Gestão de Riscos
![]() |
A Política de Gestão de Riscos do Cefet/RJ tem a finalidade de promover: a identificação de eventos em potencial que afetem a consecução dos objetivos institucionais, o fortalecimento das decisões em resposta aos riscos, o aprimoramento dos controles internos administrativos e o alinhamento do apetite ao risco com as estratégias adotadas. A Política de Gestão de Riscos do Cefet/RJ está baseada na Instrução Normativa Conjunta MP/CGU N.º 01/2016, na Norma ABNT NBR ISO 31000:2018 (que estabelece princípios e diretrizes para a gestão de riscos) e nas demandas institucionais. |
Legislação, normas e políticas
Legislação e normas externas | Normas internas vigentes |
Instrução Normativa Conjunta MP/CGU N.º 01/2016 |
Política de Gestão de Riscos do Cefet/RJ - 2023 - Resolução CODIR nº 70/2023 |
Decreto nº 9203, de 22 de novembro de 2017 | Manual de preenchimento do ForRiscos |
ABNT NBR ISO 31000:2018 | Normas internas anteriores |
Política de Gestão de Riscos do Cefet/RJ - 2022 - Resolução CODIR nº 32/2022 |
|
Metodologia de Implementação de Gestão de Riscos do Cefet/RJ - 2019 |
Estrutura de controle interno e gestão de riscos do Cefet/RJ
A estrutura de controle interno e gestão de riscos do Cefet/RJ é baseada no modelo de três linhas de defesa, em que cada grupo de têm papéis e responsabilidades específicas e devem atuar de maneira coordenada, ajudando a garantir o sucesso contínuo das iniciativas de gerenciamento de risco, conforme demostrado na figura a seguir.
Comitês internos que atuam na gestão de riscos no Cefet/RJ
Comitê de Governança Riscos e Controles (CGRC) – é o órgão permanente de natureza deliberativa, de caráter normativo, que tem como finalidade a adoção de medidas para a sistematização de práticas relacionadas à governança, gestão de riscos e controles internos no âmbito do Cefet/RJ. É presidido pelo Diretor-geral e e composto pelos diretores sistêmicos e diretores dos campi.
Comitê Assessor de Desenvolvimento Institucional (CADI) – é o órgão colegiado consultivo e propositivo, de natureza executiva e caráter permanente, que tem a finalidade de colaborar com o Departamento de Desenvolvimento Institucional (DEDIN) nas políticas e ações do Cefet/RJ na área de desenvolvimento institucional.
Monitoramento dos riscos no Cefet/RJ
No Cefet/RJ a Diretoria de Gestão Estratégica (DIGES) é a unidade organizacional responsável pelo gerenciamento da gestão de riscos em conjunto com os comitês de governança que atuam na gestão de riscos.
Com o intuito de modernizar o monitoramento do Planejamento Estratégico e o processo de Gestão de Riscos, em dezembro de 2021, foi aprovado em reunião do CGTIC, a adesão do Cefet/RJ à Plataforma For que contempla um conjunto de soluções, também conhecidas como ForPDI e ForRisco. O serviço é disponibilizado em ambiente de computação em nuvem por meio de uma parceria entre o Ministério da educação e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A adesão do Cefet/RJ à Plataforma For foi concluída em 17 de janeiro de 2022.
Com a implementação da ferramenta ForRisco espera-se aprimorar a organização, a análise, o planejamento e o monitoramento dos riscos institucionais. Além disso, as ferramentas ForRisco e ForPDI são integradas permitindo a vinculação de um risco a um objetivo estratégico.
Relatórios de Gestão de Riscos
- 2022
Relatório de Gestão de Riscos 2022 Riscos recorrentes 2022
Oportunidades 2022 Riscos extemos 2022
- 2021
Relatório de Gestão de Riscos 2021 Riscos recorrentes 2021
Plano de Gerenciamento de Riscos: Implantação do Processo Eletrônico
- 2020
Planilha de riscos e oportunidades Cefet/RJ - Exercício 2020
Redes Sociais