Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Iniciativa de docentes do campus Petrópolis tem apresentações semanais de temas relacionados à física

Publicado: Quinta, 21 de Maio de 2020, 21h28 | Última atualização em Quinta, 21 de Maio de 2020, 21h52 | Acessos: 1731

O Cefet/RJ campus Petrópolis iniciou, nesta semana, mais um projeto no período de isolamento social: os Seminários Virtuais. Organizada por professores da licenciatura em Física, a iniciativa busca discutir assuntos atuais ligados aos temas do curso: física, ensino de física, matemática, educação, inclusão, dentre outros. As apresentações semanais, sempre às 19h, serão realizadas por alunos, ex-alunos, professores e outros profissionais.

“Sentimos a necessidade de oferecer aos estudantes uma oportunidade de manterem um vínculo ativo com o curso durante esses tempos de pandemia. Tempos difíceis sempre trazem muitos aprendizados. Acredito que a sociedade está aprendendo a interagir mais a distância. E não só através de redes sociais, profissionalmente também. Após essa experiência, esperamos que nossos alunos estejam mais preparados para o novo mercado de trabalho que irá surgir nos tempos pós-pandemia”, declarou o professor Daniel Micha, um dos idealizadores dos Seminários Virtuais.

Além de buscar aumentar a interação com a comunidade interna, o projeto também está aberto ao público externo. De acordo com Daniel, essa é uma virtude da iniciativa, que possibilita a integração com outros campi do Cefet/RJ e com outras pessoas interessadas na temática: “presencialmente, seria muito difícil integrar todos em um mesmo local num mesmo dia e horário. À distância, isso fica mais fácil. Estamos muito esperançosos pra que tudo dê certo”.

As apresentações são realizadas às quartas-feiras, às 19h, pelo serviço Conferência Web da RNP e o link para acesso ao seminário é disponibilizado no site do projeto. Os interessados em contribuir com apresentações podem enviar um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., informando nome completo, instituição e área de interesse.

 

Apresentações

“Estudo sobre eficiência de dispositivos fotovoltaicos: um exemplo de física computacional aplicada” foi o título da primeira apresentação, realizada no último dia 20 de maio por Ricardo Silvares Junior, aluno egresso da licenciatura em Física que, atualmente, faz mestrado em Engenharia Elétrica no Cefet/RJ. Ricardo destacou que a divulgação científica é importante, sobretudo, neste momento que estamos vivendo. “Percebe-se uma certa negação ou desconhecimento sobre como a ciência funciona, além da questão das fake news. Acredito que a comunidade científica precisa assumir um papel importante de divulgar para todos a importância da ciência em nossas vidas. O conhecimento científico possibilita que passemos por esse momento difícil tomando as melhores medidas”, ressaltou.

Na semana seguinte, em 27 de maio, o também ex-aluno Karel Leal fará uma apresentação sobre “Natureza da ciência e episódios da história da radioatividade”, tema de sua pesquisa de doutorado em Ensino de Física pela Universidade de São Paulo (USP). Contente em participar e retornar o vínculo com o campus Petrópolis por meio da iniciativa, Karel enfatizou que “há uma escalada de negacionismo em relação à ciência e a apresentação de estudos que utilizam metodologias reconhecidas é fundamental nesse momento singular da história”.

Fim do conteúdo da página