Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Biblioteca - Campus Itaguaí
Início do conteúdo da página

Biblioteca - Campus Itaguaí

Publicado: Quinta, 03 de Novembro de 2016, 19h13 | Última atualização em Quarta, 05 de Julho de 2017, 21h39 | Acessos: 1138

  • Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira das 9h às 21h
  • Telefone: (21) 2688-1847 Ramal: 6634/6635
  • E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  • Facebook: https://www.facebook.com/bibcefetcampusitaguai
  • Endereço: Rodovia Mário Covas, Lote J2, Quadra J – Distrito Industrial de Itaguaí – Itaguaí/RJ – CEP: 23810-000

_________________________________________________________________________________________

 

TIPO DE MATERIAL E/OU ASSUNTO ENCONTRADO NO ACERVO

     A Biblioteca Cefet/RJ campus Itaguaí conta atualmente com o quantitativo de 2.798 exemplares no seu acervo; dentro desse grupo encontra-se materiais como livros, DVDs, Trabalhos de Final de Curso (TCC), dicionários, periódicos, entre outros.

     O campus Itaguaí oferta a comunidade os cursos de Médio Integrado em Técnico em Mecânica, Técnico em Portos, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção; desta maneira, o acervo da Biblioteca visa atender a essa demanda, disponibilizando material bibliográfico sobre os assuntos mais utilizados nos cursos.

 

BREVE HISTÓRICO DA BIBLIOTECA

     O Cefet/RJ campus Itaguaí foi construído a partir do diálogo estabelecido pelo Cefet/RJ com representantes de governo e empresas públicas e privadas na região da Costa Verde – em especial, a Prefeitura Municipal de Itaguaí e a empresa Vale –, foi simbolicamente inaugurado, em 1º de fevereiro de 2010, como uma das escolas orientadas pelo conceito de cidade-polo, que, tendo como referência o conjunto de municípios de mesorregiões, visa aproveitar o potencial de desenvolvimento, a proximidade com Arranjos Produtivos Locais (APL), a possibilidade de parcerias e a infraestrutura existentes.

    Localizado no Distrito Industrial de Itaguaí, à margem da Rodovia Rio-Santos, destina-se a ser mais um campus a assumir a missão institucional do Cefet/RJ: promover a educação mediante atividades de ensino, pesquisa e extensão que propiciem a formação integral de profissionais capazes de contribuir para o desenvolvimento cultural, tecnológico e econômico da sociedade.

     A Biblioteca do campus Itaguaí foi inaugurada em março de 2011. Em 2014 foram adquiridos os armários guarda-volumes e equipamentos eletrônicos que visam melhorar o atendimento ao usuário. Em 2015 passou por mudanças em seu layout, atendendo a uma necessidade de melhoria do uso do espaço físico e, assim permitir a melhora na estrutura organizacional da biblioteca.

    Além disso, a biblioteca disponibiliza três computadores para utilização dos alunos para consulta ao catálogo online da Biblioteca e Portal de Periódicos Capes, a fim de proporcionar um ambiente mais automatizado no processo de busca pelos usuários.

 

SERVIÇOS

     A biblioteca também oferece os serviços de empréstimo domiciliar e em caráter especial, renovação de empréstimo e reserva de livros. Além destes, a biblioteca conta com os serviços on-line de renovação e reserva de livros, envio de e-mails com informações referentes aos empréstimos realizados e devoluções efetuadas, assim como da chegada dos livros postos em reserva. Por meio dessas mudanças, a biblioteca pôde oferecer aos seus alunos um ambiente propício a pesquisa e ao estudo, com acervo automatizado e atualizado.

 

INFRAESTRUTURA

    A biblioteca possui uma área de, aproximadamente, 90 m2, localizado no primeiro pavimento do campus. A biblioteca encontra-se dividida em dois ambientes no qual o primeiro encontra-se o serviço de referência, o acervo, computador para consulta ao acervo, expositores e a sala da administração; no segundo, temos a sala do processamento técnico, o salão para estudo individual e computadores para consulta ao acervo e a internet.

    A biblioteca possui um total de 24 assentos, disponibilizados na sala de estudo individual em mesas com dois assentos cada. A sala C-101 também foi disponibilizada para estudos em grupo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página