise dos professores.

  • RECEBER AVALIAÇÃO: Após analisar os documentos enviados, os professores atribuirão a nota aos alunos, encerrando o fluxo da disciplina. 
  • TRANCAMENTO DA DISCIPLINA: O(A) aluno que não concluir as horas de estágio dentro do semestre deverá trancar a disciplina junto ao DERAC. Caso tenha feito as atividades, corretamente e tempestivamente, ficará com saldo de horas para o semestre seguinte. No próximo período irá se inscrever na disciplina, fazer as atividades novamente (atualizando a documentação enviada no semestre anterior) e dar continuidade a contagem de horas.

Retornar ao índice

 

___________________________________________________________________________________________________________

 

Passo a Passo

CONSEGUIU O SEU ESTÁGIO? CONFIRA ABAIXO INFORMAÇÕES IMPORTANTES.

 

Passo 1 => Ao conseguir a vaga de estágio, o(a) estudante deve providenciar o Termo de Compromisso de Estágio (TCE) e o Plano de atividades. Para isso, é preciso procurar a Divisão de Integração Empresarial – DIEMP. Qualquer documento referente a estágio que precise ser assinado pelo CEFET/RJ deve ser levado à DIEMP. Para outras informações sobre Termo de Compromisso e Plano de atividades, consulte a seção Perguntas Frequentes.

A documentação deve ser DIGITALIZADA (em formato de arquivo .pdf e nomeada: nome_completo_sigla_do_curso_sigla_do_documento). Se os documentos estiverem fotografados, serão DESCONSIDERADOS. Após digitalizar os documentos, guarde-os, pois serão necessários para enviar quando chegar o momento de preencher a Ficha de Informação (1ª atividade).

Passo 2 => Após ter o Termo de Compromisso e Plano de atividades devidamente assinados, o(a) estudante deverá fazer a inscrição na disciplina Estágio Supervisionado. Se estiver dentro do prazo para inscrições em disciplinas (consultar calendário acadêmico), a inscrição poderá ser feita diretamente no sistema, assim como qualquer outra disciplina. Alunos que começarem a estagiar após o período de inscrições fazem  a inscrição na disciplina diretamente no DERAC. Para mais informações sobre inscrições no DERAC, orientamos que entrem em contato com eles.

Passo 3 => Após estar com a documentação regularizada e inscrição na disciplina feita, é hora de preencher a Ficha de Informação. A Ficha de Informação é um formulário eletrônico no qual o(a) estudante insere suas informações e envia sua documentação para análise do DEPES.

Caso haja alguma pendência, esta deve ser sanada o mais rápido possível. Uma relação com os nomes dos alunos que possuem pendência na documentação é publicada na página. Caso a documentação esteja de acordo, será encaminhada ao professor responsável. A relação de alunos com a documentação regular também é publicada.

 

IMPORTANTE: os documentos digitalizados devem ser enviados pelo acesso do próprio formulário, conforme instruções:

  1. Se estagiário: Termo de Compromisso de Estágio (TCE) vigente no semestre  e/ou Termo Aditivo (TA) caso o Termo de Compromisso esteja fora da vigência e Plano de Atividades. O arquivo deve ser nomeado no seguinte formato: nome_completo_matrícula_sigla_do_documento (Exemplo: Fulano de Tal_xxxxGMEC_TCE ou Fulano de Tal _xxxxGMEC_TA);
  2. Se empregado: Carteira de Trabalho (CT)  - Enviar todas as folhas que contenham informações e em um único arquivo. Para servidores públicos o Termo de Posse  (TP). Para ambos os casos enviar Plano de Atividades desenvolvidas na empresa, em papel timbrado, com assinatura e carimbo do chefe imediato. O arquivo deve ser nomeado no seguinte formato: nome_completo_matrícula_sigla_do_documento (Exemplo: Fulano de Tal _xxxxGMEC_CT);
  3. Se empreendedor: Documento de Abertura da Empresa (DAE) em nome do aluno, constando as informações da empresa. O arquivo deve ser nomeado no seguinte formato: nome_completo_matrícula_sigla_do_documento (Exemplo: Fulano de Tal _xxxxGMEC_DAE);

 - Plano de Atividades (PA) - nome_completo_matrícula_sigla_do_documento (Exemplo: Fulano de Tal_xxxxGMEC_PA)

Link para o formulário (1ª atividade)Formulário - 2022.1

 

Passo 4 => Após o preenchimento e envio da Ficha de Informação, e consequente envio da documentação (pelo acesso do próprio formulário), a documentação será encaminhada para análise dos professores responsáveis pela disciplina, de acordo com o respectivo curso. O objetivo dessa análise é identificar se as atividades a serem desenvolvidas no estágio são compatíveis com o curso. Para saber quem é o professor responsável pela disciplina Estágio Supervisionado do seu curso, consulte a tabela Dados da Disciplina.

