Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Iniciativas do Cefet/RJ são reconhecidas como boas práticas de sustentabilidade pelo Ministério do Meio Ambiente e ONU

Publicado: Quinta, 14 de Fevereiro de 2019, 12h20 | Última atualização em Quinta, 14 de Fevereiro de 2019, 12h22 | Acessos: 466

A partir da chamada pública sobre boas práticas de sustentabilidade do Ministério do Meio Ambiente e ONU Meio Ambiente, realizada em novembro de 2018, o Cefet/RJ apresentou duas propostas. No tema “Tecnologia da Informação aplicada à sustentabilidade”, apresentou a iniciativa “Comunicação Direta sobre Vazamento de Água”, coordenada pela Divisão de Estratégia para Sustentabilidade Ambiental Institucional (DISAI/DIGES). Já para o tema “Uso racional da energia e eficiência energética”, foi apresentado o projeto “Carregador Solar Comunitário de Celular”, coordenado pelo professor Péricles Santos.

A chamada teve como objetivo inspirar novas ações na Administração Pública e fomentar a troca de experiências entre os diferentes órgãos. As iniciativas selecionadas pelo Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P)  apresentaram experiências e resultados positivos comprovados durante sua implementação em órgãos públicos ou na execução de políticas públicas. Das 125 iniciativas avaliadas como “boas práticas de sustentabilidade”, duas são do Cefet/RJ.

 

Iniciativa “Comunicação Direta sobre Vazamento de Água”

Aplicou-se a tecnologia do QR Code como uma alternativa rápida e eficaz no controle e desperdício de água observado nos banheiros. Ao se deparar com um vazamento no banheiro, qualquer pessoa pode acessar o QR Code que se encontra presente nos cartazes. Ao fazer isso, o usuário é levado a um formulário elaborado em software livre com cinco perguntas a serem respondidas, que localizarão o banheiro e a louça sanitária com defeito. A resposta é recebida imediatamente, por e-mail, pela Prefeitura do campus, que direciona para a equipe de manutenção realizar o reparo.

 

 

Iniciativa “Carregador Solar Comunitário de Celular”

Foi desenvolvido um carregador sustentável e comunitário de celulares a partir de um painel solar, que capta energia para 12 pontos de recarga de celulares via portas USB. Com o controle de carga de uma bateria de 12 V/240 A, o fornecimento de energia na ausência de luz solar também está garantido. Já em funcionamento no Bosque do Cefet/RJ campus Maracanã, o sistema pode atender 120 celulares totalmente descarregados por dia.

 

 

Mais informações sobre as iniciativas selecionadas pelo programa A3P podem ser acessadas pelo link http://a3p.eco.br/.

registrado em:
Fim do conteúdo da página