Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Extensão
Início do conteúdo da página

Campus Petrópolis - Extensão

Publicado: Quinta, 05 de Novembro de 2015, 16h14 | Última atualização em Sexta, 07 de Junho de 2019, 16h00 | Acessos: 4183

O campus Petrópolis vem desenvolvendo, junto à comunidade petropolitana, atividades de extensão que buscam a proximidade com arranjos produtivos locais e a possibilidade de parcerias. As atividades são subdivididas entre projetos e cursos de Extensão.

Os projetos e cursos de Extensão são desenvolvidos por docentes e alunos vinculados aos cursos de graduação (Licenciatura em Física, Bacharelado em Turismo e Engenharia da Computação) e ao Curso Técnico em Telecomunicações Integrado ao Ensino Médio.

_____________________________________________

PROJETOS DE EXTENSÃO 

 1. Abrace : iniciativas de atração da sociedade estudantil externa acolhida pela sociedade estudantil do Cefet/RJ campus Petrópolis

Descrição: o projeto de extensão Abrace visa apresentar ao público estudantil externo do Cefet/RJ campus Petrópolis os trabalhos desenvolvidos por professores e alunos da unidadecomo parte do processo de gestão do marketing institucional para a captação de novos alunos e divulgação das atividades do campus Petrópolis. O Abrace propõe também a administração da integração das apresentações dos demais projetos de extensão em atividade. Espera-se que com a vivência proporcionada pelo projeto de extensão Abrace, as oportunidades de práticas interdisciplinares e com o contato com a sociedade externa, os estudantes bolsistas do Abrace possam desenvolver uma visão sistêmica de sua formação. Essa visão será disseminada aos outros estudantes internos à luz de um desenvolvimento ético, de cidadania e de responsabilidade social que o contato com a sociedade externa pode proporcionar. 

Público-alvo: sociedade estudantil interna e externa interessada ou potencialmente interessada nas atividades e nos cursos ofertados do Cefet/RJ campus Petrópolis.

Coordenadora: Alexandra Maria de Abreu Rocha – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Co-coordenador: Frederico Ferreira de Oliveira – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Colaboradora: Letícia Hermont Loures Valle.

  

2. Análise exploratória de dados públicos do congresso nacional

 Descrição: desenvolvido desde 2018, o projeto busca analisar e interpretar dados governamentais disponibilizados ao público, que, muitas vezes, requerem tratamento e análise técnicos, empregando ferramentas computacionais e estatísticas. Assim, o projeto age como um intermediário entre a população em geral e tão preciosas informações. Um diferencial deste projeto em meio a outras iniciativas com finalidade similar é o foco no estudo do comportamento individual e coletivo das entidades do congresso nacional, partidos e parlamentares, ao invés de ser voltado para dados contábeis como a maior parte dos demais.

Público-alvo: Membros, em geral, da sociedade interessados na transparência e análise do comportamento parlamentar.

Coordenador: Douglas de Oliveira Cardoso – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

http://observatoriodocongresso.pythonanywhere.com/  

 

3. Astronomia para todos no Cefet/RJ

Descrição: Astronomia para todos no Cefet/RJ visa apresentar os fenômenos astronômicos básicos, tornando os cidadãos mais apropriados do mundo ao seu redor. Tem como objetivo trabalhar os conceitos científicos referentes à física, à astronomia e às ciências, de forma geral, com os alunos de todos os níveis de ensino e com o público, interno e externo, por meio de exposições lúdicas em ambientes formais e não formais de ensino. O projeto existe, desde 2013, nas dependências do campus Petrópolis e durante esses seis anos de atividades. já realizou mais de 100 sessões de planetário, em mais de 50 visitas dentro e fora do Cefet/RJ.

Público-alvo: Comunidade interna do Cefet/RJ (alunos e servidores) e comunidade externa (público geral).

Coordenador: Daniel Neves Micha – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Colaboradores: João Paulo Fernandes; Marcilia Elis Barcellos; e Felipe Wagner de Oliveira.

 

4. No batuque das águas do Caxambú: cartografia social para um projeto de turismo de base comunitária

Descrição: o projeto busca compreender o processo de formação das identidades do bairro do Caxambú, quiçá da sub-bacia do Itamarati em suas conexões intrínsecas, e como elas foram se construindo ao longo do tempo, de maneira a instrumentalizar os moradores locais para a formação de um turismo de base comunitária, através de oficinas comunitárias. A iniciativa tem suas primeiras ações voltadas para um curso de extensão de Formação de Agente Ambiental Jovem, que capacitaria futuros brigadistas e condutores pelas trilhas do Parnaso, assim como um primeiro movimento em prol do fortalecimento da coesão social desta sub-bacia para uma participação consciente na mitigação de fatores antropogênicos que agravam os desastres comuns à região serrana fluminense.