Passo 5 => Após as análises dos professores da disciplina, os resultados são encaminhados ao DEPES, para publicação na página. Se as atividades propostas (estágio) forem validadas, os estudantes continuam para as próximas etapas.

Passo 6 => Tendo o seu estágio validado pelo professor responsável, os estudantes poderão continuar com as atividades do estágio e, simultaneamente, deverão acompanhar as atualizações aqui na página. Quando chegar o momento (acompanhar o calendário), os estudantes deverão preencher o formulário referente à segunda atividade, que é o Formulário de Avaliação.

Passo 7 => Ao final do semestre letivo, chega o momento de preencher o Formulário Avaliação de Estágio, que também é um formulário eletrônico no qual os estudantes inserem informações e enviam a Ficha de Frequência e o Relatório de Estágio, além de outro(s) documento(s) que esteja(m) pendente(s). Para o correto preenchimento da Ficha de Frequência e do Relatório de Estágio, consulte as Regras para Preenchimento de Documentos.

 

Link para o formulário Avaliação do Estágio (2ª atividade): Aguarde. Para o semestre letivo de 2022/1, o link será disponibilizado aqui. Acompanhe o cronograma da disciplina.

 

Passo 8 => Após o preenchimento e envio do Formulário de Avaliação, e consequente envio da Ficha de Frequência e do Relatório de Estágio (pelo acesso do próprio formulário), a documentação será encaminhada para análise dos professores responsáveis pela disciplina, de acordo com o respectivo curso.

Passo 9 => Por fim, após a análise das atividades realizadas pelo(a) estudante durante o estágio, o professor responsável atribui o grau e lança no sistema. O(A) aluno que não concluir as horas de estágio dentro do semestre deverá trancar a disciplina junto ao DERAC. 

 

Retornar ao índice

 __________________________________________________________________________

 

Regras para Preenchimento de Documentos

Fique atento!

Aqui você encontra todas as regras e orientações para o correto preenchimento
dos documentos relacionados com a disciplina Estágio Supervisionado.

 

Ficha de Frequência:

A Ficha de frequência está disponível para download em arquivo no formato Word. Ela é composta por duas páginas e deve ser preenchida da seguinte maneira:

Primeira Página: o aluno deverá preencher, por meio de digitação, os dias trabalhados, ainda que em home office aprovados pela empresa, conforme a vigência do seu Termo de Compromisso/Termo Aditivo. A parte final da primeira página – avaliação do(a) professor(a) – não deverá ser preenchida, pois será de responsabilidade do(a) professor(a) responsável pela disciplina.

Segunda Página: deverá ser preenchida observando-se o tipo de vínculo do aluno com a empresa.

Aluno Estagiário: a segunda página da ficha ser preenchida observando-se:

  1. Horas de Estágio: As horas serão preenchidas somente a partir da data da matrícula e até a data da conclusão da disciplina, conforme calendário disponível no site, dentro da vigência do Termo de Compromisso (Termo Aditivo).
  2. Legenda: a marcação da frequência deverá ser feita observando-se a legenda, que se encontra na própria Ficha
    • X – Compareceu (dia trabalhado)
    • F – Falta
    • N – Não houve expediente
    • L – Licenciado
    • Fe – Férias (o período de férias no estágio não será contado para a disciplina)
  3. Avaliação do Supervisor: deverá ser preenchida pelo(a) supervisor(a) do aluno, na empresa.
  4. Assinaturas: estudante e supervisor(a)  deverão assinar, conforme indicado no próprio documento.
  5. Identificação do(a) Supervisor(a): na identificação, deverá conter carimbo com nome completo, cargo e  registro em conselho. Na falta de carimbo, as informações podem ser preenchidas. 

Aluno Empregado, Servidor ou Empreendedor: a segunda página da ficha deverá conter apenas as assinaturas do aluno e do supervisor (identificado através de carimbo com nome completo, cargo e  registro em conselho). Na falta de carimbo, as informações podem ser preenchidas.

IMPORTANTE: após o devido preenchimento, o documento deverá ser DIGITALIZADO E SALVO NO FORMATO PDF, SENTIDO VERTICAL, LEGÍVEL E ENQUADRADO. Se o documento estiver FOTOGRAFADO, SERÁ DESCONSIDERADO. O arquivo deverá ser nomeado no seguinte formato: nome completo_sigla do curso_sigla do documento.pdf (Exemplo: FULANO DE TAL_GMEC_FF). O Envio deverá ser feito pelo acesso do próprio formulário.

