Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

“Clássicos no Cefet/RJ” estreia com compositores brasileiros e estrangeiros

Publicado: Sexta, 11 de Maio de 2018, 18h52 | Última atualização em Sexta, 11 de Maio de 2018, 19h32 | Acessos: 1584


A professora Miriam Grosman (UFRJ) conduziu o "passeio" histórico-musicial


Um passeio pela história da música intercalado pela apresentação de peças de Heitor Villa-Lobos, Robert Schumann, Wolfgang Mozart e Francisco Mignone. Assim foi a estreia da série “Clássicos no Cefet/RJ”, realizada no dia 10 de maio, no Auditório de Artes do campus Maracanã. A iniciativa consiste em um projeto de extensão interinstitucional, coordenado pelas professoras Daniela Spielmann e Renata Moura, do Cefet/RJ, e pela professora Miriam Grosman, da Faculdade de Música da UFRJ.

A série é inspirada nos concertos didáticos, práticas de apreciação musical destinadas a públicos diversos, nas quais concertos são realizados ao vivo, com a transmissão de conhecimentos em vários níveis perceptivos. As apresentações são realizadas por estudantes de graduação e pós-graduação da Faculdade de Música da UFRJ. “Um dos objetivos centrais do projeto é possibilitar aos alunos do Cefet/RJ a vivência da música erudita ainda no ensino médio”, afirma a professora Renata Moura. Daniela Spielmann também destaca a possibilidade de diálogo entre estudantes que estão se preparando para ingressar no ensino superior e aqueles que já começaram a construir sua carreia na área da Música.

O repertório do primeiro dia de apresentação iniciou com cirandas do renomado compositor brasileiro do século XX Heitor Villa-Lobos, que evidenciam a forte presença de temas folclóricos e populares em sua obra. Em seguida, uma viagem no tempo conduziu ao século XIX, para destacar os traços do romantismo de Robert Schumann e do classicismo de Wolfgang Amadeus Mozart. De volta ao século XX, a apresentação foi encerrada com composições do “rei da valsa”, o brasileiro Francisco Mignone. Toda a contextualização histórico-musical foi realizada pela professora Miriam Grosman.

 

Assista a uma breve amostra da apresentação musical

 

Fim do conteúdo da página