Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Extensão
Início do conteúdo da página

Campus Petrópolis - Extensão

Publicado: Quinta, 05 de Novembro de 2015, 16h14 | Última atualização em Quinta, 10 de Setembro de 2020, 13h43 | Acessos: 5459

O campus Petrópolis vem desenvolvendo, junto à comunidade petropolitana, atividades de extensão que buscam a proximidade com arranjos produtivos locais e a possibilidade de parcerias. Os projetos e cursos de extensão são desenvolvidos por docentes e alunos vinculados aos cursos de graduação (Licenciatura em Física, Bacharelado em Turismo, Engenharia da Computação e Licenciatura e Matemática) e ao curso técnico em Telecomunicações integrado ao ensino médio.

Em 2020, os Cefet/RJ campus Petrópolis soma 20 projetos de extensão, sendo um na área de direitos humanos.

_____________________________________________

PROJETOS DE EXTENSÃO 2020

 

1. Abrace 2020: iniciativas de atração da sociedade estudantil externa acolhida pela sociedade estudantil do Cefet/RJ campus Petrópolis

Descrição: o projeto de extensão Abrace visa apresentar ao público estudantil externo do Cefet/RJ campus Petrópolis os trabalhos desenvolvidos por professores e alunos da unidadecomo parte do processo de gestão do marketing institucional para a captação de novos alunos e divulgação das atividades do campus Petrópolis. O Abrace propõe também a administração da integração das apresentações dos demais projetos de extensão em atividade. Espera-se que, com a vivência proporcionada pelo projeto de extensão Abrace, as oportunidades de práticas interdisciplinares e com o contato com a sociedade externa, os estudantes bolsistas do Abrace possam desenvolver uma visão sistêmica de sua formação. Essa visão será disseminada aos outros estudantes internos à luz de um desenvolvimento ético, de cidadania e de responsabilidade social que o contato com a sociedade externa pode proporcionar. 

Público-alvo: sociedade estudantil interna e externa interessada ou potencialmente interessada nas atividades e nos cursos ofertados do Cefet/RJ campus Petrópolis.

Coordenadores: Alexandra Rocha - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.; e Frederico Ferreira de Oliveira - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Colaboradores: Welerson Kneipp (integração dos setores e coordenações), Camila de Carvalho (administrativo) e Letícia Hermont L. Valle (comunicação).

 

 2. Ações de Educação Ambiental na Escola Municipal Odette Young Monteiro (Petrópolis/RJ)

Descrição: práticas em educação ambiental são necessárias em qualquer município que visa a sustentabilidade ambiental, cultural e social. Sendo a escola um ponto de partida para disseminação de ações voltadas para o bem estar social ambiental, justifica iniciar este projeto pelo local de formação e educação básica do cidadão. O projeto vai ser desenvolvido na Escola Municipal Odette Young Monteiro, localizada na zona rural do bairro Corrêas, em Petrópolis. A escola localiza em área cercada pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos, unidade de conservação significativa do estado do Rio de Janeiro e do Brasil. Os alunos atendidos residem, majoritariamente, nos arredores da escola, utilizando dessa área preservada, além de muitos virem de família de agricultores. Dessa maneira, este é um trabalho que não se limitará à educação formal e institucionalizada. As práticas em educação ambiental devem e serão aplicadas em diversos espaços pedagógicos regionais e atingirá professores, funcionários, pais e alunos.

Público-alvo: atingir toda a comunidade escolar – 117 alunos, 6 professores e 7 funcionários, além dos pais dos alunos que se dispuserem a colaborar.

Coordenadores: Suzana Campos – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.; Luciana Castro – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

3. Arte e Cultura: urbanidade – cidade para pessoas

Descrição: a proposta do projeto é essencialmente pensar e experienciar a cidade como espaço de humanidades. O Cefet/RJ campus Petrópolis, sendo uma instituição de ensino público e localizado em um importante patrimônio histórico, carrega materialmente e simbolicamente uma função urbana significativa de um espaço público de referência e representatividade social. Por meio do projeto, pretende-se fomentar espaços de debate sobre a arte e a cultura local, estabelecendo parcerias com artistas e coletivos culturais da cidade para a realização de eventos; promover a integração entre diferentes grupos e formas de manifestação artística e cultural, a sociedade local e a comunidade do campus Petrópolis; orientar a coleta de dados, a realização de entrevistas e de pesquisas sobre artistas e coletivos artístico-culturais da cidade; e promover a reflexão sobre a produção artística e cultural local, bem como sobre as demandas e desafios enfrentados por quem produz e trabalha com arte e cultura na cidade.

