Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Coeficiente de Rendimento / CR
Início do conteúdo da página

Coeficiente de Rendimento / CR

Publicado: Sexta, 25 de Fevereiro de 2022, 20h39 | Última atualização em Segunda, 28 de Fevereiro de 2022, 19h14 | Acessos: 2128

Coeficiente de Rendimento Acumulado (CRA).

O CRA só desempata uma disputa de vagas caso haja empate em todos os demais critérios, desta forma, em caso de desempate o aluno que tiver o maior CRA terá prioridade na turma.

Exemplos do cálculo da Pt

Aluno do 4º período do Curso A, com CRA=8, que solicita inscrição em uma disciplina do 4º período do Curso A.

A pontuação total (Pt) para essa disciplina tem mais duas parcelas:

Pt= 5000 + 100 x 4 + 8=5408

Aluno do 4º período do Curso B, com CRA=7, que solicita inscrição em uma disciplina do 6º período do Curso B. A pontuação total (Pt) desta disciplina é:

Pt =2000 + 100 x NP + CRA = 2000 + 100 x 5 + 7  =>  Pt=2507

Aluno do 6º período do Curso A, com CRA=5, , que solicita inscrição em uma disciplina de qualquer período do Curso B. A pontuação total (Pt) desta disciplina é:

Pt = 100 x NP + CRA = 0 + 100 x 6 + 5  =>  Pt=605

Prioridade escolhida pelo aluno

Na inscrição, o estudante prioriza a disciplina, no portal ao colocar a disciplina como primeira na escolha de disciplina, para o caso de haver choque de horários de duas disciplinas com a mesma Pt. Caso o aluno esteja apto a cursar duas turmas que tem o mesmo horário o sistema optará pela disciplina com maior Pt. Havendo empate nesse critério, o sistema optará pela disciplina que o aluno escolheu como prioritária durante a matrícula.

Pré-requisitos

Em algumas situações, as disciplinas só serão acessíveis se o aluno obtiver anteriormente os pré-requisitos necessários. Os pré-requisitos mais comuns são: 1) disciplinas vencidas - o aluno tem que ter determinada(s) disciplina(s) vencidas no currículo no momento do processamento das solicitações de matrícula; e 2) número de créditos - o aluno para ter a matrícula aceita tem que ter no seu currículo um número de créditos igual ou maior que um valor estipulado. Há, contudo, um tipo menos comum de pré-requisito que requer maior atenção. São os chamados co-requisitos. Exemplo: uma disciplina A tem como pré-requisito a disciplina B, do tipo co-requisito. Para ter matrícula aceita na disciplina A, é preciso ter vencido ou estar cursando a disciplina B. Assim, caso o aluno não tenha vencido a disciplina B, ele ainda poderá ter sua matrícula aceita na disciplina A, desde que no momento do processamento da solicitação de matrícula na disciplina A ele já esteja matriculado na disciplina B. Como o processamento das solicitações ocorre na ordem que o aluno determina durante a solicitação de matrícula, o aluno só terá a matrícula aceita na disciplina A se a solicitação de matrícula em B tiver sido processada antes. Ou seja, é preciso escolher a prioridade de B com precedência em relação à prioridade de A. Essa observação precisa ser feita apenas quando há co-requisitos. Os outros tipos de pré-requisitos não são influenciados pela ordem de prioridade da solicitação feita pelo aluno.

registrado em:
Fim do conteúdo da página