Público-alvo: alunos do curso de Bacharelado em Turismo do Cefet/RJ campus Petrópolis; público externo de toda cidade de Petrópolis e arredores, sensíveis a vulnerabilidade do movimento de massas característico da região serrana e comunidades rurais localizadas na zona de amortecimento da APA Petrópolis, portanto em áreas funcionais de Turismo, especialmente os bairros da sub-bacia do Itamarati – dentro da bacia do Piabanha, como o Caxambú, impactadas diretamente com as ações extensionistas propostas.

Coordenadora: Patrícia Ferreira de Souza Lima – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

  

5. Cefet/Rj recebe Cine Pagu e outras rodas de conversa

Descrição: o projeto consiste em um ciclo mensal de exibições de filmes, seguidas de debate, com convidados pertinentes aos temas propostos. O Cine Pagu – cineclube itinerante de Petrópolis, que vem promovendo sessões de cine-debate com foco na questão da mulher, relações de gênero e identidade, e que amplia suas discussões em torno da educação, da política e dos direitos humanos de forma geral – será o principal parceiro do projeto ao longo do ano letivo. Com sessões gratuitas, temáticas variadas e filmes de ficção e documentários, o Cine Pagu conta, em todos os encontros, com a presença de provocadoras-debatedoras pertinentes aos temas propostos para realizar as discussões.

Público-alvo: público interno da comunidade cefetiana e externo, do município de Petrópolis, através da fundamental articulação com grupos sociais que conhecerão os cursos oferecidos pela instituição e suas dependências.

Coordenadora: Patrícia Souza Lima – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

https://www.facebook.com/pagucine/

  

6. Cefet sustentável: ações da Comissão de Coleta Seletiva Solidária (CCSS) do campus Petrópolis

Descrição: criada em 2016, Comissão de Coleta Seletiva Solidária (CCSS) do campus Petrópolis tem como eixo norteador promover atividades sustentáveis, unindo educação, desenvolvimento e práticas de forma participativa. Dando ênfase à promoção da educação ambiental, a CCSS foca na utilização adequada dos recursos materiais (incluindo os hídricos e elétricos), na aprendizagem e no manejo do material reciclável, promovendo também, de forma gradual, a conscientização quanto à sua redução, ao seu reaproveitamento e à sua reciclagem e envolvendo a comunidade em todas as etapas do processo. A tarefa da Comissão é educar, intermediar e trabalhar a conscientização para novos padrões, iniciando uma longa caminhada rumo à sustentabilidade.

Público-alvo: Discentes, servidores e terceirizados do campus Petrópolis e comunidade externa.

Coordenadora: Alexandra Maria de Abreu Rocha – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Co-coordenadora: Luciana de Souza Castro – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Colaboradores: Márcia Maria Pereira de Almeida; Priscila Castilho Alcantara; Laíce de Souza Scotelano; Leonardo Souza Santos; Jonatan Rocha ; Thiago Esteves; Suzana Campos. 

https://www.facebook.com/ccsscefetpetropolis/

 

7.Clube de Tecnologia - Cefet/RJ Petrópolis

Descrição: o Clube da Tecnologia tem como objetivo desenvolver uma cultura de produção de tecnologia na cidade de Petrópolis, em especial no público jovem. Com isso, o projeto visa também uma maior divulgação institucional na cidade e na região e um incentivo ao ingresso do público no nível superior, em especial nos cursos existentes no campus Petrópolis do Cefet/RJ.Com esta proposta, temos a intenção de mostrar as perspectivas práticas da formação na área de ciências exatas e engenharia, em especial a de computação, na resolução de problemas cotidianos. O uso do Arduíno, da impressora 3D e das linguagens de programação web e de aplicativos de celular é bastante motivacional, pois o público estará em contato com conhecimentos bem atuais e que fazem parte do cotidiano.

Público-alvo: Comunidade interna do Cefet/RJ (alunos e professores) e comunidade externa (público geral).

Coordenador: Daniel Neves Micha – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Colaboradores: Alexandre Pinheiro da Silva; Felipe Mondaini Laura de Assis; Felipe Henriques; André Felipe Monteiro; e Luiz Fernando.

 

8. Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva Aplicada à Educação

Descrição: neste projeto, as Tecnologias Assistivas (TA) – ferramentas que auxiliam pessoas com certas necessidades a serem independentes –, serão estudadas com a intenção de aplicá-las na educação, proporcionando assim, uma proposta inclusiva. Em conjunto com o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do campus Petrópolis, o projeto pretende identificar os estudantes do campus que possuem alguma deficiência e desenvolver tecnologia assistiva individualizada para auxiliá-los no cotidiano escolar/acadêmico. Pretende-se, ainda, fazer um levantamento de quais são as tecnologias assistivas existentes no campus e quais ainda necessitam ser desenvolvidas/implantadas, tendo como base o universo de estudantes com deficiência matriculados.