Público-alvo: alunos de ensino médio e ensino superior de Petrópolis; artistas, profissionais ligados às artes e à produção cultural; e pessoas da comunidade interessadas em discutir temas e propor atividades de produção midiática e eventos artísticos em geral.

Coordenador: Aixa Melo –   O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.; Celso Braga Júnior – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

Colaboradores: Carolina Torres (professora de filosofia); Aline Klem (artista plástica); Felipe Ferreira da Silva (professor de Literatura); Lilia Olmedo Monteiro (turismóloga).

 

4. Astronomia para todos no Cefet/RJ

Descrição: Astronomia para todos no Cefet/RJ visa apresentar os fenômenos astronômicos básicos, tornando os cidadãos mais apropriados do mundo ao seu redor. Tem como objetivo trabalhar os conceitos científicos referentes à física, à astronomia e às ciências, de forma geral, com os alunos de todos os níveis de ensino e com o público, interno e externo, por meio de exposições lúdicas em ambientes formais e não formais de ensino. O projeto existe, desde 2013, nas dependências do campus Petrópolis e ,durante esses sete anos de atividades, já realizou mais de 100 sessões de planetário, em mais de 60 visitas dentro e fora do campus Petrópolis. O público atingido já passa de 4 mil visitantes. Em 2020, o projeto também busca apoiar as escolas públicas da cidade de Petrópolis que desejem participar de olimpíadas nacionais de ciência e Astronomia, fornecendo cursos e oficinas para que professores e alunos possam estar melhor preparados para os exames nacionais.

Público-alvo: comunidade interna do Cefet/RJ campus Petrópolis (alunos e servidores) e comunidade externa (público geral).

Coordenador: Raul dos Santos Neto – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Colaboradores: João Paulo Fernandes e Wanderson do Amaral (planejamento, execução das atividades e da pesquisa associada).

https://sites.google.com/site/astrocefetpet/home/astronomia-para-todos

 

5. No batuque das águas do Caxambu: sensibilização pelo patrimônio cultural em Petrópolis/RJ

Descrição: em sua terceira versão, o projeto busca promover a sensibilização, a formação e a mobilização de professores, alunos do ensino básico e superior, e demais representantes das comunidades em Petrópolis/RJ, aptos a desenvolver processos comunicativos e educativos junto aos grupos sociais a que pertencem e se relacionam. Busca-se também a valorização e a preservação do patrimônio cultural em amplo sentido, assim como de gestão do meio ambiente em sua biodiversidade, contribuindo para a conservação ambiental, o exercício da cidadania e a qualidade de vida de todos envolvidos por meio de curso formativo para docentes, roteiros históricos guiados para jovens e agentes multiplicadores no Centro Histórico e ações isoladas comunitárias nos bairros do Caxambu, Morin e Itamarati, vizinhos do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Público-alvo: comunidade ampla do Cefet/RJ campus Petrópolis, sensivelmente alunos do Bacharelado em Turismo; e externa, de toda Petrópolis/RJ, especialmente moradores do Centro Histórico e alunos da rede municipal de Educação, assim como vizinhos às instituições do Sistema Municipal de Museus, estendendo as ações até o terceiro e o quinto distritos do município, além das comunidades em foco: Caxambu, Morin e Itamarati.

Coordenadora: Patrícia Ferreira de Souza Lima – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

6. Cefet Sustentável: ações para 2020 da Comissão de Coleta Seletiva Solidária (CCSS) do campus Petrópolis

Descrição: criada em 2016, Comissão de Coleta Seletiva Solidária (CCSS) do campus Petrópolis tem como eixo norteador promover atividades sustentáveis, unindo educação, desenvolvimento e práticas de forma participativa. Dando ênfase à promoção da educação ambiental, a CCSS foca na utilização adequada dos recursos materiais (incluindo os hídricos e elétricos), na aprendizagem e no manejo do material reciclável, promovendo também, de forma gradual, a conscientização quanto à sua redução, ao seu reaproveitamento e à sua reciclagem e envolvendo a comunidade em todas as etapas do processo. A tarefa da Comissão é educar, intermediar e trabalhar a conscientização para novos padrões, iniciando uma longa caminhada rumo à sustentabilidade.


