Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Evento de inovação Expin48 abre inscrições

Publicado: Quarta, 21 de Agosto de 2019, 14h52 | Última atualização em Quinta, 12 de Setembro de 2019, 20h16 | Acessos: 2628
Alunos e professores no Auditório 2 durante lançamento do evento Expin48

 

Na sexta-feira, dia 16 de agosto, aconteceu o lançamento do evento Expin48, que irá ocorrer durante a Sepex (Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão), de 21 a 23 de outubro, no campus Maracanã do Cefet/RJ. No lançamento, que contou com a presença de mais de 150 alunos, a comissão organizadora explicou os objetivos do evento, apresentou a estrutura da programação e respondeu às dúvidas dos alunos.

O Expin48 será uma experiência de inovação em que os alunos inscritos terão 48 horas para desenvolver projetos que solucionem problemas sociais contemporâneos. O professor Pedro Manuel Pacheco, diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Cefet/RJ, destacou como elementos norteadores do evento a criatividade, o conhecimento multidisciplinar e o foco em resolver problemas da comunidade de forma colaborativa. “O evento vai priorizar a colaboração e não a competição, porque acreditamos que contribuir para um mundo competitivo pode significar a falência do planeta”, disse o professor.

A inspiração para a criação do Expin48 foi o Invent for the Planet 2019, evento internacional de grande destaque acadêmico e científico, organizado pela Texas A&M University.  A equipe Tupã, composta por estudantes de graduação e de pós-graduação do Cefet/RJ e da UFRJ, ficou em primeiro lugar na competição, que ocorreu em abril, nos Estados Unidos. A equipe criou um sistema composto por um boné e um bastão equipados com sensores ultrassônicos que acionam dispositivos de vibração para auxiliar pessoas com deficiência visual a detectar os objetos ao seu redor. 

Membros da equipe Tupã mostram o projeto vencedor do Invent for the Planet 2019

 

Segundo a comissão organizadora, o grande diferencial do Expin48 é que ele reunirá alunos do ensino médio/técnico, da graduação e da pós-graduação. Felipe Macedo, membro da equipe Tupã, aluno do 7º período do curso de Engenharia Eletrônica do Cefet/RJ, destacou a importância de o evento reunir os três níveis de ensino. “Essa verticalização é muito interessante porque promove um networking. Os alunos do técnico têm uma visão diferente dos alunos da pesquisa, então ter um evento que promova a comunicação entre diferentes perfis é muito bom. Eventos como esse despertam na gente a sensação de que você pode mudar o mundo a partir da sua posição como aluno, seja do técnico, da graduação, do mestrado ou do doutorado”, explica Felipe.

 

Programação do evento

A comissão organizadora detalhou a programação do Expin48, explicando como irão ocorrer as quatro etapas principais:

  1. Interagir: dinâmicas para formação de grupos em torno de temas/problemas que serão apresentados aos participantes.
  2. Projetar: processos interativos para geração de ideias, considerando a geração de soluções viáveis, baratas e vendáveis.
  3. Construir: etapa em que os participantes terão acesso a ferramentas e materiais para construção dos protótipos.
  4. Apresentar: etapa de apresentação textual, visual e verbal dos projetos finalizados.

 

Data do evento: 21 a 23 de outubro de 2019

Local: Cefet/RJ campus Maracanã 

Público-alvo: alunos do Cefet/RJ de todos os níveis de ensino 

Período de Inscrição: 16/08 a 14/09/2019  (inscrições prorrogadas até 20/09/2019)

Mais informações: http://bit.ly/expin48

Para se inscrever, acesse http://bit.ly/31VImld.

 

 

Fim do conteúdo da página