Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Aluno da Engenharia de Computação publica artigo em revista internacional

Publicado: Sexta, 08 de Novembro de 2019, 13h46 | Última atualização em Sexta, 08 de Novembro de 2019, 13h53 | Acessos: 1139

Bolsista de Iniciação Científica e aluno do 6º período do curso de Engenharia de Computação do Cefet/RJ campus Petrópolis, Thiago Teodoro tem se dedicado, em 2019, à pesquisa sobre filtragem adaptativa, junto com os professores Pedro Carlos da Silva Lara, seu orientador, e Diego Barreto Haddad*. Todo seu empenho foi reconhecido em meados de outubro, quando o artigo “Exact Expectation Analysis of the LMS Adaptive Identification of Nonlinear System” foi publicado na prestigiada revista Electronics Letters, sediada no Reino Unido.

O trabalho efetua uma análise teórica de um algoritmo clássico de filtragem adaptativa, muito empregado em cancelamento de eco em telefonia e em comunicações digitais: o LMS. Thiago explica que, quando se tem um áudio em lugar fechado, por exemplo, pode haver interferências que prejudicam a qualidade do som. “Então, é interessante colocar algum tipo de circuito ou software que pode tirar esse eco do áudio. Aí é que entra a filtragem adaptativa: você tem um algoritmo genérico que consegue identificar os sinais e retirá-los do áudio final. Assim, você consegue um áudio puro”, explicou.

De acordo com o professor Diego Haddad, que também assina o artigo, as análises desenvolvidas são importantes porque predizem o desempenho do algoritmo e em quais situações ele pode não funcionar a contento. “Em geral, tais análises se valem de hipóteses simplificadoras, dentre as quais a mais popular – e também mais crítica – é conhecida como hipótese da independência”, afirmou Diego.

O artigo efetua duas contribuições: primeiro, prevê de modo acurado o desempenho do LMS, porque não emprega a hipótese da independência. Segundo, generaliza a análise para o caso em que o sistema a ser identificado é não linear. “Não linearidades são muito comuns na prática, ocorrendo em enlaces via satélite ou em saturação de amplificadores. Por isso, é importante ter garantias de desempenho mesmo quando tais não linearidades – normalmente desprezadas nos modelos matemáticos – existem”, ressaltou Diego.

Um dos destaques do artigo é que ele apresenta diversas simulações e gráficos que corroboram a pesquisa teórica. “A gente tem que rechear o artigo com resultados práticos para mostrar para os revisores que nossa ideia realmente funciona”, ressaltou Thiago, que focou muito, em seu trabalho, nas simulações utilizadas.

Com o objetivo de seguir a área acadêmica, Thiago celebrou a publicação: “é bom para a carreira e para adquirir experiência. Estou gostando muito de fazer parte do projeto de iniciação científica, que é ideal para a rota que quero seguir”.

A revista Electronics Letters reúne as mais modernas inovações da engenharia eletrônica e de áreas relacionadas, e é classificada com o Qualis A2. Além de Thiago e Diego, os professores do Cefet/RJ campus Petrópolis Pedro Lara e Luís Tarrataca e o doutorando do Programa de Pós-gradação em Instrumentação e Óptica Aplicada (PPGIO – Cefet/RJ & UFF) Filipe Igreja são coautores do artigo.

 

*Pedro Lara e Diego Haddad são membros do Grupo de Pesquisa “Redes Adaptativas e Processamento Inteligente" do Cefet/RJ.

Fim do conteúdo da página