ATENÇÃO! O documento deve estar desbloqueado para assinatura do professor orientador da disciplina.

 IMPORTANTE: As horas de Estágio Supervisionado são contadas a partir da data de matrícula na disciplina até a data da entrega da Ficha de Frequência, e desde que estejam dentro da vigência do seu Termo de Compromisso.

NÃO SÃO COMPUTADAS AS HORAS ESTAGIADAS/TRABALHADAS:

  1. Em período anterior à data de inscrição/matrícula na disciplina;
  2. Nos sábados, domingos e feriados;
  3. Dias de pontos facultativos; e
  4. Período de férias do estagiário na empresa.

 

Relatório de Estágio:

I - CAPA DO RELATÓRIO

A capa do relatório, que está disponível para download na seção Anexos (no final da página), deve ser assinada pelo aluno e assinada e carimbada pelo supervisor (se não tiver carimbo, colocar a identificação: nome completo, cargo e  registro em conselho). As demais páginas devem ser rubricadas pelo supervisor e pelo aluno.

II - ESTRUTURA DO RELATÓRIO

O relatório deverá ser estruturado conforme o roteiro a seguir:

  1. Identificação da Empresa: o aluno deverá inserir a estrutura organizacional, a localização, a área, o número de ambientes de trabalho, o número de empregados, e a(s) finalidade(s) da Empresa (características dos produtos industriais e/ou das atividades desenvolvidas).
  2. Desenvolvimento:
    • Mínimo de três páginas escritas.
    • Atribuições do setor e do estagiário/funcionário. Facilidades de adaptação. Exigências que lhe foram feitas. Observações técnicas sobre as tarefas desempenhadas e sobre os ambientes de trabalho.
    • Informar sobre o rodízio pelas seções especificando o tempo de permanência e os tipos de atividades desenvolvidas em cada uma delas.
    • Descrever as novas experiências e reações em cada local de estágio ou trabalho. Destacar a melhor experiência adquirida em relação aos objetivos do estágio ou emprego. Descrever como ocorreu a aplicação dos conhecimentos adquiridos no CEFET/RJ, se encontrou solução para os problemas, utilizando tais conhecimentos, se sentiu necessidade de novas referências bibliográficas (indicar quais) ou de recorrer aos companheiros de trabalho para melhor desempenhar suas tarefas.
    • Avaliar o Curso que frequentou face ao exigido no Estágio. Sugerir procedimentos para a melhoria dos conteúdos programáticos; introdução de novas disciplinas no currículo; alteração nas cargas horárias, ou alterações nas informações solicitadas no relatório. Justifique suas proposições, levando em conta a formação recebida no CEFET/RJ.
  3. Formatação e Linguagem:
    • O relatório deverá constar de um mínimo de 03 (três) a um máximo de 05 (cinco) folhas de conteúdo do assunto, tamanho A-4 (usando-se um lado só da folha), digitadas com fonte Arial 11, espaço entre linhas de 1,5 (um e meio), margem esquerda de 3cm e demais margens de 2,5cm.
    • A linguagem deverá ser clara e objetiva. O conteúdo deverá ser baseado em fatos e não deverá conter assuntos de natureza política ou pessoal, restringindo-se ao estilo essencialmente técnico.
    • O material ilustrativo deverá estar relacionado com as atividades desenvolvidas pelo aluno, sendo considerado como anexo ao relatório.
    • A capa do relatório deverá ser datada e assinada pelo próprio aluno e pela chefia imediata. O supervisor (empresa) deverá rubricar todas as páginas do relatório.

IMPORTANTE: após o devido preenchimento, o documento deverá ser DIGITALIZADO E SALVO NO FORMATO PDF, SENTIDO VERTICAL, LEGÍVEL E ENQUADRADO. Se o documento estiver FOTOGRAFADO, SERÁ DESCONSIDERADO. O arquivo deverá ser nomeado no seguinte formato: nome completo_sigla do curso_sigla do documento.pdf (Exemplo: FULANO DE TAL_GMEC_RELATÓRIO). O Envio deverá ser feito pelo acesso do próprio formulário.

 

Retornar ao índice

_______________________________________________________________________________________________________________________ 

 

 

Perguntas Frequentes


VEJA, A SEGUIR, AS DÚVIDAS MAIS COMUNS RELACIONADAS À DISCIPLINA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO

 

1 - O que fazer após a inscrição na disciplina ?

