Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação

Publicado: Sexta, 23 de Outubro de 2015, 16h44 | Última atualização em Segunda, 26 de Outubro de 2020, 14h04 | Acessos: 21598

A extensão no Cefet/RJ

As atividades de Extensão no Cefet/RJ têm sua gestão no âmbito da Diretoria de Extensão (DIREX), órgão responsável pelo planejamento, coordenação, avaliação e controle dessas atividades nos diferentes campi da instituição.

O Cefet/RJ acompanha a concepção e os marcos para o trabalho da Extensão definidos na Política Nacional de Extensão Universitária (2012) aprovada pelos Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras - FORPROEX, do qual a instituição participa com direito a voz e voto.

Entre os objetivos no Cefet/RJ, destaca-se: reafirmar a Extensão Universitária como processo acadêmico definido e efetivado em função das exigências da realidade, além de indispensável na formação do estudante, na qualificação dos servidores docentes e técnicos administrativos em educação (TAEs) e no intercâmbio com a sociedade. O CEFET-RJ orienta suas ações de Extensão em consonância com as diretrizes: interação dialógica, interdisciplinaridade e interprofissionalidade, indissociabilidade entre Ensino-Pesquisa-Extensão, impacto na formação do estudante, e impacto e transformação social. As ações de Extensão englobam programas, projetos, cursos, eventos, prestação de serviços, produção e publicação (de material impresso e multimídia) e outros produtos acadêmicos, voltados às áreas temáticas definidas como Comunicação, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho, Direitos Humanos e Justiça e Cultura.

Integram o rol de atividades da DIREX, o Departamento de Extensão e Assuntos Comunitários (DEAC) que se ocupa da gestão executiva e institucional das ações de Extensão (programa de projetos e bolsas de Extensão, por exemplo), além da área de Assistência Estudantil. Integram o DEAC, dois núcleos que viabilizam, respectivamente, as ações de Cultura (NAC – Núcleo de Arte e Cultura), de modo a fortalecer os ideários do pluralismo e diversidade cultural; e as atividades relacionadas aos cursos preparatórios voltados para a comunidade (NUAC – Núcleo de Assuntos Comunitários).

Dentro do organograma da DIREX, existem os setores destinados ao fortalecimento das incubadoras: IETEC - Incubadora de Empresas Tecnológicas e a ITESS - Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários Sustentáveis, além das iniciativas estudantis: Cefet Jr. Consultoria e ENACTUS Cefet/RJ.

Com relação à integração empresarial, a DIREX possui um setor interno -  Divisão de Integração Empresarial (DIEMP), especificamente voltado para articulação de parcerias entre o mundo produtivo e o acadêmico, com vistas à complementação da formação dos alunos em oportunidades de estágio e emprego. 

 

FORPROEX - FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Política Nacional de Extensão Universitária Manaus: [s. n.], 2012. Disponível em: https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf.  

registrado em:
Fim do conteúdo da página