Público-alvo: Discentes, servidores e terceirizados do campus Petrópolis.

Coordenadoras: Alexandra Rocha – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.; Luciana Castro –O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Colaboradores: Márcia Maria Pereira de Almeida; Priscila Castilho Alcantara; Laíce de Souza Scotelano; Leonardo Souza Santos; e Suzana Santos Campos.

https://www.facebook.com/ccsscefetpetropolis/

 

7. Conhecimento para Profissionais do Futuro

Descrição: à medida que a sociedade se transforma, novas demandas de conhecimento surgem e passam a ser cobradas das pessoas que buscam ingressar, se manter ou mesmo se recolocar no mercado de trabalho. Atualmente, o domínio no uso de computadores, smartphones, e alguns de seus softwares mais essenciais, programas de comunicação, e-mail e redes sociais é visto como algo natural para muitas pessoas, entretanto existe um grande número de indivíduos que possuem baixa ou nenhuma habilidade no domínio dessas ferramentas.  Diante desta lacuna, este projeto busca ofertar conhecimento profissional às pessoas que mais necessitam deste tipo de saber a partir de cursos (pequenos módulos de conhecimento atrelados a exercícios práticos), seja em encontros presenciais, seja na plataforma virtual do projeto. 

Público-alvo: pessoas que demandem capacitação profissional para ingressar, ou mesmo se recolocar, no mercado de trabalho. Para os atendimentos presenciais em Petrópolis, vamos divulgar nosso trabalho em escolas públicas, espaços religiosos que atendam pessoas em situação de vulnerabilidade social, locais onde ocorra divulgação de vagas para empregos e outros espaços similares do município.

Coordenador:  Marcelo Augusto Mascarenhas - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

8. Clube de Tecnologia – Cefet/RJ Petrópolis

Descrição: o Clube da Tecnologia tem como objetivo desenvolver uma cultura de produção de tecnologia na cidade de Petrópolis. Com isso, o projeto visa também uma maior divulgação institucional na cidade e na região e um incentivo ao ingresso do público no nível superior, em especial nos cursos existentes no campus Petrópolis do Cefet/RJ. A intenção é mostrar as perspectivas práticas da formação na área de ciências exatas e engenharia, principalmente na área de computação. O uso do Arduíno, da impressora 3D e das linguagens de programação web e de aplicativos de celular é bastante motivacional, pois o público estará em contato com conhecimentos bem atuais e que fazem parte do cotidiano.

Público-alvo: comunidade interna do Cefet/RJ (alunos e professores) e comunidade externa (público geral).

Coordenadores: Fernanda Oliveira - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.; Daniel Micha – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Colaboradores: Felipe Mondaini (eletrônica e física); Felipe Henriques (eletrônica); Laura de Assis (programação); e Jurair de Paula Júnior (programação).

https://sites.google.com/view/clube-da-tecnologia-cefet-rj

 

9. Empreender: ideias simples e inovadoras

Descrição: o projeto visa fazer uma integração entre os cursos de graduação em Engenharia da Computação e de Bacharelado em Turismo do Cefet/RJ campus Petrópolis com a comunidade externa, buscando desenvolver a capacidade de criação de modelos de negócios voltados para o mercado com uma vertente de aplicação tecnológica. Dessa forma, durante o projeto serão utilizadas ferramentas e metodologias de arquitetura de modelos de negócios com a finalidade de auxiliar o participante no desenvolvimento de ideias e sua colocação em prática, contribuindo assim para sua capacitação profissional.

Público-alvo: comunidades externa e interna do Cefet/RJ campus Petrópolis.

