Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Assistência estudantil
Início do conteúdo da página

Assistência Estudantil

Publicado: Sexta, 23 de Outubro de 2015, 17h06 | Última atualização em Segunda, 03 de Outubro de 2022, 11h12 | Acessos: 468448
 
 

*** NOTA DE ALTERAÇÃO DO CRONOGRAMA DO EDITAL 003/2022/DIREX ***

 Em virtude da mudança no calendário de matrículas dos alunos dos cursos do Subsequente, o cronograma de inscrições para o PAEm 2° semestre 2022 foi atualizado.

Atentem-se para os novos prazos, conforme cronograma abaixo:

 

CRONOGRAMA ATUALIZADO DO PROCESSO SELETIVO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

EDITAL N.°003/2022/DIREX

2° SEMESTRE de 2022 

ETAPAS 

PERÍODOS 

 

Período de Inscrição online – PAEm e PAED.

19/09/2022 a 27/09/2022, se houver disponibilidade de recursos. 

Período de envio da documentação (UPLOAD) do PAEm/PAED

19/09/2022 a 29/09/2022

 Resultado parcial PAEm e PAED.

 13/10/2022

Interposição de recurso (1 dia útil)

 14/10/2022 

Homologação do resultado PAEm e PAED.

 20/10/2022 

Período de entrega da documentação bancária

Em até duas semanas, após disponibilização do resultado de classificação (item 7.4 do Edital).

 

       Para realizar a Inscrição para o PAEm e para o PAED online, acesse: 

            

                                                                                                   Rio de janeiro, 08/09/2022

 

********************************************************************************************************************************

  
***OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

-
Aos alunos contemplados nos Programas de Assistência Estudantil, reiteramos que, em conformidade com os itens 7.3 e 7.4 do Edital 003/2022/Direx, o aluno que NÃO apresentar
seus dados bancários até o dia 14/08/2022, será automaticamente desligado dos Programas de Assistência Estudantil.

- Também ressaltamos que, NÂO será permitido o acúmulo de qualquer outro auxílio de programas do Cefet/Rj (Monitoria, Extensão, entre outros), ou de qualquer outra Instituição Pública de Ensino, exceto o auxílio oferecido pelo PIBIC.
 
*** Os alunos que enviaram os dados bancários por e-mail ou informaram no momento da inscrição, por favor desconsiderem este comunicado.
A previsão para o pagamento das bolsas da Assistência Estudantil é até o dia 15/08/2022. Verifique sua conta corrente nesse período.
 

********************************************************************************************************************************
 
                                                                     ***** PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL 2022 *****
 
                                                                     
                                                                                                  Edital 003/2022/DIREX 
 
 
 *** DIVULGAÇÃO DE RESULTADO FINAL DOS PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL 2022 ***
 
É importante que o candidato faça a sua pesquisa primeiramente identificando a sua Unidade de Ensino e em seguida pelo CPF. Os CPFs encontram-se protegidos com asterisco, em ordem crescente, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD, a fim de preservar o sigilo da informação.
 
 
*** ATENÇÃO AOS ALUNOS CLASSIFICADOS QUE NÃO POSSUEM CONTA CORRENTE*** 
 

                 ORIENTAÇÕES AOS CLASSIFICADOS  

 Após o resultado final, dia 01/07/2022, caso você seja classificado:  

 Deverá solicitar abertura de CONTA CORRENTE em seu próprio nome.  

  • Lembrando: NÃO SERÃO ACEITAS CONTA CONJUNTA, CONTA SALÁRIO NEM CONTA POUPANÇA.   
  • Os estudantes classificados poderão abrir conta corrente em banco de sua preferência, inclusive bancos digitais (Nubank, Inter, etc.). 
  • Pedimos àqueles que possuem contas correntes sem movimentação há mais de 30 dias, procurar movimentá-las o quanto antes. A maioria dos estudantes já sabe que a conta parada acaba sendo bloqueada.  
  • Caso seja necessário, o estudante poderá solicitar uma CARTA DE APRESENTAÇÃO para abertura de conta corrente, através de e-mail ao setor responsável da sua Unidade. 
  • No caso dos estudantes menores de 18 anos, o responsável precisará apresentar junto ao banco, original e cópia de comprovante de residência, identidade e CPF do responsável e do estudante, juntamente com a carta de apresentação para abrir a conta corrente no banco de sua preferência.  

 Caso seja necessário, o estudante poderá solicitar através de e-mail ao setor responsável da sua Unidade, uma CARTA DE APRESENTAÇÃO para abertura de conta corrente conforme a padronização abaixo:  

 ASSUNTO: CARTA - NOME E SOBRENOME DO CANDIDATO - NOME DA UNIDADE  

                         *** Endereços de e-mails das Unidade:    

 ANGRA DOS REIS:   O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.    

ITAGUAÍ:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.    

MARACANÃ:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

MARIA DA GRAÇA: sO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.    

NOVA FRIBURGO:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.    

NOVA IGUAÇU:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.   

PETRÓPOLIS:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.    

VALENÇA:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.   

  

*** ENVIO DOS DADOS BANCÁRIOS *** 

 Os estudantes contemplados no Programa de Assistência Estudantil – PAE 2022, que NÃO INFORMARAM seus dados bancários (conta corrente no próprio nome) na inscrição, deverão encaminhá-los para o e-mail da sua respectiva Unidade de Ensino, até o dia 14/07/2022. 

