Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Cefet/RJ conquista 1º lugar no ITA Challenge com projeto que reutiliza filtros de cigarro

Publicado: Segunda, 14 de Setembro de 2020, 18h21 | Última atualização em Quarta, 16 de Setembro de 2020, 11h54 | Acessos: 1224

Popularmente conhecidos como “bitucas”, os filtros de cigarro são resíduos que levam, em geral, de cinco a dez anos para se decompor, representando um dos itens mais impactantes na poluição dos oceanos atualmente. Pensando nesse problema, as alunas Anna Carolina Aragão e Ana Beatriz Conceição, dos cursos técnicos em Edificações e em Estradas, respectivamente, criaram um projeto de reaproveitamento do acetato de celulose, presente nos filtros de cigarro descartados. Com essa inovação, que se propõe a oferecer um destino sustentável para os resíduos, a startup criada pela equipe Braci participou e venceu a etapa final do ITA Challenge 2020, que ocorreu no último sábado (12).

O projeto desenvolvido pelas estudantes conquistou o primeiro lugar na categoria de ensino fundamental, médio e técnico e visa acrescentar os resíduos gerados pelos filtros de cigarro descartados como aditivos na produção de concreto para obras de pavimentação. Segundo os testes realizados pela equipe, sob orientação da professora Valéria Pereira, o material mostrou-se apropriado para esse uso.

“Há muito trabalho pela frente, mas, com esse incentivo, as meninas vão longe. Mesmo durante um período de pandemia, nossos alunos se mobilizaram, estudaram e desenvolveram soluções para problemas distintos. Desejamos que essa conquista sirva de estímulo a outros jovens e fortaleça a continuidade da missão do Cefet/RJ”, disse Valéria Pereira.

Além da equipe Braci, o Rio de Janeiro foi representado entre os finalistas pela equipe Cronos, também do Cefet/RJ, formada pelos alunos do 2º ano do curso técnico em Mecânica Luigi Colimerio, Gabriel Campanelli, Pedro Paulo Salles, Lucas Silva e Jefferson Phelipe de Lima, orientados pelo professor Marco Braga. A equipe ficou em terceiro lugar na competição. 

O ITA Challenge é uma competição que visa difundir a cultura de empreendedorismo e inovação na comunidade acadêmica. A competição ocorreu de forma on-line e contou com a participação de 53 startups, formadas por 183 estudantes de 12 estados brasileiros, que disputaram as cinco fases eliminatórias de forma on-line.

Fim do conteúdo da página