Coordenadora: Roberta Dalvo – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

10. Expedições do Cefet/RJ campus Petrópolis

Descrição: o projeto busca estudar e apresentar a diversidade natural e social de percursos em trilhas e áreas protegidas a partir da interpretação ambiental, desenvolvendo com seus participantes questões referentes ao paradigma ecológico atual através da integração de áreas da ecologia, geografia, saúde e práticas de atividade física, dentre outras.  Cadastrado oficialmente desde 2016, o projeto tem novamente o desafio de envolver escolas municipais, fortalecendo a inserção do campus Petrópolis nas questões educacionais do município, além da visibilidade que pode ser dada ao nosso processo seletivo para o curso Técnico Integrado ao Ensino Médio.

Público-alvo: comunidade do Cefet/RJ campus Petrópolis e de escolas municipais de Petrópolis.

Coordenadores: Fernando Pessoa – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.; Marcelo Salomão – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Colaboradores: Marcelo Porretti (saúde e turismo de aventura); Marco Aurélio Jucá Júnior (telecomunicações); João Thompson (tecnologias, desenvolvimento de aplicativos e soluções de divulgação de dados); Gabriel Monteiro (relações raciais e movimentos sociais); Maria Peixoto (educação ambiental e geomorfologia); Luiza Pessoa (conflitos ambientais e unidades de conservação); e Bruno César dos Santos (geoprocessamento e biogeografia). 

Instagram: https://www.instagram.com/expedicoescefet/

Facebook: https://www.facebook.com/expedicoesCefet

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC3AafG2HZXcbUXH0RyUdNBQ

 

11. Grupo de Treinamento para Competições de Programação

Descrição: o Grupo de Treinamento para Competições de Programação (GTComP) é um projeto que tem como objetivo promover a capacitação técnica para participação em competições de desenvolvimento de algoritmos e programação de computadores. Realizado desde 2017 e inicialmente voltado para alunos do curso de Engenharia da Computação do Cefet/RJ campus Petrópolis, em 2020 o projeto se estende a discentes do ensino médio integrado da instituição, buscando trabalhar de forma mais direta a verticalização do ensino destes cursos. Algumas das ações previstas são: sessões de treinamento e minicursos; acompanhamento dos alunos em competições presenciais externas e outros eventos relacionados; e a realização de competições internas, voltadas especificamente para o corpo discente do Cefet/RJ.

Público-alvo: alunos do Cefet/RJ campus Petrópolis e de outras instituições de ensino da região.

Coordenador: Douglas de Oliveira Cardoso – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

12. Highlights - Eventos Sustentáveis.

Descrição: proposta de educação ambiental através de eventos de recreação e lazer, que serão compostos de atividades físicas, práticas, intelectuais, artísticas e/ou sociais. Os eventos serão divididos em três eixos: (1) Eixo da Ecologia pessoal, que abordará os temas: relaxamento e harmonização, alimentação saudável, educação emocional, foco e aprendizagem, arte, dança e autoconhecimento; (2) Eixo Ecologia social, que tratará os temas: círculos de Integração de mulheres, círculo de Integração de homens, ações cooperativas, cafés filosóficos, oficinas artísticas; (3) Eixo Ecologia ambiental, que terá como temas: diversidade cultural, espaço e consumo, sustentabilidade, ecologia dos saberes.

Público-alvo: docentes e discentes do campus Petrópolis e da Escola Maria Campos da Silva (Rua Santos Dumont 786, centro, Petrópolis-RJ) e o público externo de toda cidade de Petrópolis e arredores.

Coordenadoras: Carla Mello – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.; Aixa de Oliveira – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Colaboradores: Alexandra Rocha (auxílio na confecção de atividades); Marcelo Porto (facilitador de eventos); Isabella Vieira Daudt (oficineira); e Ciro Bruno (sugestões e informações).

 

13. Inventário da Oferta Turística do bairro Caxambú: caminhos para o desenvolvimento turístico

Descrição: o projeto de extensão visa à realização do inventário da oferta turística, a partir de instrumentos e ferramentas que possibilitam a identificação das possibilidades turísticas do bairro Caxambú, em Petrópolis, compreendendo seus atrativos, estruturas, organizações, capacidade e condições de receber turistas e visitantes, e contribuindo para o planejamento turístico local. O bairro não foi contemplado no recorte de projetos do Plano Imperial – Plano Diretor para o Turismo da Cidade de Petrópolis –, entretanto é uma área que tem configuração atrativa para o turismo e o desenvolvimento de roteiros, produtos e serviços em diferentes formas e sentidos.