Após iniciado o semestre letivo, o aluno deve acompanhar, aqui mesmo nesta página, o calendário com as atividades da disciplina.

2 - O que é Termo de Compromisso de Estágio?

É o contrato feito quando da admissão do estagiário.

3 - O que é Termo de Compromisso válido ?

É o contrato de admissão do estagiário assinado pelas 3 partes: empresa, aluno e CEFET/RJ).

4 - No âmbito do CEFET/RJ, quem é responsável pela assinatura do Termo de Compromisso e/ou do Termo Aditivo?

O responsável pela assinatura é o chefe ou representante da Divisão de Integração Empresarial - DIEMP, que fica localizada no bloco B – térreo.
Em tempo algum, o professor responsável pela disciplina, o coordenador do curso ou o chefe/representante da SECAD poderão assinar o Termo de Compromisso e/ou Termo Aditivo.

5 - O que é Termo Aditivo ?

É o documento que altera quaisquer informações do Termo de Compromisso.

6 - O que é o Plano de Atividades de Estágio? 

Plano de Atividades é um documento preenchido pelo seu supervisor de estágio e assinado pelo seu professor orientador. Fica anexado em seu Termo de compromisso de estágio.

7 - Qual a relação entre o Setor Administrativo da Disciplina Estágio Supervisionado do DEPES e a DIEMP (Divisão de Integração Empresarial) ?

Nosso setor dá suporte na organização da disciplina estágio supervisionado. A DIEMP (Localizada no bloco B–térreo) é a divisão responsável pelo convênio empresa–CEFET/RJ, seguro do estagiário e pelas questões relacionadas a assinatura e renovação do Termo de Compromisso.

8 - Quais são as atividades aceitas para a disciplina Estágio Supervisionado?

São aceitos Estágio, desde que seja na área cursada, aluno empregado e aluno empreendedor. As atividades serão propostas e analisadas pelo professor supervisor da disciplina, que poderá validar ou invalidar o Estágio.

9 - Como são contadas as horas para a DES ?

As horas são contadas a partir da matrícula na disciplina, iniciado o semestre letivo e dentro da vigência do Termo de Compromisso (Termo Aditivo).

10 - O que fazer se eu não completar as horas necessárias para conclusão da disciplina Estágio Supervisionado?

O aluno deverá completar todo o Calendário no semestre, trancar a matrícula no período dos exames finais (no DERAC) e matricular-se novamente no semestre seguinte, dando continuidade à contagem das horas.

11 - Quando preciso trancar a disciplina para contar as horas de um semestre no seguinte ?

O trancamento deverá ser feito (no DERAC) no período dos exames finais.

12 - Comecei o estágio no final do semestre quando me matriculei na disciplina, como serão contadas as horas ?

As horas serão contadas da matrícula até a data da conclusão da disciplina (de acordo com o calendário do semestre) no semestre seguinte, dentro da vigência do termo de compromisso (termo aditivo).

13 - Posso acumular as horas estagiadas com outras feitas em semestres alternados ?

Não é permitido o acúmulo de horas estagiadas em semestres alternados.

14 - Posso aproveitar as horas estagiadas antes da matrícula feita na disciplina Estágio Supervisionado?

Não. As horas só começam a ser contadas a partir da data da matrícula e desde que estejam na vigência do Termo de Compromisso.

15 - Quem assina o Relatório a ser entregue pelo aluno ao professor?

O relatório deverá ser assinado pelo supervisor das atividades do aluno na empresa. Além da assinatura no final do relatório, o supervisor (empresa) também deverá rubricar cada folha do relatório.

16 - O meu supervisor está ausente, quem pode assinar o meu Relatório e Ficha de Frequência?

-Em caso de ausência do supervisor do aluno na empresa, o chefe imediato do supervisor poderá carimbar e assinar/rubricar os documentos. Na falta de carimbo, colocar cargo, registro profissional ou CPF.

17 - A Ficha de Frequência e Relatório precisam estar assinados digitalmente pelo meu supervisor de estágio?

Sim. Seu supervisor assina a Ficha de frequência e o Relatório digitalmente.  Caso ele não possua assinatura digital, poderá providenciar no site Gov.br

Importante: O documento deve estar desbloqueado para assinatura do professor orientador da disciplina.

18 - Meu supervisor não possui carimbo o que fazer?

Na falta de carimbo, colocar o nome completo, cargo e registro profissional (ou SIAPE ou CPF). Importante constar essa informação na capa do relatório e no rodapé da Ficha de Frequência (abaixo do espaço para assinatura). Caso contrário seu documento não será considerado válido.

