Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Sepex 2020: conheça os projetos premiados na Expotec e na Exposup

Publicado: Segunda, 03 de Maio de 2021, 20h43 | Última atualização em Segunda, 03 de Maio de 2021, 21h45 | Acessos: 1623

Na última quinta-feira (29/04), os projetos mais bem avaliados na Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) 2020 foram anunciados na cerimônia de premiação da Expotec (projetos do médio/técnico) e da Exposup (projetos da graduação). O evento ocorreu on-line e exibiu a apresentação artístico-cultural “Soprando de casa”, da professora de Música do Cefet/RJ Daniela Spielmann. Clique para ver a lista com todos os projetos premiados na Sepex 2020.

Na mesa de abertura, a premiação contou com a presença do diretor-geral Mauricio Saldanha Motta, do diretor de Extensão José Maurício de Azevedo Cardoso e da chefe do Departamento de Extensão e Assuntos Comunitários (DEAC) Maria Alice Caggiano de Lima.

Projeto para alunas cientistas vence nas duas exposições

Um dos destaques do evento foi o projeto “Meninas! Vamos fazer ciências!”, que ficou em primeiro lugar tanto na Exposup quanto na Expotec, na categoria Ciências Exatas e da Terra. O projeto é coordenado pelos professores Dayse Haime Pastore e André Alexandre Guimarães Couto e trabalha com 17 alunas do ensino médio/técnico e da graduação do Cefet/RJ atuando juntas. 

O projeto visa atrair, estimular e aumentar o engajamento das alunas nas áreas relacionadas a ciências, tecnologias, engenharias e matemática (CETEM), de modo que o interesse nessas áreas não diminua durante a vivência acadêmica delas. Para isso, o projeto prepara atividades científicas e apresentações de mulheres cientistas, além de atuar também nas redes sociais através da página @meninas.vamosfazerciencias no Instagram, como forma de democratizar o acesso à educação.

“Na Sepex 2020, resolvi inscrever o projeto pela primeira vez na Expotec e na Exposup e tivemos essa grata surpresa. É interessante destacar como essa verticalização é importante na instituição e como a união de todos os níveis de ensino traz frutos. Esse ano, pretendemos ainda abraçar outros campi do Cefet/RJ e também a pós-graduação”, comentou a docente Dayse Pastore.

Veja, abaixo, fotos do evento:

A professora Daniela Spielmann tocando flauta durante a premiação

Mesa de abertura – em cima, da esq. para a dir.: Maria Alice Caggiano de Lima (chefe do DEAC) e José Maurício de Azevedo Cardoso (diretor de Extensão); embaixo: Mauricio Motta (diretor-geral)

registrado em:
Fim do conteúdo da página