Público-alvo: propriedades rurais localizadas no bairro Caxambú e discentes e docentes do Cefet/RJ campus Petrópolis.

Coordenadores: Frederico Oliveira - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.; Camila Carvalho – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Colaboradora: Patrícia Souza Lima (condução da pesquisa em campo e acompanhamento da coleta e análise dos dados).

 

14. Ladrilhar: percursos inclusivos pelo Cefet/RJ campus Petrópolis (Direitos Humanos)

Descrição: campus Petrópolis ocupa, desde 2008, um complexo de duas edificações reestruturado ao longo do período republicano, assinalado como bem arquitetônico no entorno do tombamento urbano-paisagístico do centro da cidade, e hoje sendo adaptado para acessibilidade de pessoas com necessidades. Este projeto consiste na elaboração, gestão e promoção de um plano de interpretação do patrimônio relacionado ao prédio do Cefet/RJ campus Petrópolis, tendo como principal objetivo o desenvolvimento de estratégias para mediação inclusiva – dentre elas, as tecnologias assistivas –, e como principal ação, as visitas mediadas ao complexo de edifícios ao longo do ano, atendendo especificamente o público em sua diversidade. A perspectiva inclusiva norteia esse projeto, bem como a sua inserção na área de direitos humanos e justiça.

Público-alvo: público externo, particularmente, instituições e pessoas com deficiência, além alunos e servidores do Cefet/RJ campus Petrópolis.

Coordenadores: Ludmila Almendra – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.; Felipe Henriques – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Colaboradores: Patrícia Souza Lima (auxílio na capacitação dos bolsistas, coordenação de visitas mediadas e elaboração de ações extensionistas para a comunidade petropolitana); Soraia Toledo (atuação na ação de extensão “O ladrilhar Surd@: uma possibilidade para a hibridização cultural”); e Daphne Velihovetchi (formação de parcerias e criação de redes de contato com instituições locais que atuam com Pessoas com Deficiência Visual e/ou Auditiva).

 

15. Leia mulheres: mediação de leitura

Descrição: o coletivo Leia Mulheres (2018) se iniciou como um movimento online, criado pela escritora britânica Joanna Walsh em 2014, e se popularizou no Brasil na forma de clube de leitura. Em Petrópolis, o Leia Mulheres, sob a mediação da empresária Linda Feitoza e da professora Rosane Marques, vem acontecendo desde 2016. Os encontros pretendem favorecer a leitura e a troca de ideias sobre livros produzidos por mulheres, claramente em defasagem no mercado editorial nacional. A dinâmica será bastante democrática, admitindo-se a participação daqueles que leram, leram parcialmente, ou não leram os títulos definidos para os encontros. A definição dos livros é feita por votação a partir de uma lista de títulos sugeridos pelo grupo e que atendam aos requisitos de relevância estabelecidos pelas mediadoras.

Público-alvo: discentes, docentes e técnico-administrativos do Cefet/RJ campus Petrópolis e o público externo de toda cidade de Petrópolis e arredores.

Coordenadoras: Elisabeth Gonçalves de Souza – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..; Luciana de Souza Castro - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Colaboradoras: Linda Feitoza (coletivo Leia Mulheres) e Flávia Cardoso (mediadora).

 

16. Napne em ação: contribuições para a formação de uma sociedade inclusiva

Descrição: desenvolvido pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Cefet/RJ campus Petrópolis, o projeto visa aproximar os diferentes sujeitos acadêmicos – docentes, técnicos-administrativos, alunos e a comunidade externa – por meio de ações de sensibilização e formação. As ações são caracterizadas por atividades de cunho crítico-informacional, tais como palestras, seminários, rodas de conversa, cursos, minicursos, exposições interativas, dinâmicas, entre outros, voltadas às questões de inclusão social e educacional, com ênfase no público-alvo da educação especial. O projeto tem como base interações dialógicas capazes de fazer com que os envolvidos nas atividades sejam multiplicadores e agentes das possíveis transformações sociais e educacionais necessárias à consolidação e democratização da inclusão.

Público-alvo: docentes, técnicos-administrativos, alunos e comunidade externa.