Público-alvo: estudantes com deficiência do Cefet/RJ campus Petrópolis e da Rede Municipal de Ensino de Petrópolis, professores e servidores técnico-administrativos.

Coordenador: Felipe da Rocha Henriques – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.;

Co-coordenadora: Daphne Holzer Velihovetchi – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

9. Expedições do Cefet/RJ campus Petrópolis

Descrição: o projeto busca desenvolver a consciência ambiental através da discussão de textos, trabalhos e posterior contato direto com o ambiente natural. Serão realizadas visitas técnicas em unidades de conservação na região serrana e também em outras áreas, em que a intenção é buscar uma resignificância no contexto da geoconservação presentes nessas áreas. Cadastrado oficialmente desde 2016, o projeto tem novamente o desafio de envolver escolas municipais, fortalecendo a inserção do campus Petrópolis nas questões educacionais do município, além da visibilidade que pode ser dada ao nosso processo seletivo para o curso Técnico Integrado ao Ensino Médio.

Público-alvo: docentes, funcionários, técnicos-administrativos, alunos e familiares de alunos do curso técnico em Telecomunicações integrado ao ensino médio do Cefet/RJ campus  Petrópolis. Também envolvemos a comunidade circunvizinha do Cefet e outras escolas que formem parceria.

Coordenador: Marcelo Soares Salomão – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Co-coordenador: João Vinicius Thompsom – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Colaboradores: Marcelo Faria Porretti; Fernando Amaro Pessoa; e Gabriel Romagnose Fortunato de Freitas Monteiro.

https://www.facebook.com/expedicoesCefet/

 

10. Grupo de Treinamento para Competições de Programação

Descrição: o Grupo de Treinamento para Competições de Programação (GTComP) é um projeto que tem como objetivo promover a capacitação técnica para participação em competições de desenvolvimento de algoritmos e programação de computadores. Realizado desde 2017 e inicialmente voltado para alunos do curso de Engenharia da Computação do Cefet/RJ campus Petrópolis, em 2019 o projeto se estende a discentes externos ao Cefet/RJ.  É pretendido, assim, uma popularização ainda maior do assunto em questão e também da própria instituição. Algumas das ações previstas para este projeto são: sessões de treinamento e minicursos; acompanhamento dos alunos em competições presenciais externas e outros eventos relacionados; e a realização de competições internas, voltadas especificamente para o corpo discente do Cefet/RJ.

Público-alvo: alunos do curso de Engenharia da Computação do Cefet/RJ campus Petrópolis e de outras instituições de ensino da região

 Coordenador: Douglas de Oliveira Cardoso – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

11. Inventário da Oferta Turística do bairro Caxambú: caminhos para o desenvolvimento turístico

Descrição: o projeto de extensão visa à realização do inventário da oferta turística do bairro Caxambú, em Petrópolis, a partir de instrumentos e ferramentas que possibilitam a identificação das possibilidades turísticas do local, compreendendo seus atrativos, estruturas, organizações, capacidade e condições de receber turistas e visitantes, e contribuindo para o planejamento turístico local. O bairro não foi contemplado no recorte de projetos do Plano Imperial – Plano Diretor para o Turismo da Cidade de Petrópolis –, entretanto é uma área que tem configuração atrativa para o turismo e o desenvolvimento de roteiros, produtos e serviços em diferentes formas e sentidos.

Público-alvo: moradores do bairro Caxambú, discentes e docentes do Cefet/RJ campus Petrópolis

Coordenador: Frederico Ferreira de Oliveira - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.;

Co-coordenadora: Camila Borges Barreto de Carvalho – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Colaboradora: Patrícia Souza Lima.

 

12. Leia Mulheres: mediação de leitura

Descrição: o coletivo Leia Mulheres (2018) se iniciou como um movimento online, criado pela escritora britânica Joanna Walsh em 2014, e se popularizou no Brasil na forma de clube de leitura. Em Petrópolis, o Leia Mulheres, sob a mediação da empresária Linda Feitoza e da professora Rosane Marques, vem acontecendo desde 2016. Os encontros pretendem favorecer a leitura e a troca de ideias sobre livros produzidos por mulheres, claramente em defasagem no mercado editorial nacional. A dinâmica será bastante democrática, admitindo-se a participação daqueles que leram, leram parcialmente, ou não leram os títulos definidos para os encontros. A definição dos livros é feita por votação a partir de uma lista de títulos sugeridos pelo grupo e que atendam aos requisitos de relevância estabelecidos pelas mediadoras.

