Assistência Estudantil
PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO CEFET/RJ - Edital 005/2021/DIREX
Os Programas de Assistência Estudantil no CEFET/RJ estão focados na concessão de auxílios para os estudantes da graduação e do ensino profissional médio e pós-médio. Os programas têm como fundamento a promoção do acesso e da permanência dos estudantes na instituição, contribuindo para a sua formação acadêmica.
São 3 (três) os programas:
- PAE – Programa de Auxílio ao Estudante
- PAED – Programa de Auxílio ao Estudante com Deficiência
- PAEm – Programa de Auxílio Emergencial
EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - 2021
Arquivos / Links 2021
- Para ler o Edital dos Programas de Assistência Estudantil – 2021, acesse:
Edital 005/2021/DIREX (Em breve)
- Para ler o Manual da Inscrição - 2021, acesse:
Manual de Inscrições Online 2021 (Em breve)
- Para realizar a Inscrição 2021 online, acesse:
Link de Inscrição da Assistência Estudantil
ORIENTAÇÕES AOS CLASSIFICADOS
Estas orientações são para serem praticadas após o resultado de classificação, caso você seja classificado:
- Enquanto durar a quarentena por conta do novo coronavírus, não vá a nenhum campus do Cefet/RJ levar anexos, documentos e seu comprovante de conta bancária! O processo está sendo realizado online;
- A conta que o estudante precisa ter é a conta corrente. Para pagamento dos auxílios disponibilizados pela Assistência Estudantil, o Cefet/RJ não trabalha com conta conjunta, conta salário nem conta poupança.
- Aquele(a) estudante classificado(a) que não possui conta corrente: você tem a opção de abrir sua conta online, no banco de sua preferência;
- Pedimos àqueles que possuem suas contas correntes sem movimentação há mais de 30 dias, procurar movimentá-las o quanto antes. A maioria do(a)s candidato(a)s já sabe que a conta parada acaba sendo bloqueada.
- Aquele(a)s candidato(a)s classificado(a)s e que sejam menores de idade, provavelmente terão dificuldade em abrir uma conta online e, neste caso, seus responsáveis precisarão de uma carta de apresentação para apresentá-la ao banco, no momento da abertura de conta. A carta disponibilizada pela Assistência Estudantil do seu campus não isenta o pagamento de taxas bancárias, ela somente “apresenta” o(a) estudante ao banco. O responsável precisará levar original e cópia de comprovante de residência, identidade e CPF do(a) responsável e do(a) candidato(a) mais a carta de apresentação para abrir a conta corrente.
Caso você precise de uma carta para abertura de conta corrente, envie um e-mail para a Assistência Estudantil de seu campus, conforme a padronização abaixo:
Campus Maracanã - ASSUNTO: CARTA – NOME E SOBRENOME DO CANDIDATO –
(XXX significa o seu número de identificação)
Demais campi - ASSUNTO: CARTA – NOME E SOBRENOME DO CANDIDATO – campus ABC
(ABC significa o nome de seu campus)
- A carta servirá para quaisquer bancos. Não conseguiu abrir sua conta corrente em um banco, tente em outro com a mesma carta.
- Somente após a abertura de sua conta corrente você enviará todos os anexos desta fase ao seu campus.
*************************************************************************************************************************
Editais de Inclusão Digital e Auxílio Dispositivo
O Departamento de Extensão e Assuntos Comunitários (DEAC) divulga os Editais de Inclusão Digital (Auxílio para contratação de serviços de internet e Auxílio Dispositivo):
Editais DIREX/DIREN 001 e 002/2021. Para tanto, solicita que os editais sejam lidos integralmente, chamando a atenção para três pontos:
1) Quem já recebe o Auxílio para contratação de serviços de internet NÃO precisa se inscrever novamente, pois a renovação será automática;
2) Só podem se candidatar aos auxílios os que possuem renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo;
3) Quem já foi beneficiado pelo Auxílio Dispositivo não poderá se recandidatar.
