Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Campus Petrópolis realiza a III Semana de Engenharia de Computação

Publicado: Quinta, 11 de Maio de 2017, 17h37 | Última atualização em Quinta, 11 de Maio de 2017, 17h56 | Acessos: 2233

Mais de 30 atividades fazem parte da programação da III Semana de Engenharia de Computação, que começou nesta segunda-feira, dia 8 de maio, no Cefet/RJ campus Petrópolis.  O evento, que acontece diariamente até o dia 12, é voltado para os alunos da unidade, assim como para o público externo interessado na área. O tema desta edição é “Engenharia de Computação: circuitos, sinais e sistemas”.

 

 

 

 

 

 

Professor José Gabriel Rodrigues Carneiro Gomes, da UFRJ, ministrou a palestra de abertura do evento

Na abertura da Semana, realizada no Salão Nobre do campus, o gerente acadêmico Welerson Fernandes Kneipp ressaltou a evolução do evento a cada ano, tanto em quantidade, quanto em qualidade. Laura Assis, coordenadora do curso de graduação em Engenharia de Computação, reforçou a importância das atividades da Semana para a formação dos alunos, que devem aproveitar para se aprofundarem em áreas de interesse. Após a cerimônia, o professor José Gabriel Rodriguez Carneiro, da UFRJ, ministrou a palestra “Aplicações de Sensores de Imagem CMOS”.

As atividades, que acontecem sempre entre 8h e 17h30, buscam relacionar ciência, teoria e indústria, e prática e são divididas conforme o tema (circuitos, sinais e sistemas). Ao todo, serão ministradas 17 palestras com professores de cinco instituições de ensino superior do Brasil – UFRJ, Uerj, Universidade Federal do Ceará (UFC), Laboratório Nacional de Ciência da Computação (LNCC) e Cefet/RJ – e um profissional do mercado.

Já os minicursos apresentam temas variados, como “Circuitos analógicos para efeitos de guitarra elétrica”, que relaciona engenharia e instrumento musical, e “Introdução ao LaTex”, que busca atrair pessoas de diversas áreas, motivadas a aprender sobre este complexo editor de texto. Destaque também para “Introdução ao Arduino” e “Introdução à programação em C”, que são voltados para os discentes do curso técnico integrado ao ensino médio e serão oferecidos por estudantes da Engenharia de Computação.

 

 

 

 

 

 

Minicurso "Introdução ao LaTex" é realizado no Laboratório de Informática do campus

As palestras estão sendo ministradas no Salão Nobre do campus e os minicursos em laboratórios e salas da aula. Os interessados em participar dos minicursos devem se inscrever presencialmente meia hora antes do início da atividade. As vagas são limitadas e será emitido certificado para os participantes.

Confira a programação completa.

Fim do conteúdo da página