Público-alvo: discentes, docentes e técnico-administrativos do Cefet/RJ campus Petrópolis e o público externo de toda cidade de Petrópolis e arredores.

Coordenadora: Elisabeth Gonçalves de Souza – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Co-coordenadora: Luciana de Souza Castro - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

  

13. Mapeamento do setor hoteleiro, estágio supervisionado e aplicação da língua inglesa na cidade de Petrópolis

Descrição: o projeto pretende conectar as disciplinas de Meios de Hospedagem, Estágio Supervisionado e Língua Inglesa com o intuito de oportunizar a produção do conhecimento teórico em conjunto com as práticas profissionais. Assim, pretende-se investigar o perfil do setor hoteleiro da cidade de Petrópolis, estreitando os laços entre a instituição de ensino e o mercado de trabalho e ampliando as perspectivas profissionais dos alunos do curso Bacharelado em Turismo através, por exemplo, da captação de estágios supervisionados em diversas áreas de aplicação do conhecimento recebido durante o curso. Este projeto também se propõe a verificar a necessidade do uso de línguas estrangeiras – principalmente a Língua Inglesa – por parte de funcionários que atuam diretamente com os hóspedes, bem como averiguar, a partir da recepção de turistas estrangeiros pelo setor hoteleiro em questão, se há demanda para visitas guiadas em inglês a pontos turísticos de Petrópolis.

Público-alvo: alunos do curso de turismo, empresas e a sociedades de Petrópolis e região.

Coordenadora: Lélian Patrícia de Oliveira Silveira - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Co-coordenadora: Luciana de Mesquita Silva - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

14. Sepex 2019: ações e profissionalização

Descrição: a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex), evento institucional realizado, por meio de sua Diretoria de Extensão (Direx), desde o ano de 1996, parte da programação nacional da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O projeto Sepex 2019 consiste na organização e no planejamento do evento, utilizando, dentre outras, atividades e técnicas lecionadas no curso de Bacharelado em Turismo do campus Petrópolis, especificamente nas disciplinas de “Gestão de projetos turísticos” e “Marketing de serviços e produtos turísticos”.
Indo para o seu terceiro ano, o projeto tem sido de fundamental importância na mobilização de setores técnicos e de toda a comunidade acadêmica, na profissionalização da realização da Sepex no campus Petrópolis com a devida antecedência de articulação entre as diversas áreas e setores envolvidos e no uso dos espaços físicos e das ferramentas de gestão de projetos, de marketing institucional e de eventos.

Público-alvo: comunidade interna do Cefet/RJ campus Petrópolis e comunidade de Petrópolis e seus arredores.

Coordenadora: Alexandra Maria de Abreu Rocha – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Co-coordenadora: Luciana de Souza Castro – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

Colaboradores: Eduardo Telles; Welerson Fernandes kneipp; Carlos Jesus; Camila Borges Barreto de Carvalho; Letícia Hermont Loures Valle; Rafael Teixeira de Castro.

 https://www.facebook.com/SepexCampusPetropolis/

 

15. Viagens do Saber

Descrição: a iniciativa do projeto é propor ao discente o contato direto com a prática e com o conhecimento no setor de viagens e turismo, fazendo com que a teoria vista em sala de aula possa ser aplicada em operações reais, atendendo às demandas internas do campus Petrópolis e de seus cursos, no que se refere a visitas técnicas, excursões e outras atividades de extensão que venham a complementar a formação de todos os discentes. Suas ações são pautadas em estratégias didático-pedagógicas e operacionais no campo da formação de agenciamento, no qual o discente atuará em todos os segmentos operacionais tradicionais de uma agência de viagens.

Público-alvo: comunidade acadêmica do campus Petrópolis, entre discentes, docentes e servidores técnico-administrativos.

Coordenador: Frederico Ferreira de Oliveira.

Co-coordenador : Rafael Teixeira de Castro.

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Colaborador: Eduardo Teles da Silva

https://www.facebook.com/ViagensDoSaber/

 

16. Virtualização: uma solução de baixo custo para a inclusão digital em escolas com infraestrutura precária

Descrição: o projeto consiste em utilizar a virtualização de recursos de tecnologia da informação com o intuito de reduzir custos em equipamentos tecnológicos. O foco principal será a redução da necessidade de infraestrutura tecnológica em escolas com baixos recursos financeiros para investimento em computadores. Com a virtualização, é possível utilizar um computador para fazer a tarefa de dois ou mais computadores e assim proporcionar a economia de recursos financeiros. Assim, o projeto proporciona uma análise de redução de custos na atualização de recursos tecnológicos, já que parte dos recursos podem ser compartilhados através da virtualização.

Público-alvo: escolas com infraestrutura digital precária.

Coordenador: Dalbert Matos Mascarenhas – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página