Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

A Unidade de Auditoria Interna

Publicado: Quinta, 29 de Outubro de 2015, 17h33 | Última atualização em Terça, 31 de Janeiro de 2017, 13h08 | Acessos: 2531

 

A Unidade de Auditoria Interna (UAUDI) foi criada através da Portaria DIREG nº 07, de 15 de janeiro de 2001, em cumprimento ao Decreto Presidencial nº 3.591, de 06 de setembro de 2000. De acordo com seu art. 15, as unidades de auditoria interna das entidades da Administração Pública Federal indireta – que estejam vinculadas aos Ministérios e aos órgãos da Presidência da República – devem sujeitar-se à orientação normativa e à supervisão técnica da Controladoria-Geral da União (CGU) e dos órgãos setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, em suas respectivas áreas de jurisdição.

  

Em conformidade com o Estatuto do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) – aprovado pela Portaria MEC nº 3.796, de 01 de novembro de 2005 – a UAUDI consiste em um órgão de controle e se encontra vinculada ao Conselho Diretor (CODIR) da Instituição. É o órgão responsável por fortalecer a gestão e racionalizar as ações de controle, bem como prestar apoio, no âmbito do Cefet/RJ, aos Órgãos do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal e ao Tribunal de Contas da União (TCU), respeitando a legislação aplicável.

 

Segundo o Art. 24, do Estatuto do Cefet/RJ, cabe à Auditoria Interna:

a)      acompanhar o cumprimento das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI);

b)      verificar o desenvolvimento da gestão da Instituição, visando comprovar a legalidade e legitimidade dos atos;

c)      examinar e emitir parecer prévio sobre a prestação de contas anual da Instituição e tomada de contas especiais;

d)      elaborar o Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT) do exercício seguinte, bem como o Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT), a serem encaminhados ao Conselho Diretor e à CGU/Regional/RJ.

 

A missão da UAUDI é contribuir, de forma independente, tanto para a avaliação quanto para o aprimoramento do gerenciamento de riscos, dos controles internos, da integridade e da governança da instituição, além de agregar valor às práticas administrativas e colaborar para a melhoria da gestão quanto à eficácia, eficiência e economicidade dos processos. 

 

Arquivos para download:

registrado em:
Fim do conteúdo da página