Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

A Auditoria Interna

Publicado: Quinta, 29 de Outubro de 2015, 17h33 | Última atualização em Terça, 29 de Agosto de 2017, 14h49 | Acessos: 2895

 

A Auditoria Interna (AUDIN) foi criada através da Portaria DIREG nº 07, de 15/01/2001, em cumprimento ao Decreto Presidencial nº 3.591, de 06 /09/2000, com a denominação de Unidade de Auditoria Interna (UAUDI). De acordo com seu art. 15, as unidades de auditoria interna das entidades da Administração Pública Federal indireta – que estejam vinculadas aos Ministérios e aos órgãos da Presidência da República – devem sujeitar-se à orientação normativa e à supervisão técnica do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) e dos órgãos setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, em suas respectivas áreas de jurisdição.

  

Em conformidade com o Estatuto do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) – aprovado pela Portaria MEC nº 3.796, de 01 de novembro de 2005 – a Auditoria Interna consiste em um órgão de controle e se encontra vinculada ao Conselho Diretor (CODIR) da Instituição. É o órgão responsável por fortalecer a gestão e racionalizar as ações de controle, bem como prestar apoio, no âmbito do Cefet/RJ, aos Órgãos do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal e ao Tribunal de Contas da União (TCU), respeitando a legislação aplicável.

 

Segundo o Art. 24, do Estatuto do Cefet/RJ, cabe à Auditoria Interna:

a)      acompanhar o cumprimento das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI);

b)      verificar o desenvolvimento da gestão da Instituição, visando comprovar a legalidade e legitimidade dos atos;

c)      examinar e emitir parecer prévio sobre a prestação de contas anual da Instituição e tomada de contas especiais;

d)      elaborar o Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT) do exercício seguinte, bem como o Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT), a serem encaminhados ao Conselho Diretor e à CGU-Regional/RJ.

 

A missão da AUDIN é contribuir, de forma independente, tanto para a avaliação quanto para o aprimoramento do gerenciamento de riscos, dos controles internos, da integridade e da governança da instituição, além de agregar valor às práticas administrativas e colaborar para a melhoria da gestão quanto à eficácia, eficiência e economicidade dos processos. 

 

Em 2017, o antigo nome da Unidade de Auditoria Interna foi alterado para Auditoria Interna. 

 

Arquivos para download:

registrado em:
Fim do conteúdo da página