Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Avisos > ASCRI divulga orientações para alunos e servidores em mobilidade internacional
Início do conteúdo da página

ASCRI divulga orientações para alunos e servidores em mobilidade internacional

Publicado: Quinta, 19 de Março de 2020, 13h36 | Última atualização em Quinta, 19 de Março de 2020, 13h36 | Acessos: 2643

A Assessoria de Convênios e Relações Internacionais (ASCRI) do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) dirige-se à comunidade escolar com o objetivo de esclarecer dúvidas relacionadas à mobilidade internacional, diante da pandemia provocada pelo vírus COVID-19 (coronavírus).

Todas as instituições parceiras, em países que receberam servidores e alunos do Cefet/RJ, afirmaram apoio ao atendimento de casos que requeiram intervenção ou fornecimento de documentação acadêmica para fins de tomada de decisão pela manutenção ou interrupção do período de mobilidade. Para isso, todas disponibilizaram, em seus sites e demais canais de comunicação, normas e instruções adotadas para conscientização de suas comunidades, informações sobre distribuição e cancelamento de atividades acadêmicas, bem como disposição para atender e oferecer opções para seus visitantes.

Com relação à opção de interrupção da mobilidade, a ASCRI lembra que a Organização Mundial de Saúde (OMS) e demais órgãos oficiais de saúde recomendam que o melhor procedimento, neste momento, é a permanência dos estudantes e servidores nos locais em que estão, evitando translado e utilização de terminais ferroviários, rodoviários e aeroportos, com foco na redução do risco de exposição e propagação do coronavírus.

Caso a situação seja considerada insustentável e culmine na decisão de retornar ao país de origem, após o restabelecimento das atividades normais da instituição, a ASCRI estará à disposição para receber e considerar as premências apresentadas, no âmbito do acolhimento acadêmico, respeitando as orientações de afastamento temporário das atividades por um período mínimo de 15 dias, aliado à observação de condições de saúde, mediante a apresentação de atestados médicos e documentos comprobatórios do regressante, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Atualmente, o Cefet/RJ está com as suas atividades acadêmicas suspensas, atento ao monitoramento do quadro mundial evolutivo da pandemia e aos seus discentes e servidores em atuação no exterior, alinhando-se, assim, às ações preventivas recomendadas pelos Ministérios da Saúde e da Educação. As atividades gerenciais serão mantidas e seus servidores estão aptos a dar continuidade ao desempenho de suas funções presencialmente ou de forma remota.

Diante do exposto, a ASCRI está à disposição para realizar o acompanhamento de possíveis processos de retorno dos servidores e alunos que se encontrem na situação supracitada. Para quaisquer esclarecimentos sobre o assunto, entrar em contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

registrado em:
Fim do conteúdo da página