Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Cefet/RJ participa do XVI Couch Masters

Publicado: Quarta, 14 de Setembro de 2016, 11h46 | Última atualização em Quarta, 14 de Setembro de 2016, 11h47 | Acessos: 2327

Quatro alunos do ensino técnico irão representar o Cefet/RJ na fase intercolegial do XVI Couch Masters, primeira competição de jogos eletrônicos do estado do Rio de Janeiro. A equipe é formada pelos estudantes João Pedro Leonelo, Thiago Cipitelli, Felipe Meirelles e Pedro Nogueira, todos do curso técnico em Informática. O torneio será realizado nos meses de outubro e novembro.

Os representantes foram escolhidos na primeira fase da competição, disputada entre os alunos de cada instituição. No Cefet/RJ, os jogos ocorreram no dia 2 de setembro e envolveram 49 estudantes, dos cursos técnicos em Informática, Edificações, Mecânica e Eletrônica. Foram realizadas quatro rodadas, em disputas por dupla com três games da Microsoft. Todos os participantes jogaram os três jogos, até chegar aos quatro finalistas.

“Jogos como esses exigem raciocínio lógico. Apesar de não conhecer um dos games, consegui vencer jogadores quem já o conheciam”, afirma João Pedro, um dos quatro classificados. O aluno lembra que essa habilidade é fundamental para a área de Informática e considera que exercitá-la por meio dos jogos também é uma forma de aprendizado.

O professor de Informática e responsável pela atividade no Cefet/RJ, João Quadros, defende o uso de recursos lúdicos para facilitar o ensino. “O espírito lúdico é importante para a fixação do conhecimento. O conteúdo aprendido só faz sentido quando é aplicado”, avalia.

Oficializar a entrada dos jogos eletrônicos na escola, como uma modalidade esportiva que contribui para essas e outras finalidades, é o objetivo do Couch Masters. “O game já é mais praticado entre os adolescentes do que os esportes convencionais. Nossa proposta, ao promover uma disputa no ambiente real, e não no virtual, é favorecer a socialização entre os estudantes, por meio de uma competição amigável”, explica um dos idealizadores do projeto, o gamer Victor Prado.

Fim do conteúdo da página