 *** Os e-mails deverão ser encaminhados da seguinte forma: 
 Para: E-mail da sua Unidade de Ensino 

 Assunto:  DADOS BANCÁRIOS - NOME COMPLETO DO ESTUDANTE - UNIDADE de Ensino 

 No corpo do e-mail:   

- NOME DO ALUNO; 

- NÚMERO DO CPF; 

- NOME DO BANCO; 

- NÚMERO DA AGÊNCIA:04 (quatro) algarismos sem o dígito 

- NÚMERO DA CONTA CORRENTE com o dígito  

Anexar ao e-mail: O Print (Foto) ou PDF dos dados bancários com as informações da conta corrente, agência e nome do correntista ou o Print (Foto) ou PDF do TERMO DE ABERTURA DE CONTA CORRENTE. 


                        *** Endereços de e-mails das Unidade:    

 ANGRA DOS REIS:   O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.    

ITAGUAÍ: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.    

MARACANÃ:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

MARIA DA GRAÇA: sO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.   

NOVA FRIBURGO:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.    

NOVA IGUAÇU:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.   

PETRÓPOLIS:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.   

VALENÇA:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

 *** Fique atento ao e-mail cadastrado durante a sua inscrição. As notificações serão enviadas para esse e-mail. 
 
                                                                                   Rio de Janeiro, 01 de julho de 2022. 
                                                                          Assistência Estudantil - Edital 003/2022/DIREX 

      ********************************************************************************************************************************

 
               ***** PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL 2022 *****
 
       *** DIVULGAÇÃO DE RESULTADO PRELIMINAR DOS PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL 2022 ***
 
É importante que o candidato faça a sua pesquisa primeiramente identificando a sua Unidade de Ensino e em seguida pelo CPF. Os CPFs encontram-se protegidos com asterisco, em ordem crescente, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD, a fim de preservar o sigilo da informação.
 
Atenção: Somente após a divulgação do resultado FINAL, em 1º de julho de 2022, os contemplados que não possuem conta corrente em seu nome deverão providenciar a abertura de conta em seu próprio nome no prazo máximo de duas semanas do resultado FINAL. Os alunos menores de idade poderão solicitar à sua Unidade uma Carta de Apresentação para Abertura de Conta Corrente, a fim de que o banco não crie empecilhos. A carta entregue pelo Cefet/RJ não isenta pagamentos de taxas bancárias!
 
 
 
 
********************************************************************************************************************************
 

 

   ***************************************************************************************************************

 

PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL  DO CEFET/RJ - Edital 003/2022/DIREX

Os Programas de Assistência Estudantil têm como fundamento a promoção do acesso e da permanência dos estudantes na Instituição, que estejam em condição de vulnerabilidade social e/ou econômica, contribuindo para a sua formação acadêmica. 

 São 3 (três) os programas: 

  • PAE – Programa de Auxílio ao Estudante
  • PAED – Programa de Auxílio ao Estudante com Deficiência
  • PAEm – Programa de Auxílio Emergencial

 

LINKS PARA ACESSO AO EDITAL 003/2022/DIREX

 Para realizar a Inscrição 2022 online, acesse: 

  • Assistência Estudantil>>>>>    (LINK DISPONÍVEL  DE 10/05/2022 A 19/05/2022 e DE 19/09/2022 A 27/09/2022)

 

 - INSCRIÇÕES PAE E PAED – 1º SEMESTRE/2022:  

Para realizar a inscrição o candidato deverá: 

 1- Acessar o endereço eletrônico: http://assistenciaestudantil.cefet-rj.br/ e preencher o Formulário Socioeconômico com os seus dados e respectivos membros familiares.    

 2- Enviar toda documentação, exclusivamente, através de (upload) no sistema de inscrição, conforme cronograma especificado no Edital.

 Exceções (candidatos que não precisam enviar a documentação comprobatória de renda): 

  1.Estudantes que tiveram suas inscrições homologadas nos Programas PAE, PAED, no ano de 2020 ou 2021;

  2.Estudantes ingressantes em 2021 e 2022, amparados pela Lei 12.711/12 (Lei de cotas), nos grupos L1, L2, L9 e L10 (com renda per capita de até 1,5 do salário mínimo).

  ***Para melhor identificação do candidato, com relação à aplicação da Lei nº 12.711 de 29 de agosto de 2012 de da lei nº 13.409, os candidatos serão alocados em grupos, conforme discriminado abaixo:

L1: Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012);
L2: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012);
​ L9: Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 13.409/2016);
L10: Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 13.409/2016).
 

- INSCRIÇÕES PAEm – 2º SEMESTRE/2022:

Para o PAEm, poderão se inscrever exclusivamente

  a) Estudantes ingressantes no segundo (2º) semestre letivo de 2022;

  b) Estudantes que passaram por alteração drástica no perfil socioeconômico, uma vez inscrito no PAE e não contemplado, mediante atualização dos documentos de comprovação de renda e de composição familiar; 

  c) Demais estudantes que não se inscreveram no PAE.

                                      

Dúvidas deverão ser direcionadas para o e-mail disponibilizado pela sua Unidade  

 ANGRA DOS REIS   O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.   

ITAGUAÍ  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.   

MARACANÃ O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

MARIA DA GRAÇA  sO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.   

NOVA FRIBURGO  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.   

NOVA IGUAÇU  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

PETRÓPOLIS  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.   

VALENÇA O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.   

   

                                                                                          Rio de janeiro, 06/05/2022

   ***************************************************************************************************************

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Anexos:
Fazer download deste arquivo (Edital_003_2022_Direx_rev_final.pdf)Edital_003_2022_DIREX[Edital_003_2022_DIREX]962 kB
Fim do conteúdo da página