Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > Notícias > CIEEMAT: Cefet/RJ e IPB realizam evento sobre transição energética em Portugal
Início do conteúdo da página

CIEEMAT: Cefet/RJ e IPB realizam evento sobre transição energética em Portugal

Publicado: Terça, 05 de Julho de 2022, 14h00 | Última atualização em Terça, 05 de Julho de 2022, 14h10 | Acessos: 1239

O VII Congresso Ibero-Americano de Empreendedorismo, Energia, Ambiente e Tecnologia (CIEEMAT) acontecerá de 6 a 8 de julho de 2022 e terá como tema “Transição energética”. O evento, coordenado pelo Cefet/RJ e organizado pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB), será realizado pela terceira vez em Portugal e pela segunda na cidade de Bragança. Pretende-se, assim, consolidar a cooperação luso-brasileira e ibero-americana nestas áreas, recolhendo a contribuição multinacional e potencializando a cooperação nas áreas acadêmica e científica. As apresentações poderão ser realizadas on-line ou presencialmente.

O contexto energético atual e a transição das tipologias de geração e consumo de energia são incontornáveis na definição dos perfis das sociedades e políticas energéticas nacionais e internacionais. O dinamismo a que o setor energético está atualmente sujeito é imposto por preocupações ambientais e de segurança, pela flutuação do preço dos combustíveis fósseis e aspectos de mudança de tecnologias, o que se traduz em desafios e oportunidades transversais a diversos setores como pesquisa e inovação, ensino, política e governança ambiental. As oportunidades e desafios da transição energética estão delineados, por exemplo, na exploração dos ativos naturais, na descarbonização da economia e do setor dos transportes e na flexibilização da infraestrutura energética através de redes inteligentes.

O VII CIEEMAT 2022 seguirá um programa que abordará as várias perspectivas de atuação das instituições de ensino superior e das unidades de investigação e desenvolvimento / pesquisa e desenvolvimento (I&D/P&D) e a sua cooperação com a sociedade: a perspectiva acadêmica (por quê, o quê e como ensinar os desafios da transição energética); a perspectiva da cooperação internacional, definindo novos programas de cooperação Brasil-Portugal na área da energia, com destaque para o programa brasileiro EnergIF e o seu potencial de cooperação internacional com Portugal; e a perspectiva da pesquisa e da inovação, com a contribuição de experts acadêmicos e do setor empresarial para os desafios que enfrentamos devido à necessária e emergente transição energética.

Em paralelo, o VII CIEEMAT pretende, igualmente, ser um espaço de divulgação e compartilhamento dos trabalhos de pesquisa em curso nas várias instituições acadêmicas e científicas, através de comunicações orais nas áreas de mobilidade urbana sustentável, geração e autoconsumo de energia, e desafios ambientais, descarbonização e alterações climáticas.

Acesse o site do VII CIEEMAT para saber mais e conferir a programação.

registrado em:
Fim do conteúdo da página