19 - Em função da pandemia, é possível aproveitar as horas trabalhadas em home office?

Sim. Os professores supervisores da disciplina aprovam as horas estagiadas/trabalhadas em home office durante a pandemia. A avaliação e aprovação de cada caso cabe aos supervisores da disciplina de Estágio Supervisionado.

20O Plano de atividades para aluno empregado é o mesmo que está disponível no site para aluno estagiário?

O modelo estagiário disponível no site pode ser usado (alterar o vinculo empregatício), ao final deve constar assinatura identificação da chefia imediata. Quando usar o modelo próprio da empresa deve constar timbre da empresa, assinatura identificação da chefia imediata (contanto que contenha as mesmas informações solicitadas no modelo estagiário).

21 - Quais são os erros mais comuns na Primeira Atividade?

- Apresentar TCE  sem  assinatura da chefe da DIEMP e sem Plano de Atividade assinado pelo professor orientador da disciplina.

- Apresentar apenas TA e não apresentar o TCE que deu origem a esse TA.

- Não apresentar o Plano de Atividades assinado pelo supervisor da empresa e pelo seu professor orientador (modelo disponível no item "Anexos" dessa página) caso o mesmo não conste no TCE (devidamente assinado pelo professor orientador da disciplina)

- Apresentar apenas contrato de trabalho e não apresentar CTPS e Plano de atividades (para aluno empregado).

22- Quais são os erros mais comuns na Segunda  Atividade?

- Erro ao preencher a Ficha de Frequência não respeitando o período indicado e erro no somatório das horas estagiadas.

- Aluno não assinar a Ficha de Frequência

- Documento não estar assinado pelo supervisor.

- Falta de identificação do supervisor na capa do Relatório e no rodapé da Ficha de Frequência (abaixo da assinatura)

- Não identificar corretamente o supervisor (forma correta no item 18)

- Ficha de frequência estar bloqueada para assinatura do professor orientador da disciplina.

  23 -  "Não consegui concluir as horas de estágio em um semestre. Tenho horas remanescentes no período anterior como proceder no semestre seguinte?"

O aluno com horas remanescentes contabiliza horas entre períodos.
 
Desde que o Termo de Compromisso de Estágio (ou Termo Aditivo) esteja vigente.
Para isso o aluno precisa ter entregue toda a documentação corretamente no primeiro período (nas duas atividades).
 
Ao final do semestre que não concluiu as horas trancar a disciplina e se inscrever novamente no período seguinte.
 
No segundo semestre cursando a disciplina o aluno faz as duas atividades novamente:
1ª atividade -  Apresenta TCE/TA (para manifestar interesse em prosseguir com a disciplina e  comprovando que ainda está com estágio vigente).
2ª atividade - apresenta a documentação normalmente. A Ficha de Frequência dos dois semestres (com todas as horas estagiadas) e Relatório atualizado.

 

24 - Meu TCE, assinado antes da inscrição na disciplina, está assinalado como “estágio não obrigatório” e nos informativos do site diz que precisa contar como “estágio obrigatório”, como mudar essa opção?

Entre em contato com a DIEMP: diemp.maracana@cefet-rj.br

Para mudar de "estágio não obrigatório" para "estágio obrigatório",  basta apenas fazer um Termo Aditivo alterando essa característica do estágio.

No entanto, alguns agentes de integração (como CIEE, MUDES, Academia do Universitário etc), sempre que o estágio muda essa característica, emitem um novo termo de compromisso. Portanto, é preciso verificar qual é o caso de cada aluno junto a DIEMP.

 

 25 - Meu  TCE não possui a informação “estágio obrigatório” como devo proceder?

Se no modelo de TCE não constar a informação "estágio não obrigatório" não é necessário incluir a informação "estágio  obrigatório".

 

26 - Qual é o modelo do Plano de atividades para aluno empregado?

O aluno que aplica a experiência profissional para fins de aproveitamento na DES também apresenta PA. O modelo  está disponível em nosso site  em Anexos.  É importante estar preenchido e assinado pela chefia imediata (com identificação do cargo) e  pelo seu professor orientador.

 

27 - Posso fazer inscrição na Disciplina Estágio supervisionado "a qualquer tempo"?

Apenas o aluno que começou a estagiar após o período de inscrições poderá se inscrever na disciplina após o período disponibilizado no Calendário Acadêmico.  Para isso é necessário apresentar TCE constando a data de inicio de estágio após o período de inscrição.

Retornar ao índice

_______________________________________________________________________________________________________________________

Anexos 

registrado em:
Fim do conteúdo da página