Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Projeto Astronomia para Todos é levado a outros campi do Cefet/RJ

Publicado: Terça, 26 de Julho de 2016, 11h41 | Última atualização em Terça, 26 de Julho de 2016, 11h41 | Acessos: 3112

Após receber mais de 1.500 estudantes em Petrópolis e região, o projeto Astronomia para Todos amplia seu raio de atuação pelo estado do Rio de Janeiro, realizando visitas itinerantes aos demais campi do Cefet/RJ. “Nosso objetivo é difundir os conceitos de Astronomia por toda a sociedade. Consideramos fazer esse trabalho junto ao corpo docente e discente do Cefet/RJ, para contribuir com uma formação mais completa de nossos alunos”, explica o coordenador do curso de Física do campus Petrópolis, Daniel Micha.

A visita inclui sessões, no planetário inflável pertencente ao campus, que abordam aspectos sobre reconhecimento do céu, planetas e viagens espaciais. Também faz parte do projeto a realização de oficinas sobre movimento planetário e construção de instrumentos astronômicos, como relógios solares e estelares.

O primeiro a participar do projeto foi o campus Itaguaí. A visita foi organizada localmente pelo professor de Física Clécio de Bom. O docente desenvolve pesquisas na área de Astrofísica Extragalática e Cosmologia e aproveitou para realizar também uma palestra sobre Universo Observável e Lentes Gravitacionais. “Discuti, qualitativamente, as observações sobre a estrutura em grande escala do Universo, galáxias e colisões de galáxias e o papel do Brasil na comprovação do fenômeno de Lentes Gravitacionais, que é uma previsão básica da teoria da relatividade geral de Einstein”, detalha.

A visita ao campus Itaguaí foi realizada no dia 9 de junho. Os próximos campi a receber o projeto serão os de Angra dos Reis e Nova Iguaçu. As datas ainda não foram definidas.

Fim do conteúdo da página