Inscrições de 13 a 17/01/2021
Edital Auxilio Inclusão Digital 2021
Edital Auxílio Dispositivo 2021.pdf
ORIENTAÇÕES AOS CLASSIFICADOS
Estas orientações são para serem praticadas após o resultado de classificação, caso você seja classificado:
- Enquanto durar a quarentena por conta do novo coronavírus, não vá a nenhum campus do Cefet/RJ levar anexos, documentos e seu comprovante de conta bancária! O processo está sendo realizado online;
- A conta que o estudante precisa ter é a conta corrente. Para pagamento dos auxílios disponibilizados pela Assistência Estudantil, o Cefet/RJ não trabalha com conta conjunta, conta salário nem conta poupança. Não aceite que o banco lhe “empurre” tais contas. Fique atento, por favor!;
- Aquele(a) estudante classificado(a) que não possui conta corrente: você tem a opção de abrir sua conta online, no banco de sua preferência;
- O Departamento Financeiro do Cefet/RJ não trabalha com o banco NUBANK;
- Pedimos àqueles que possuem suas contas correntes sem movimentação há mais de 30 dias, procurar movimentá-las o quanto antes. A maioria do(a)s candidato(a)s já sabe que a conta parada acaba sendo bloqueada.
- Aquele(a)s candidato(a)s classificado(a)s e que sejam menores de idade, provavelmente terão dificuldade em abrir uma conta online e, neste caso, seus responsáveis precisarão de uma carta de apresentação para apresentá-la ao banco, no momento da abertura de conta. A carta disponibilizada pela Assistência Estudantil do seu campus não isenta o pagamento de taxas bancárias, ela somente “apresenta” o(a) estudante ao banco. O responsável precisará levar original e cópia de comprovante de residência, identidade e CPF do(a) responsável e do(a) candidato(a) mais a carta de apresentação para abrir a conta corrente.
Caso você precise de uma carta para abertura de conta corrente, envie um e-mail para a Assistência Estudantil de seu campus, conforme a padronização abaixo:
Campus Maracanã - ASSUNTO: CARTA – NOME E SOBRENOME DO CANDIDATO – CAE XXX
(XXX significa o seu número de identificação)
Demais campi - ASSUNTO: CARTA – NOME E SOBRENOME DO CANDIDATO – campus ABC
(ABC significa o nome de seu campus)
- A carta servirá para quaisquer bancos. Não conseguiu abrir sua conta corrente em um banco, tente em outro com a mesma carta.
- Somente após a abertura de sua conta corrente você enviará todos os anexos desta fase ao seu campus.
**********************************************************************************************************************
CEFET/RJ DIVULGA EDITAIS PARA A INCLUSÃO DIGITAL - INSCRIÇÕES ATÉ 16/09/2020
A Diretoria de Extensão (DIREX), o Departamento de Extensão e Assuntos Comunitários (DEAC) e a Diretoria de Ensino (DIREN) informam que o Edital nº 007/2020/DIREX/DIREN, para inclusão digital (dados móveis), e o Edital nº 008/2020/DIREX/DIREN, para auxílio-dispositivo (aquisição de equipamentos), já estão disponíveis para os alunos do Cefet/RJ, com prazo de inscrições do dia 09/09/2020 ao dia 16/09/2020.
Os candidatos atendidos por esses editais serão os estudantes da graduação e da educação profissional técnica de nível médio (cursos técnicos integrados ao ensino médio, concomitantes e subsequentes) do Sistema Cefet/RJ com matrículas ativas. O objetivo é possibilitar aos alunos o cumprimento das atividades acadêmicas referentes à grade curricular disponibilizada pelas respectivas coordenações e departamentos.
Os editais consolidam a retomada das atividades acadêmicas na modalidade não presencial no ano de 2020 e irão contemplar estudantes do Cefet/RJ com renda familiar per capita de até 1,5 (um e meio) salário mínimo, ou seja, renda familiar de até R$ 1.567,50 (mil quinhentos e sessenta e sete reais e cinquenta centavos).
Dessa forma, os setores envolvidos solicitam que os estudantes leiam atentamente os editais antes de realizarem as inscrições, para preencherem corretamente a declaração contida no Anexo 2 sobre a renda familiar.
*************************************************************************************************************************
Redes Sociais