Coordenadoras: Soraia Toledo – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.; Daphne Velihovetchi – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Colaboradores: Luciana Castro e Jonatan Rocha Gomes (organização, efetivação e avaliação das ações do projeto).

 

17. Oficina Itinerante da Engenharia de Computação

Descrição: o projeto tem como objetivo complementar a formação em ciências exatas dos alunos do ensino médio de Petrópolis, buscando incentivá-los a ingressar em cursos da área no ensino superior, em especial no Cefet/RJ campus Petrópolis. Para tal, serão oferecidas diferentes oficinas envolvendo conceitos de tecnologia, com duração de aproximadamente oito horas. As instituições de ensino médio poderão escolher as oficinas desejadas e os professores participantes do projeto irão entrar em acordo com a instituição para definir a data em que a oficina será aplicada. As atividades envolverão conhecimentos de física, matemática, computação e eletrônica e terão como objetivo a criação de protótipos que demonstrem e apliquem tais conhecimentos.

Público-alvo: alunos de ensino médio das escolas da cidade de Petrópolis

Coordenadora: Fernanda Oliveira – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Colaboradores: Felipe Henriques (eletrônica); André Monteiro (programação); Laura Assis (programação); Jurair de Paula Júnior (programação); e Diego Haddad (eletrônica).

 

18. Um portal web para o curso de Engenharia da Computação do Cefet/RJ

Descrição: o curso de Engenharia de Computação do Cefet/RJ campus Petrópolis possui um website com design e funcionalidades notadamente rudimentares. Quando tal website foi desenvolvido, o objetivo principal era que o vácuo de informações na internet sobre o curso fosse suprimido. Isto era adequado ao momento inicial do curso. Desde então, o curso superou etapas de maturação em diversas dimensões: por exemplo, variedade de perfis na composição do corpo docente, desenvolvimento de projetos iniciação científica, contato com a comunidade externa através de ações de extensão e a conclusão do curso por alguns dos seus alunos. Há uma necessidade de que esta nova situação seja refletida no website do curso, sendo este um meio tão importante de contato com a sociedade como um todo. Este projeto de extensão visa concretizar tal atualização.

Público-alvo: membros das comunidades interna e externa, interessados na divulgação de informações do curso.

Coordenador: Douglas de Oliveira Cardoso – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

 19. Viagens do Saber

Descrição: a iniciativa do projeto é propor ao discente envolvido o contato direto com a prática e com o conhecimento no setor de viagens e turismo, fazendo com que a teoria vista em sala de aula possa ser aplicada em operações reais, atendendo às demandas internas do campus Petrópolis e de seus cursos, no que se refere a visitas técnicas, excursões e outras atividades de extensão que venham a complementar a formação de todos os discentes. Suas ações são pautadas em estratégias didático-pedagógicas e operacionais no campo da formação de agenciamento, no qual o discente atuará em todos os segmentos operacionais tradicionais de uma agência de viagens.

Público-alvo: comunidade acadêmica do campus Petrópolis, entre discentes, docentes e servidores técnico-administrativos.

Coordenadores: Rafael Castro – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.; Eduardo Teles –  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Colaborador: Frederico Oliveira (suporte às atividades relacionadas ao planejamento, organização e operacionalização das viagens e visitas técnicas).

https://www.facebook.com/ViagensDoSaber/

 

20. Virtualização como solução para reduzir custos de laboratórios de informática em escolas públicas

Descrição: o projeto consiste em utilizar a virtualização de recursos de tecnologia da informação com o intuito de reduzir custos em equipamentos tecnológicos. O foco principal será a redução da necessidade de infraestrutura tecnológica em escolas públicas, com baixos recursos financeiros para investimento em computadores. O projeto está na segunda fase de desenvolvimento, tendo sua primeira fase iniciada em 2019 com pesquisa de campo e atuação em duas escolas públicas. Em 2020, o projeto busca atingir um maior número de escolas públicas em Petrópolis e também criar um tutorial de implementação de virtualização como solução de baixo custo, que ficará disponível publicamente para a consulta das escolas interessadas.

Público-alvo: escolas públicas com restrições orçamentárias.

Coordenador: Dalbert Matos Mascarenhas – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página