Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Cefet/RJ abre inscrições para 1.042 vagas em cursos técnicos de nível médio

Publicado: Quarta, 09 de Outubro de 2019, 12h00 | Última atualização em Quarta, 09 de Outubro de 2019, 12h07 | Acessos: 29120

 

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo dos cursos técnicos de nível médio do Cefet/RJ para início no primeiro semestre de 2020. A instituição oferece cursos técnicos gratuitos em Edificações, Estradas, Meteorologia, Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica, Segurança do Trabalho, Administração, Informática, Telecomunicações, Eventos, Automação Industrial, Enfermagem, Manutenção Automotiva, Alimentos e Química. São, ao todo, 1.042 vagas distribuídas nos oito campi da instituição: 512 vagas no campus Maracanã; 90 vagas no campus Maria da Graça; 80 no campus Angra dos Reis; 80 no campus Itaguaí; 40 no campus Nova Friburgo; 144 no campus Nova Iguaçu; 36 no campus Petrópolis e 60 vagas no campus Valença. 

O processo seletivo se dará em duas fases. A primeira etapa consiste em uma prova objetiva com 40 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências (Física, Química e Biologia) e Estudos Sociais (História e Geografia), a ser realizada no dia 15 de novembro de 2019. Os candidatos que se classificarem para a segunda fase do processo seletivo farão uma prova discursiva de matemática contendo 10 questões e uma Redação, no dia 8 de dezembro de 2019.

A partir do ano de 2020, os cursos técnicos de todos os campi do Cefet/RJ passam a ter a duração de três anos, oferecidos em duas modalidades: curso técnico integrado ao ensino médio nos campi Maracanã, Itaguaí, Maria da Graça, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis e Valença e a modalidade de concomitância externa, disponível no campus Angra dos Reis. Além disso, o curso técnico em Guia de Turismo, no campus Maracanã, passa a ter o título de técnico em Eventos, mantendo o foco nas áreas profissionais de turismo, hospitalidade e lazer.

As inscrições para o processo seletivo devem ser realizadas por meio do preenchimento do formulário disponibilizado no site da Exatus, empresa organizadora do concurso, até as 23h59 do dia 22 de outubro de 2019. Para participar do processo seletivo, é preciso ter concluído o ensino fundamental ou estar cursando, em 2019, o 9º ano desse nível de ensino. O valor da taxa de inscrição é de R$75 e as informações quanto à isenção da taxa, reserva de vagas e outros detalhes devem ser conferidas no Edital nº 014/2019 e no Manual do Candidato, disponibilizados na página do Processo Seletivo 2020.

 

Clique no link para ver o vídeo informativo sobre a seleção.

registrado em:
Fim do conteúdo da página