Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Reciclagem de resíduos eletrônicos começa com bons resultados

Publicado: Terça, 19 de Julho de 2016, 15h43 | Última atualização em Terça, 19 de Julho de 2016, 19h14 | Acessos: 2788

Nova etapa do projeto de reciclagem do campus Maracanã, a coleta de resíduos eletrônicos já começa com bons resultados. Em menos de um mês, a Comissão Central de Coleta Seletiva Solidária recebeu mais de 50 quilos de materiais como celulares, carregadores, estabilizadores e placas de computador. “Está sendo um sucesso”, comemora a presidente da comissão, Aline Trigo.

A sensibilização do público interno do campus iniciou com um mutirão sustentável, realizado entre os dias 13 e 24 de junho. No período, foram recolhidos 20 quilos de resíduos eletrônicos. A comissão considerou o resultado tão positivo que tornou a campanha permanente.

   

 

A estudante Christiane Aires, do curso superior de tecnologia em Gestão Ambiental, aproveitou o mutirão para se desfazer de cabos, carregadores, calculadoras e controles remotos que não funcionavam mais. Agora, Christiane está mobilizando pessoas do condomínio e da própria família para ampliar o alcance da campanha.

“A iniciativa é benéfica para os dois lados: para quem tem objetos eletrônicos danificados e sabe que é errado jogá-los no lixo comum e também para quem retira o sustento da destinação correta desses resíduos”, avalia Christiane.

A Comissão Permanente de Desfazimento de Bens do Cefet/RJ também se somou à iniciativa solidária. Desde o início do mutirão, 100 itens considerados irrecuperáveis foram destinados à reciclagem. Em breve, a comissão finalizará o processo de despatrimonialização de mais 150 bens. Os principais objetos inutilizados são computadores, estabilizadores e monitores antigos.

“O projeto de reciclagem é uma iniciativa importante para garantir o correto descarte dos bens irrecuperáveis e respaldar ainda mais os processos de desfazimento, conferindo mais transparência e lisura ao processo”, pondera o presidente da comissão e chefe do Setor de Controle de Bens Móveis, Rodrigo Lourenço.

 A comissão de coleta seletiva do campus Maracanã aceita resíduos eletrônicos como teclado, mouse, pen drive, cabo de computador, DVD e CD, celular, rádio, controle remoto, brinquedo eletrônico, placa de circuito, roteador, modem, pilha e bateria. Há pontos de coleta em locais como a Prefeitura, a Biblioteca Central e o Departamento de Ensino Médio e Técnico (DEMET).

Fim do conteúdo da página