Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Campus Maria da Graça: horta escolar incentiva alunos a produzir alimentos saudáveis

Publicado: Segunda, 20 de Julho de 2020, 18h35 | Última atualização em Segunda, 20 de Julho de 2020, 18h44 | Acessos: 1793

Abóbora, cenoura, tomate e maracujá são algumas das 36 espécies de produtos da horta escolar do campus Maria da Graça, um projeto de extensão do Cefet/RJ que está em atividade há cinco anos. Durante a paralisação das aulas devido às medidas de isolamento social para combater o coronavírus, os alunos realizam os encontros do projeto por meio de videoconferências.

Segundo a coordenadora Juliana Ramadas, além de colocar os estudantes em contato com os alimentos de forma atraente, a horta escolar funciona como laboratório vivo, dando oportunidade de conhecimento nas áreas de Ecologia, Botânica e Zoologia: “O projeto é importante pois possibilita a educação ambiental e nutricional dos alunos, o que acarretará numa relação mais abrangente com o meio ambiente e  influenciará  positivamente nas escolhas alimentares” explica.

O projeto integra alunos do ensino médio e do curso técnico de Automação Industrial. Dessa união, já surgiram iniciativas de irrigação automatizada e a horta eletrônica escolar, o e-Horta, um aplicativo que cataloga as espécies cultivadas.

Cultivo de plantas alimentícias não convencionais (PANC)

Você já ouviu falar sobre dormideira, ora-pro-nobis, beldroega, e peixinho-da-horta? Uma das atividades do projeto horta escolar do campus Maria da Graça é o cultivo de plantas alimentícias não convencionais (PANCs), termo criado em 2008 pelo professor Valdely Kinupp.

Além de cultivar, os estudantes aprendem a fazer receitas com estas plantas pouco conhecidas. Em 2019, os alunos do projeto chegaram a participar de uma oficina de cookies enriquecidos com farinha de ora-pró-nobis da horta escolar, em integração com estudantes do Cefet/RJ campus Valença.

Oficina de Cookies enriquecidos com farinha de ora-pró-nobis da horta escolar realizada em integração com o Cefet campus Valença - 2019

Acesse o site do projeto e saiba mais sobre a horta escolar do campus Maria da Graça.

Curta a página do projeto horta escolar no Instagram.

Fim do conteúdo da página